Olá tudo bom!

Fotografar cachoeiras… esse é um tema que 9 entre 10 fotógrafos de paisagem adoram explorar!

Feriado chegando, ou férias mesmo, e muita gente sobe para as cidades de serra, parques nacionais, onde não falta cachoeira linda pra fotografar aqui nesse nosso Brasil!
Mas.. como extrair o melhor, o melhor MESMO, dessas lindas quedas d’água, e fazer aquela foto cuja expressão é sempre “UAU!” ?

Vou dar aqui nesse post três dicas fundamentais para uma boa foto de cachoeira:

1) O EFEITO VÉU DA NOIVA

Esse é o efeito clássico que deixa a queda d’água com aquele aspecto “leitoso”, “borrado” criando um lindo fluxo com o movimento da água. Para conseguí-lo com facilidade é preciso usar uma velocidade bem baixa, como 1 segundo de exposição ou até mais lento, como 5 segundos, 10 segundos, etc.
Quanto mais lenta a velocidade, mais “leitosa” fica a água. Se a cachoeira for muito exposta ao Sol, (ou seja não estiver inserida dentro de uma mata fechada) você provavelmente precisará de um filtro ND (Densidade Neutra) para alcançar longas exposições, como por exemplo esse aqui da K&F Concept (entrega grátis no Brasil).

Cuidado apenas para não exagerar na longa exposição (a não ser que você realmente queira isso!) pois o movimento pode acabar se perdendo totalmente. Veja esse exemplo abaixo, de um rio caudaloso que eu fotografei no Canadá. A foto da esquerda tem 1/8 de segundo de exposição (ou seja, nem 1 segundo) , e a da direita, 1 minuto (60 segundos) de exposição usando um filtro ND 10 stops. Veja como o movimento do rio se perdeu completamente! Eu prefiro a da esquerda, onde a água está levemente borrada mas passa uma boa sensação de movimento! E você, o que acha?

2) CRIE UMA DINÂMICA

Toda cachoeira que se preze termina em um rio, certo? errado!😂
Mas sempre que tiver um rio, e você puder enquadrá-lo na sua cena, experimente essa ideia! Sua foto vai ganhar em dinamismo e criar uma interessante linha para conduzir o olhar do espectador. Para incluir este rio, use e abuse da grande angular, para colocar todos os elementos que você deseja na sua foto, inclusive a mata ao redor que também dá um bom contexto sobre aquela cachoeira.

3) ENQUADRE NA VERTICAL

A terceira dica pode ser vista na foto anterior: explore a cena de cachoeira no enquadramento vertical, caso ela seja alta, para que ganhe ainda mais força na sua composição, preenchendo bem o frame. Composições de baixo para cima vão reforçar a grandiosidade daquela cachoeira!

É isso! Com essas três dicas simples, suas fotos de cachoeiras já vão para outro patamar, garanto!

Abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!