Em meados de 2017 inaugurei um canal no Youtube, com videoaulas apresentando NA PRÁTICA as situações mais comuns que costumo passar quando estou fotografando. Neste canal você poderá acompanhar como realizo meu trabalho, que tipo de equipamento utilizo, técnicas de fotografia utilizando variações entre o tempo de exposição, abertura de diafragma e controle de ISO; acessórios que fazem a diferença; dicas práticas e fáceis para elevar o nível da sua fotografia; e claro, os tradicionais perrengues que um fotógrafo passa no seu dia-a-dia.

Você pode se inscrever no canal para receber em seu email as atualizações, e também acompanhar os videos por aqui!

Patagônia dia 5: Nascer do Sol heróico em El Chaltén

Essa saga é a continuação da noite mais fria da minha vida sob as estrelas! Se você não leu ou viu o video, veja aqui!  Finda a sessão de fotos da Via Láctea, [...]

Patagônia, dia 4; Fim de tarde incrível fotografando o Fitz Roy

Se você está lendo esse post direto, aconselho ler o anterior, do mesmo dia, para entender o que está acontencendo! Leia aqui: http://marcellocavalcanti.com.br/patagonia-dia-4-entre-decepcoes-e-alegrias-lago-del-desierto-e-mirador-de-los-condoresaguilas/ Mas, resumidamente, esperei o dia todo para ver a montanha do [...]

patagonia, dia 10: Primeira saída atrás dos Pumas

Chegamos ontem em Cerro Castillo. Uma pequena vila, construída por uma família, com um belo hotel, lojas, igreja, restaurantes. Aqui vamos ficar pelos próximos 5 dias com a expedição fotográfica da One Lapse, [...]

Patagônia, dia 5 (segunda noturna): A noite mais fria da minha vida

Entre 2000 e 2006 frequentei ativamente a região de Lake Tahoe, na California, durante o inverno, para trabalhar nas estações de ski e viver o snowboard, a vida na neve. São anos [...]

Patagônia, dia 6: El Chaltén me pediu para ficar

Pela minha programação original, voltaria de El Chalten para El Calafate daqui a 2 dias, (domingo, 20/05), para fazer o trekking no glaciar Perito Moreno na segunda feira, mesmo dia de chegada [...]

Patagonia Dia 4: entre decepções e alegrias: Lago Del Desierto e Mirador de Los Condores/Águilas

Toda vez que eu viajo para um lugar assim, fico realmente muito ansioso. Preciso aprender a controlar isso. Coloco em cima de mim uma pressão gigantesca para trazer boas fotos, extrair o [...]

Patagônia Dia 3: Chorrillo del Salto

Um típico dia patagônico, com mudanças climáticas drásticas e rápidas. Com o fracasso da noite anterior, onde o tempo fechou na minha cara e não consegui fazer a via Láctea como queria, [...]

Patagônia Dia 2: El Calafate a El Chaltén de carro

Como não dormia bem desde a noite anterior, por conta do vôo de madrugada, me dei um dia "de folga" e dormi como um bebê até as 10h da manhã. Este foi o [...]

Patagônia dia 1: El Calafate e o Glaciar Perito Moreno

De um sonho distante a mais pura (e gelada) realidade. Esta está sendo a minha relação com essa viagem. Lugares que eu pesquisei tanto, vi tantas fotos, planejei, estudei, perguntei, comprei revistas, [...]

Patagônia: Planejamento, roteiro e equipamentos

Uma história de amor platônico. Esse é o meu resumo com a Patagônia. Nunca fui, nunca vi de perto, apenas ouço as histórias, e sempre fui apaixonado por conhecer. Esse "relacionamento" começou em [...]

Pôr do Sol “ocasional” em Ipanema – Por Trás da Foto #16

Não sou exatamente adepto de fotos ocasionais. Não costumo "passear" com a câmera e lentes. Prefito ações diretas, planejamento e execução. Mas.. as vezes acontece. Estava eu indo para um evento e [...]

O efeito “Véu da Noiva” – Por Trás da Foto #15

DEssa vez um video prático e objetivo. No episódio 15 da série Por Trás da Foto, resolvi mostrar como se faz o famoso efeito "Véu de noiva" quando estamos fotografando cachoeiras. Aquele efeito [...]

O enquadramento Perfeito! Ep 14 Por Trás da Foto

Que eu adoro a lua todo mundo ja sabe. Que eu adoro enquadrá-la em diferentes posições na cidade, também. Mas, essa foto é especial. Simplesmente porque eu preciso controlar não somente a [...]

Dá pra ver a Via Láctea da Cidade? E como fotografá-la?

Décimo terceiro vido da série Por Trás da Foto! Nem eu acredito que cheguei até aqui. Bom , neste video, resolvi passar algumas horas entre Grumari e PRainha, as praias mais isoladas do [...]

Como clicar fogos de artifício!

Bem vindos à 2018! No episódio 12 da série Por Trás da Foto, resolvi repetir uma foto que fiz com sucesso em 2016/17, na virada do ano, quando me posicionei `a frente da [...]

Desvendando a Praia do Furado em Paraty

Continuando nosso tour por Paraty, - na verdade um final de semana apenas! - fomos indicados a ir conhecer a PRaia do Furado, uma pequena praia pouquíssimo conhecida, acessível apenas por barco ou [...]

Explorando Paraty 1

Neste 10º episódio da série Por Trás da Foto, mostro um pouco dos meus dias em Paraty, onde fui com a Luana - minha cinegrafista favorita - passar um final de semana agitado. [...]

Em busca da Lua perfeita!

Sem dúvida um dos episódios que eu mais gostei de gravar, e também do resultado! No capítulo 9 da série Por Trás da Foto, fui em busca de uma belíssima composição que ocorre [...]

Sou viciado!

Caaalma.. é um vício bom! É o vício da fotografia! DE conseguir ângulos novos! Fotos que ninguém fez ainda! ;) Neste 9º episódio da série Por Trás da Foto, fui até São Conrado entrar [...]

Voei de Parapente pra clicar o Rio do alto! Airbnb Collab

É isso mesmo que você leu. Neste 7º episódio da série Por Trás da Foto, voei de parapente da rampa da Pedra Bonita, em São Conrado, em um dia espetacular daqueles clássicos do [...]

Os segredos do Projeto Augusto Malta Revival!

Episódio 6 da série Por Trás da Foto! Resolvi mostrar como eu faço as colagens digitais do projeto Augusto Malta Revival! Para isso, fui até o centro do Rio para executar uma foto [...]

O mistério da foto da Lua por trás do Cristo, revelado! Por Trás da Foto, Ep. 5

Pois é pessoal! Depois de anos (pelo menos desde 2011/12) executando esta emblemática foto, decidi revelar aqui no canal como é feita a produção dela! Nada de montagem, Photoshop ou colagem digital!! É [...]

Clicando entre as nuvens, no topo da Pedra Bonita.. Por Trás da Foto Ep. 4

Episódio 4 da série Por Trás da Foto! Madruguei no Rio para subir a Pedra Bonita, uma das trilhas mais populares da cidade. Fui com um grupo de amigos e a minha namorada (e [...]

Timelapse no Por da Lua! Por Trás da Foto Ep. III

No episódio III da série Por Trás da Foto, resolvi acordar bem cedo pra acompanhar o Por da Lua. Pela posição dela, vista da praia do Leme, na zona sul do Rio de [...]

Como fotografar a Via Láctea / Star Trails / Regra dos 500

No episódio II da série Por Trás da Foto, fui até o Mirante do Soberbo, no alto da serra de Teresópolis, região serrada do Rio de Janeiro. Chegando lá, por volta das 19:30h [...]

Fotografando o nascer do Sol / Por Trás da Foto Ep I

Bem vindos ao meu primeiro episódio do canal Por Trás da Foto! Comecei as aventuras fotográficas no Rio de Janeiro frequentando um dos meus spots preferidos, a Vista Chinesa. Lá, ao chegar para [...]

Por Trás da Foto: Meu canal no Youtube!

É com muito orgulho - e um pouquinho de loucura - que estou inaugurando um canal no Youtube, com videoaulas apresentando NA PRÁTICA as situações mais comuns que costumo passar quando estou fotografando. [...]