Vamos falar sobre o Lightpainting, ou em bom português, “pintura com a luz” já ouviu falar?

O lightpainting é uma técnica criativa que serve não somente para paisagens, mas também qualquer tipo de fotografia, é muito usado em fotografia social, de festas, e ensaios também.

Trata-se de fazer uma foto com uma exposição um pouco mais longa, e, durante a captura, deixar alguma fonte de luz se movimentar sobre a sua composição, dessa forma essa fonte de luz vai “desenhar” uma forma visual e colorida na sua foto.

👉🏼 Esse desenho pode ser feito por você ou outra pessoa, com uma lanterna, bastão de luz ou até um drone, para literalmente realizar desenhos no ar.

👉🏼 Sabe aquelas fotos de uma rua ou estrada à noite, com as luzes dos carros passando? Também é um lightpainting, só que quem “pintou” a imagem aqui com luz foram os carros em movimento! 

 Este tipo de lightpainting, que não é o fotógrafo que comanda, eu chamo de “passivo”, ou seja o fotógrafo se aproveita da situação para clicar e ver no que vai dar! É o mesmo tipo de lightpainting provocado naturalmente pela aurora boreal no céu: ela se movimenta sem um padrão definido, você clica e aguarda o resultado. Pode ser que ela “pinte” o céu todo de verde, ou então que você consiga captar algum desenho ou forma interessante.

🔦 Já o lightpainting provocado pelo fotógrafo é o “ativo”. Nessa modalidade, ele (ou alguém que esteja junto) vai “pintar” com uma lanterna determinada parte da composição, as vezes no ar, as vezes sobre alguma superfície, para iluminar a cena e fazer o desenho. O mais comum, é quando usamos a lanterna para iluminar um elemento que esteja escuro, como uma árvore, uma pedra, uma casa, afim de destacá-la na cena. Veja, no exemplo abaixo, iluminei a casa, a cerca e a árvore com uma lanterna potente, para que aparecessem bem nesta foto noturna.

Hoje em dia, drones tem sido usados como ferramentas de lightpainting, pois, em movimento à noite, suas luzes também riscam o céu e podem fazer desenhos interessantes! Veja esse lightpainting que fiz com um grupo de alunos em um workshop de fotografia de paisagem na Bolívia!

👉🏼 E aquelas fotos de estrelas riscando o céu à noite, depois de uma longa exposição de vários minutos? Lightpainting também! Só que aqui, quem está “pintando” a foto é a Terra, que está girando e mudando sua posição em relação às estrelas no céu! Doideira né?

Como fazer seu próprio Lightpainting?

1️⃣  O lightpainting é sempre feito em uma fotografia noturna, ou então em um ambiente indoor, escuro. É preciso que esteja escuro, para que a luz que está pintando a foto se destaque. Se tentar fazer de dia, a luz simplesmente não vai aparecer.

2️⃣  Esta técnica demanda muita tentativa e erro até acertar o tempo de exposição correto. Mas, em linhas gerais, é preciso fazer uma fotometria para captar um pouco daquela cena noturna, vamos supor: ISO 2500, f/4, 10 segundos.

3️⃣  Fotometria, feita, agora você irá repetir a foto, porém nestes 10 segundos, fará algum movimento com luz na cena. Pode ser uma lanterna iluminando uma árvore, ou uma pessoa por exemplo, ou pode ser uma caneta laser (cuidado com os olhos e com o sensor da câmera!!) , enfim, alguma fonte artificial de luz. Quanto mais precisa essa fonte de luz for, melhor vai ser o seu controle sobre a luz e mais interessante ficará o desenho que você está se propondo a fazer no ar, ou pintando algum elemento da cena.

4️⃣  Após o término dos 10 segundos, veja a foto e avalie o resultado. Caso o tempo de 10 segundos tenha sido muito curto, refaça sua fotometria e tente novamente. Como eu falei antes, é uma fotografia de tentativa e erro até achar o ponto ideal entre a quantidade de luz que vai atingir o sensor, e o tempo de captura.

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!