Vamos aos filtros!

Finalmente o post que muita gente esperava, sobre os filtros que eu uso e indico! Para quem não sabe, criei uma série de posts sobre os equipamentos que eu uso – de verdade! nas minhas sessões fotográficas de paisagem. Já saiu um sobre câmeras e lentes e agora vou falar dos filtros. Sim, porque um fotógrafo de paisagem sem filtros precisa rever seus conceitos! Os filtros servem como modificadores/controladores de luz, algo como os softboxes usados por fotógrafos de estúdio. Sem eles, você fica totalmente à mercê da luz, da forma como ela se apresenta. Em muitas situações não é preciso usar filtro nenhum, a natureza já resolve tudo para você. MAs, quando ela não colabora, você pode melhorar – e muito – a captação daquela imagem sabendo usar os filtros certos.

Vou listar abaixo os filtros que eu tenho atualmente (to sempre atualizando esse post) com links direto para a Amazon, que é onde eu compro 99% das vezes, pois além de ter praticamente tudo que você precisar, a entrega é confiável. Estes links são “patrocinados” ou seja, o valor é o mesmo e você comprando diretamente por eles, eu ganho uma pequena comissão na venda, o que me auxilia a manter o canal do Youtube funcionando! 😉 Obrigado pelo suporte! 

Neste post vou abordar apenas os filtros para fotografia de paisagem. Vamos à eles!

Filtros polarizadores

O polarizador é um dos filtros essenciais da fotografia outdoor. Ele funciona como os óculos escuros de lentes polarizadas:  “alinha” a direção da luz do Sol, deixando as cores mais vivas, retirando reflexos de lagos, mares, vidros, etc. O polarizador é composto por 2 filtros presos, ao rosqueá-lo na câmera, você consegue girar em falso um desses filtros, e claramente percebe a saturação das cores mudando. É um filtro típico de ser usado em dias de Sol, luz clara, céu azul, mar, lagoas, etc. ou então nuvens com variações grandes de tons de cinza. Normalmente ele ‘rouba” 1 a 2 pontos de luz, dependendo do filtro, portanto a sua fotometria fatalmente vai mudar ao colocá-lo na lente.

Atenção ao comprar, o filtro deve ter o mesmo diâmetro da lente que você vai usar!  Os diâmetros de mercado mais comuns às lentes das câmeras DSLR são 58mm, 72mm, 77mm, 82mm.

A Hoya é uma fabricante clássica de filtros, e dos bons. Eu gosto bastante dos polarizadores deles. Este modelo, HD, eu comprei recentemente e ainda vou fazer um video sobre ele. Ele rouba apenas 1 ponto de luz, o que é bom, e é bem suave, não satura demais as cores. DE negativo, acho o perfil lateral dele muito fino, as vezes quando estou colocando ou tirando da lente tenho medo de deixar cair! Mas até agora, um excelente filtro.

Link, filtro de 77mm: https://amzn.to/2JTvirA

O Pro1-Digital da Hoya é o polarizador que eu venho usando nos últimos 5-7 anos. Gosto dele, mas está tão detonado, arranhado, que optei por comprar um novo recentemente, o HD (review ai em cima). Porque mudei? Porque queria conhecer um filtro novo, e que não perdesse tantos stops. O Pro1 perde 2 stops de luz, enquando o HD apenas 1 stop. Ainda vou fazer um video mostrando as diferenças dos 2. De qualquer forma gosto bastante desse filtro também. É um pouco mais barato que o HD, mas de ótima qualidade.

Link, 77mm: https://amzn.to/2HRqxg1

Filtros  Neutro Graduados

Os filtros neutro graduados são o supra-sumo da fotografia de paisagem. Com eles, você consegue isolar partes da imagem, ainda durante a execução da foto, para controlar a luz que incide sobre aquela parte. Dessa forma, você tem uma fotometria balanceada, permitindo captar a luz de forma uniforme em toda a paisagem. Esses filtros roubam de 1 a 15 stops de luz onde estão aplicados, dependendo do filtro, marca, etc.  É extremamente útil para situações que os fotógrafos outdoor passam o tempo todo: Uma área da paisagem, em primeiro plano, sombreada, enquanto outra parte da paisagem, recebendo uma linda luz de fim de tarde. Para os fotógrafos iniciantes, é difícil as vezes entender isso, pois os nossos olhos se adaptam automaticamente a todo tipo de luz, então olhando para a paisagem a olho nu, você não entende essa diferença. Mas experimente fotometrar no céu com a linda luz, que você vai perceber que o seu primeiro plano vai ficar totalmente escuro. Se inverter a fotometria, para o primeiro plano, o céu vai estourar branco. Os filtros Neutros graduados (conhecidos como ND) entram nesse momento.

Esses filtros podem ser de 2 tipos: Rosca ou quadrados. Os de rosca prendem direto na lente. Os quadrados exigem um adaptador, à frente da lente, para serem presos.

A K&F Concept é uma marca que está entrando com tudo no Brasil. Me mandaram esse filtro para testar (veja o video: https://www.youtube.com/watch?v=igLzuUYXJYU) e eu gostei médio do resultado. Ele é um filtro VARIÁVEL, ou seja, você rosqueia ele na lente e depois vai girando, dessa forma ele vai escurecendo a imagem, perdendo de 1 a 5 stops. Com isso você controla a luz do ambiente e consegue fazer por exemplo um mar totalmente borrado, com baixa velocidade, em um dia de Sol à pino. Na prática, ele perdeu os 5 stops, em um ambiente de pouca luz (dentro da floresta) mas no teste da praia, só conseguiu chegar até -3 stops de luz. Pelo custo benefício, eu acho que vale, pois esses filtros são caros, e os filtros da K&F são bem mais baratos, resistentes e bons no sentido de não adicionar cor na imagem (isso é fundamental para um filtro que se diz NEUTRO). Outra coisa importante: Muitos desses filtros variáveis, quando chegam no limite máximo deles (5 stops, 10 stops) apresentam uma mancha que acaba saindo na foto. Eu já ouvi relatos de pessoas com filtros caros, que dão essa mancha. No caso do K&F, ele tem uma “trava” que não deixa passar dos 5 stops, então a mancha não aparece. Ponto para eles.

Link: http://bit.ly/2YsUgBR

Este filtro é a amostra da K&F Concept que eles não estão brincando, e que a Lee Filters que se segure. O ND8 reverse graduated tem uma faixa escura, que vai clareando para cima, de forma a ser o filtro perfeito para aquele por do Sol dramático, pois você poderá fechar 3 pontos de luz em cima da área onde o Sol está, mas sem afetar tanto as nuvens ou o céu logo acima. O filtro é de vidro, o que exige um cuidado extra, pois pode quebrar (os da LEE são de resina, mas arranham mais fácil). Recebi para testar e gostei do resultado, inclusive fiz um video comparativo entre os 2. Pelo custo benefício, vale super a pena.

Link: http://bit.ly/2YzbXju

Obs: Para usar este filtro, você precisa do “holder kit”, o kit para segurar o filtro em frente à câmera. Link: http://bit.ly/2YrIk3i

Recentemente recebi este filtro da K&F Concept para avaliação Primeiro eles me mandaram uma versão “beta” do filtro, que alterava os tons da foto para verde,e eu devolvi. Meses depois me enviaram outra versão, essa sim compatível com qualquer marca grande. É impressionante a performance deste filtro, não dá vinheta nos cantos da foto, e entrega os exatos 10 stops exigidos, sem clarear nem escurecer a foto. Fiquei muito satisfeito com o resultado, e ainda por cima é um filtro de custo bem menor do que marcas badaladas com a inglesa LEE ou a alemã B+W. No link abaixo você pode comprar um kit que vem com o holder, para mante-lo à frente da lente, e um kit de anéis para rosquear o holder em varios tipos de lentes (diâmetros) diferentes.

Link: https://bit.ly/kf10stopshold

Este é um dos meus queridinhos. A B+W é uma marca alemã, do grupo Schneider Optics, qualidade indiscutível, tanto na ótica do filtro quanto na construção sólida do mesmo. Ele é um ND 3.0 ou seja, 10 stops. Eu comprei este filtro por recomendação do super fotógrafo de paisagens Cristiano Xavier, depois de uma viagem com ele à Patagônia. Naquela altura, eu já tinha um Lee 10 stops (ótimo também) mas a portabilidade de um 10 stops de rosca, sem precisar prender o holder kit na frente da lente à cada tentativa de borrar as nuvens.. me convenceu. Este é daqueles que não sai da mochila.

Link, diâmetro 77 mm: https://amzn.to/2EMXtVi
Link, diâmetro 58mm:  https://amzn.to/2HSZ9yj

Lee Filters Big Stopper 3.0

A Lee Filters é uma tradicional fabricante inglesa de filtros ND. Seus filtros se popularizaram entre os fotógrafos de paisagens profissionais e semi-amadores, e são caros. Ah, são caros. Este Lee Big Stopper é o famoso 10-stops da marca, o filtro quadrado preto que” faz mágica”.Eu uso este filtro regularmente desde 2014, (já tive outros 2 que quebraram por descuido meu, estou no terceiro rs) mas recentemente fiz um teste comparando ele com o novo 10 stops da K&F Concept e o resultado me surpreendeu bastante. O filtro da Lee coloca um pouco de vinheta nos cantos da foto o que acaba escurecendo a imagem como um todo, ou dando esta impressão. O filtro K&F não coloca esta vinheta, é mais preciso, e usa tecnologia alemã na sua ótica (apesar de ser chinês). Enfim, veja no meu canal o comparativo e tire suas conclusões. Eu gosto bastante dos 2 e continuo avaliando um X o outro, mas hoje estou mais inclinado a usar o filtro da K&F Concept.

Obs: Para usar este filtro da LEE, você precisa ter o “foundation kit” que é o filter holder, para prender na frente da lente. O holder da Lee e da K&F são compatíveis, ou seja, voce pode usar os filtros de uma marca no holder da outra e vice-versa.

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Lee Filters ND 0.6 Soft Grad

Mais um filtro Lee, este é um 0.6 soft grad, ou seja, bloqueia 2 pontos de luz e tem a borda divisória entre a parte escura e a parte clara bem suave, para não marcar na foto (“soft grad”). Uso este filtro para suavizar excessos de luz principalmente no céu, em finais de tarde claros demais. Recomendo!

Obs: Para usar este filtro, você precisa ter o “foundation kit” que é o filter holder, para prender na frente da lente.

Este filtro é similar ao filtro Lee anterior (0.6) porém trata-se de um 0.9, ou seja, bloqueia 3 pontos de luz. Uso este filtro em situações de ainda mais contraste, céu bem claro e chão na sombra. Funciona que é uma maravilha, não incide cor na imagem.. um baita filtro.

Link: https://amzn.to/3177TIA

Obs: Para usar este filtro, você precisa ter o “foundation kit” que é o filter holder, para prender na frente da lente.

Este é o meu quiver atual de filtros. O próximo post será sobre tripés!

Abraços!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!