FineArt prints por Marcello Cavalcanti
Eu sou fanático por fotografar a Lua em composição com elementos da cidade, e isso fica evidente no meu trabalho como fotógrafo. Comecei há muitos anos, conhecendo o trabalho do grande Ansel Adams (EUA, 1902 – 1984) que já fazia essas composições incríveis no início do século XX, usando a Lua e os monólitos do Yosemite Park na California, como elementos visuais das suas fotos de paisagem.
Anos mais tarde, no final dos anos 2000, conheci através de um livro o trabalho do fotógrafo carioca Custódio Coimbra, o primeiro a fazer a foto da Lua passando por trás do Cristo, fiquei admirado com aquela possibilidade, e a partir daí comecei a estudar como poderia fazer aquela foto. Deste estudo de alguns anos, tentando e acertando, consegui finalmente fazer a foto do Cristo (meados de 2012), mas aquela obsessão em acompanhar o movimento da Lua no céu do Rio acabou me despertando a criatividade para fazer outras composições, dela com as montanhas da cidade. E aí já se vão 10 anos procurando a “foto perfeita” da lua compondo com a cidade.
Nesta página selecionei algumas imagens lúdicas, divertidas e impactantes, que vão deixar todos na dúvida se são verdadeiras ou não – mas eu posso garantir, são 100% reais, não há qualquer manipulação digital na imagem e algumas dessas imagens estão inclusive registradas em videos e timelapses. Por trás de cada foto dessas há um trabalho de planejamento fotográfico minucioso, utilizando programas e aplicativos astronômicos que dão a posição exata da lua a cada minuto, para que eu possa dar asas a minha criatividade sempre re-inventando a locação para fotografar. Para conseguir uma foto perfeita assim pode ter certeza que eu já errei outras centenas, ou o tempo não ajudou, as nuvens entraram na hora.. por isso gosto muito dessas fotos, cada uma é praticamente um “milagre”.
Divirta-se e escolha a sua!
Eu sou fanático por fotografar a Lua em composição com elementos da cidade, e isso fica evidente no meu trabalho como fotógrafo. Comecei há muitos anos, conhecendo o trabalho do grande Ansel Adams (EUA, 1902 – 1984) que já fazia essas composições incríveis no início do século XX, usando a Lua e os monólitos do Yosemite Park na California, como elementos visuais das suas fotos de paisagem, e também me inspirei muito no fotógrafo carioca Custódio Coimbra, o primeiro a executar a foto da Lua com o Cristo.
Nesta página selecionei algumas imagens lúdicas, divertidas e impactantes, que vão deixar todos na dúvida se são verdadeiras ou não – mas eu posso garantir, são 100% reais, não há qualquer manipulação digital na imagem, e algumas delas estão inclusive registradas em videos e timelapses.
Por trás de cada foto dessas há um trabalho de planejamento fotográfico minucioso, utilizando programas e aplicativos astronômicos que dão a posição exata da lua a cada minuto, para que eu possa dar asas a minha criatividade sempre re-inventando a locação para fotografar.
Para conseguir uma foto perfeita assim pode ter certeza que eu já errei outras centenas, ou por erro de planejamento ou por condições meteorológicas adversas, por isso gosto muito dessas fotos, cada uma é praticamente um “milagre”.
Divirta-se e escolha a sua!