Na dica dessa semana eu resolvi falar sobre primeiro plano.
Sabe o que é isso? 🤔
Veja esta foto acima, que eu fiz no Peyto Lake, no Canadá em 2018. Eu sei que é irresistível chegar na beira de um mirante como esse, uma vista linda, e fotografar aquilo que nossos olhos estão vendo, especialmente se tiver um pôr do Sol, ou montanhas, lagos, praias, etc. nao é verdade?
Sempre que estiver nessa situação como a da foto acima, olhe em volta! Repare se, onde você está pisando, há elementos interessantes que possam ser incluídos na cena! árvores, flores, arbustos, pedras, um caminho, um guarda-corpo.. enfim algo que evidencie o local em que você está e possa também fazer parte da sua foto!
👉🏼 Muitas vezes, para poder incluir este primeiro plano, você precisará de uma lente grande angular, e também se movimentar para trás!
Agora repare a foto abaixo, feita logo depois, no mesmíssimo lugar, quando eu abri a minha distância focal para incluir esses galhos de pinheiros, tornando a foto muito mais inclusiva e dando a sensação de que o espectador está ali! Com as árvores, eu criei uma moldura para a cena (quase que uma janela), orientando melhor o espectador sobre onde eu estava – e onde ele poderia estar também! 😉
Minutos depois, resolvi me movimentar para um ponto mais acima do próprio mirante, e fotografar novamente, agora incluíndo um casal de amigos na imagem e dando ainda mais contexto! Veja na foto abaixo, os 2 pinheiros mais escuros à direita, foi dali que eu fiz a primeira e a segunda foto!
|
||
|
SOBRE O AUTOR
Marcello Cavalcanti
Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!