Projeto Rio em Contraste

Projeto Rio em Contraste

Imagina um projeto social onde eu pudesse dar uma aula básica de história da fotografia para crianças de baixa renda, depois distribuir câmeras descartáveis para elas clicarem em casa, e no fim, revelar as fotos e selecionar as melhores para uma exposição? Parece incrível. E é real.

Esse é o projeto RIO EM CONTRASTE, que fui convidado a participar como palestrante, expositor coordenador dos fotógrafos selecionados para o projeto. O Rio em Contraste acontecerá em várias etapas, e a primeira rolou neste último final de semana, dia 25/11. Apresentei um pouco de história e princípios básicos da fotografia para um grupo de aproximadamente 30 crianças entre 9 e 14 anos, atendidas pelo projeto social Dom Helder Câmara, da Puc-Rio, junto com os fotógrafos Bruno Brin (ensaios femininos) e Julio Lopes (fotografia de celular). Cameras descartáveis, daquelas antigas mesmo, com 27 poses, foram distribuídas para a garotada, e ensinamos a usá-las. Quando um dos alunos me perguntou se poderia “deletar” uma foto mal feita, eu senti que estávamos arriscando alto no resultado. Mas, para minha surpresa, o material que chegou às minhas mãos  foi absolutamente incrível, o que me deu mais certeza de que tinhamos tomado a decisão certa, de utilizar filme e câmeras antigas ao invés de celulares, onde o clique é praticamente automático e sem importância, enquanto nas câmeras eles deveriam pensar em cada foto, sem direito a revê-las na tela – simplesmente porque não há. Uma semana depois, recolhemos as câmeras, selecionamos as melhores e realizamos uma exposição em TVs de alta definição, no pilotis da PUC Rio, onde foi montado um grande pavilhão de exposições, também com fotos minhas e dos 2 fotógrafos relacionados para esta aula.

Não dá nem pra começar a descrever a sensação de dever cumprido em ter passado um pouco de cultura e conhecimento, dentro da faculdade onde me formei, para crianças que talvez jamais tivessem essa oportunidade e acesso. Se eu transformei a vida de 1 delas apenas, ja valeu muito! Não posso deixar de agradecer ao idealizador da ideia, Dalmo Castello Filho, que me convidou láaa em 2014 para participar deste (ainda embrião ) projeto na época. O Rio em Contraste aconteceu por méritos da Kombo Comunicação, VZA Expomídia e 3 Elementos. Esta etapa do projeto teve patrocínio do grupo Assim Saúde e apoio da Puc-Rio.

Em breve teremos a segunda etapa do Rio em Contraste, aguardem novidades por aqui!

 

By |2019-04-15T13:12:27+00:00November 27th, 2017|Uncategorized|

Leave A Comment

error: ©Marcello Cavalcanti