Que eu adoro a lua todo mundo ja sabe. Que eu adoro enquadrá-la em diferentes posições na cidade, também. Mas, essa foto é especial. Simplesmente porque eu preciso controlar não somente a posição da Lua, mas também a do bondinho do Pão de Açúcar, que está em movimento! É uma foto extremamente técnica, e que conta também com a sorte, do bondinho passar nos míseros minutos em que a lua está enquadrando entre os fios de sustentação dele. O resultado é sempre incrível, quando dá certo!

Eu já tinha executado essa foto algumas vezes, de alguns locais da cidade, mas dessa vez resolvi filmar o processo, depois de ouvir tantas vezes “ah é photoshop isso ai”! Foi uma experiência emocionante, pois mantive a lente em 400mm por looongos 20 , 30 segundos de espera e nada! Pensei que o bondinho não ia passar, e refiz o enquadramento para 100mm, estava ali concentrado refazendo o foco quando ouvi a Luana (namorada e cinegrafista) atrás de mim falando “olha o bondinho lá!” só deu tempo de clicar, com o enquadramento que estava! Acabou que saiu uma foto super diferente do que eu estava acostumado a fazer, com o bondinho enquadrado na Lua, mas com um zoom mais aberto, mostrando todo o contexto, o pão de açúcar, a cidade.. adorei o resultado!

Confira também no video!
Ah, e muito importante: Nesse video eu mostro o aplicativo fundamental que utilizo pra fazer esse tipo de triangulação, o Photo Ephemeris.

Abraços e até o próximo video!

Marcello