A cada video que eu lanço, alguém me pergunta:

“Marcello, como você tem coragem de trocar a lente ai nessa praia? Tá louco!”

Minha resposta geralmente é na base do “se eu não trocar, como vou fazer a foto? Meu comprometimento é com a fotografia e não com a câmera, senão eu nem saia de casa, ficava lá olhando pra câmera na estante… 😅

Mas, brincadeiras a parte, é óbvio que eu tomo alguns cuidados necessários pra minimizar os problemas futuros!

Vou listar aqui a sequência que eu faço  quando estou em uma situação de foto em ambiente natural.

Digamos que estou em um topo de um mirante, fotografando uma praia, e tem bastante vento no momento, e eu preciso trocar a lente da câmera. Tipo essa foto abaixo, que aliás foi feita durante um video pro Youtube nessas mesmas condições: https://www.youtube.com/watch?v=Cs6OIO9Yd3w

1) DESLIGUE A CÂMERA 📷

Com a câmera ligada, o sensor fica carregado eletromagneticamente, atraindo qualquer tipo de poeira do ar. Desligue a câmera antes de tudo.

2) FIQUE DE COSTAS, A FAVOR DO VENTO 🌪️

Fique de costas para o vento, assim você protege a câmera e as lentes com o seu corpo. Nada de abrir a câmera contra o vento!!

3) ALÇA DE PESCOÇO 👍🏻

Sabe aquela alça pra pendurar a câmera no pescoço? Ela é uma grande aliada nessas situações. Pendurando a câmera no seu pescoço, você libera as duas mãos para trabalhar rapidamente. Uma mão vai segurar a lente que sai, e a outra mão vai ajudar a trocar e segurar a lente que entra!

4) O MOMENTO DECISIVO ⚠️

A troca das lentes deve ser feita o mais rápido possível, e bem próxima da câmera. Retire a lente e imediatamente coloque a outra lente, que já estaria na sua outra mão, com a tampa traseira levemente solta, assim fica mais fácil na hora H.

– Tirou a lente

– Encaixou a outra lente na câmera

– Com a tampinha traseira da lente que entrou, tampe a traseira da lente que saiu.

Esse processo deve durar até uns 4 segundos e você precisa se acostumar a isso. Pratique em casa! Pratique em casa! Pratique em casa!

Se você tiver uma mochila, pode fazer isso também meio que dentro da mochila, usando a própria estrutura da mochila para prevenir a entrada de poeira e detritos e sempre a favor do vendo . Se tiver um carro próximo, e o vento for realmente forte, nem pense 2x: entre no carro e troque lá dentro. É sério!! 

5) SE ORGANIZE 😎

Pronto, lente trocada, a câmera continua no pescoço e as suas mão estão livres, quer dizer, uma delas está com a lente que saiu da câmera. Agora, com calma, coloque a tampa nela, para que não arranhe o elemento frontal batendo em outras coisas dentro da mochila – acredite, é mais fácil arranhar a lente dentro da mochila do que fora! – e guarde a lente na sua mochila. 

O processo de trocar a lente durante uma sessão de fotos dessas, em ambiente externo, tem ser objetivo, direto. Eu já vi fotógrafos com a câmera aberta, sem lente, expondo as “entranhas” do corpo da câmera, como espelho, sensor, obturador, etc e batendo papo com outros fotógrafos, ali, no meio da natureza, como se nada estivesse acontecendo. Isto é um erro!!

BÔNUS DO MAL: MARESIA 🏖️

Se estiver em um praia, você tem um problema a mais para lidar: a maresia; e a maresia, meu amigo, é a PIOR inimiga da sua câmera. Para quem não sabe, maresia nada mais é o do que ar carregado de umidade e sal.

👉🏼  Na minha mochila, sempre que eu saio pra uma sessão de fotos assim, eu levo uma camiseta extra.

👉🏼 Se a maresia estiver muito forte, com o vento, eu uso essa camiseta em volta da câmera, para minimizar o impacto.

👉🏼 Ao final da sessão (mesmo que não esteja ventando), dou uma limpada na câmera e lente, com essa camisa, pra tirar o excesso de umidade/ maresia.

👉🏼  Chegando em casa, pego um pano úmido, e passo no corpo da câmera e lentes que usei, para tirar a maresia, o sal, tipo um “banho de gato”. Câmera sempre desligada. Faço isso direto, assim que eu chego mesmo, primeira coisa. Depois, seco tudo com um outro pano limpo e seco e pronto, está feita a higienização da câmera e lentes, pós sessão de fotos em ambiente de maresia!  

Por hoje é só!

Abraços e boas fotos! E cuide bem do seu equipamento!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!