Imagina um projeto social onde eu pudesse dar uma aula básica de história da fotografia para crianças de baixa renda, depois distribuir câmeras descartáveis para elas clicarem em casa, e no fim, revelar as fotos e selecionar as melhores para uma exposição? Parece incrível. E é real.

Esse é o projeto RIO EM CONTRASTE, que fui convidado a participar como palestrante, expositor coordenador dos fotógrafos selecionados para o projeto. O Rio em Contraste acontecerá em várias etapas, e a primeira rolou neste último final de semana, dia 25/11. Apresentei um pouco de história e princípios básicos da fotografia para um grupo de aproximadamente 30 crianças entre 9 e 14 anos, atendidas pelo projeto social Dom Helder Câmara, da Puc-Rio, junto com os fotógrafos Bruno Brin (ensaios femininos) e Julio Lopes (fotografia de celular). Cameras descartáveis, daquelas antigas mesmo, com 27 poses, foram distribuídas para a garotada, e ensinamos a usá-las. Quando um dos alunos me perguntou se poderia “deletar” uma foto mal feita, eu senti que estávamos arriscando alto no resultado. Mas, para minha surpresa, o material que chegou às minhas mãos  foi absolutamente incrível, o que me deu mais certeza de que tinhamos tomado a decisão certa, de utilizar filme e câmeras antigas ao invés de celulares, onde o clique é praticamente automático e sem importância, enquanto nas câmeras eles deveriam pensar em cada foto, sem direito a revê-las na tela – simplesmente porque não há. Uma semana depois, recolhemos as câmeras, selecionamos as melhores e realizamos uma exposição em TVs de alta definição, no pilotis da PUC Rio, onde foi montado um grande pavilhão de exposições, também com fotos minhas e dos 2 fotógrafos relacionados para esta aula.

Não dá nem pra começar a descrever a sensação de dever cumprido em ter passado um pouco de cultura e conhecimento, dentro da faculdade onde me formei, para crianças que talvez jamais tivessem essa oportunidade e acesso. Se eu transformei a vida de 1 delas apenas, ja valeu muito! Não posso deixar de agradecer ao idealizador da ideia, Dalmo Castello Filho, que me convidou láaa em 2014 para participar deste (ainda embrião ) projeto na época. O Rio em Contraste aconteceu por méritos da Kombo Comunicação, VZA Expomídia e 3 Elementos. Esta etapa do projeto teve patrocínio do grupo Assim Saúde e apoio da Puc-Rio.

Em breve teremos a segunda etapa do Rio em Contraste, aguardem novidades por aqui!