Teste na prática com o filtro K&F Concept ND2-ND32

No mundo da fotografia de paisagem / outdoor, não raro você ouve as expressões “Filtro ND”, “Filtro neutro graduado”, Filtro Big Stopper” entre outras. Basicamente, o filtro ND (Neutral Density) serve para “roubar” luz do ambiente que vocês está fotografando, proporcionando assim a possibilidade de se fotografar em baixas velocidades mesmo em condições de muita luz, como de dia embaixo de um Sol forte, por exemplo.

Há cerca de 1 mês, a K&F Concept me contactou, por email, sugerindo uma parceria onde eles enviariam alguns produtos para que eu testasse a avaliasse na prática, e compartilhasse o resultado com a minha audiência no Youtube e Instagram, principalmente. A K&F é uma empresa chinesa que fabrica filtros diversos, tripés, mochilas (bem maneiras aliás!) , adaptadores de lentes, e até binóculos. Eu não conhecia a empresa, mas topei o desafio.

Passados 15 dias recebi, em casa, o filtro ND2-ND32 Nano X, com 77mm, para encaixar nas minhas lentes principais: 24-105mm, 17-40mm e 100-400mm.

O filtro é bem construído e robusto, com um grip de borracha na lateral para ajudar a enroscar. Ele gira em falso, permitindo que você escolha quanto quer perder de luz, de 1 a 5 pontos – existe uma marcação na lateral que indica em quantos pontos está. Ele seria muito útil, por exemplo, no meu video  “Patagônia 2” onde eu preciso perder 3 pontos de luz para fazer uma foto épica do rastro de luz dos carros passando na estrada, com a montanha do Fitz Roy por trás. Se você não viu, veja neste link aqui: https://youtu.be/iJeqIlUKce8?t=556

Passado o carnaval, fui a campo testar o bendito filtro. Fiz dois testes específicos: Um com luz mais baixa, dentro da Floresta da Tijuca, e outro com luz do Sol a pino, na praia do Leme.

Se você prefere assistir do que ler, veja o video abaixo, que está no meu canal no Youtube!

Avaliando o filtro eu prestei atenção em 3 características principais:

1- A neutralidade de cor do filtro: Ele não pode inserir cor, tem que ser neutro!
2- Nitidez: A foto com o filtro deve ser tão nítida quanto a foto sem o filtro!
3- A precisão dos pontos de luz: Ele deve ser preciso quanto à redução dos pontos, de 1 a 5.

Sobre a neutralidade, gostei bastante, a imagem é limpa, sem adição de cor. Alguns filtros ND adicionam um pouco de vermelho na imagem final, outros puxam pro azul, alterando o White Balance. Este filtro passou neste teste, e inclusive (isso eu nem falei no video) no teste do “X”: alguns filtros ND, quando colocados na posição de maior redução de luz (como 5 stops, 8 stops, 10 stops) adicionam um padrão em “X” (Da um google sobre “ND Filter X patttern”) na imagem. Neste filtro, não tive este problema.

A nitidez também me agradou bastante, as imagens são tão nítidas com quanto sem.

Sobre a precisão dos pontos de luz é que eu fiquei meio em dúvida. Confesso que preciso usar mais o filtro e testá-lo em diferentes variações de luz, mas neste video fiz 2 testes; No teste dentro da Floresta da Tijuca, borrando uma cachoeira, ele se comportou lindamente, como você pode ver no video. Já no teste na praia, eu senti que a redução de luz não foi exatamente cravada com os pontos. Passei este problema para a K&F, que me respondeu por email para realizar um teste controlado, apontando a câmera para uma parede branca e executando diversas fotos com fotometria específica. Fiz o teste mas achei meio óbvio demais, preferi fazer outros testes dentro de casa, com luz controlada, e mesmo assim o filtro não performou como deveria. A partir do segundo stop ele não diminui tanta luz quanto deveria.

De qualquer forma, é um filtro ND de baixo custo e boa qualidade de imagem. Para chegar na fotometria desejada você não depende apenas do filtro, mas das configurações de ISO, diafragma e velocidade. Portanto, com um filtro destes em mãos, você acaba conseguindo chegar na velocidade desejada, colocando o filtro na posição onde perde-se mais luz, e alterando as configurações da fotometria para te ajudar. Pelo custo beneficio, ( menos de 200 reais) para quem está começando e não quer gastar muito, eu acho q vale a tentativa. Lembrando que não estou ganhando nada com a venda desse filtro, apenas testando e compartilhando meus resultados. A K&F tem uma presença grande na Amazon americana, vendendo diversos produtos. Você pode encontrar o filtro lá ou neste link do site deles. 

Abaixo, compartilho algumas das fotos que eu fiz com o filtro, em diferentes posições de stop (indicado na foto).

Lembrando aos filmmakers de plantão que este também é um filtro muito útil para vocês, que precisam manter a velocidade do obturador fixa e muitas vezes, debaixo de muita luz, não tem para onde correr. O Filtro ND variável está ai para ajudar 😉

Abraços!

By |2019-07-10T15:51:29+00:00March 24th, 2019|Dicas de fotografia, Por Trás da Foto no Youtube, Teste de equipamentos|

Leave A Comment

error: ©Marcello Cavalcanti