Olá tudo bom!

Hoje vou falar sobre um macetinho antigo, da época da fotografia analógica, mas que ainda funciona, pois até onde sabemos, a luz natural não mudou! 😃

Na época do filme, o fotógrafo não tinha como rever as fotos na hora para ver se ficaram boas, por isso era fundamental ser mais preciso com a fotometria para aumentar a chance de sucesso na hora da revelação do filme.

Para ajudá-lo nessa missão, (além do fotômetro claro) eles usavam uma regrinha chamada Sunny 16.
Essa regrinha dizia que, se você estivesse em um dia ensolarado (“sunny” em inglês) deveria usar o diafragma em f/16, e a velocidade ser o mesmo valor absoluto do ISO.

Hein?
Assim ó:
👉🏽 Em um dia ensolarado, usando f/16 e ISO 100, a velocidade deve ser 1/100.
👉🏽 Se subir o iso para 400, a velocidade sobe para 1/400, e assim por diante.

Dessa forma fica mais rápido pensar na fotometria, sempre igualando esses valores. Pode testar que vai funcionar!

Mas, é claro que nem sempre está ensolarado… Então usava-se outras regrinhas que partem da mesma premissa (igualar os valores de iso e velocidade) mas o diafragma muda de acordo com a abundância de luz natural, na seguinte ordem:

Ensolarado: f/16
Sol entre nuvens: f/11
Nublado: f/8
Muito nublado ou fim de tarde: f/5.6
Por do Sol: f/4

Repare que, não por acaso, quanto menos luz ambiente, mais aberto o diafragma e, a ordem de abertura do diafragma segue fielmente a escala de diafragma, ponto a ponto, (f/4, f/5.6, f/8 f/11, f/16) sem considerar os terços de pontos que temos hoje nas câmeras digitais, (f/4.5, f/5.0, f/7.1, f/9, etc) porque naquela época o diafragma só abria/fechava de ponto em ponto mesmo – cá entre nós, era até mais simples de entender essa escala do que hoje.

Essa regrinha era levada tanto a sério que inclusive vinha impressa dentro das caixas de filme, para lembrar os fotógrafos de como usar aquele filme, então se o filme era ASA 100 por exemplo, ele já vinha indicando qual velocidade e diafragma usar em cada situação de luz, já que o ISO ( a ASA naquela época) não seria possível mudar facilmente, só mudando o filme.

Hoje em dia, na fotografia digital, com a possibilidade de ver o histograma em real time na tela de LCD da câmera, além de rever a foto na mesma hora e fazer suas próprias avaliações, a regra Sunny 16 caiu em desuso, mas é interessante saber como os fotógrafos se viravam há menos de 20 anos atrás, e essa regra na verdade ensina bastante sobre fotometria, por isso se esse é um tema que ainda te assombra um pouco, experimente usá-la alguma vez para testar a relação entre a luz natural e o triângulo da fotometria! Pode testar, mesmo na fotografia digital ela continua funcionando! 😉 


Lembrando, claro, que no Curso Online Fotografia de Paisagem os primeiros módulos são totalmente dedicados à fotometria, com todo o detalhamento sobre esse assunto e inclusive exercícios práticos propostos.

E aí, curtiu essa “curiosidade”? 😉

Abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!