Olá tudo bom!

Semana passada eu fiz um post sobre as linhas-guia e tinha uma foto em preto-e-branco, no deserto da Bolívia. Muita gente me respondeu por email elogiando o PB, e perguntando como se faz uma conversão “poderosa” daquelas.

Antes de pensar em fazer a conversão da cor pro pb, é preciso levantar alguns pontos:

1. Qual é o impacto que as cores tem na sua foto?
Se a foto tem cores brilhantes, coloridas, quentes, como as cores da Golden Hour por exemplo, e definem a sua foto, você deveria pensar 2x antes de sacrificar estas cores para fazer o seu preto-e-branco. As cores quentes se destacam entre si (laranja, vermelho, amarelo) mas ao se tornarem cinzas, acabam virando um grande bolo acinzentado, sem muito contraste.

Veja abaixo este antes e depois, como a silhueta dos morros até funciona bem no pb, mas o céu (e a foto no geral) perde muito.

2. Sua foto tem fortes sombras e altas luzes?
O preto-e-branco PRECISA de contraste para se destacar. Uma foto “flat” sem muita variacão tonal entre sombras e altas luzes pode simplesmente “morrer” no preto-e-branco. Já fotos bem contrastadas, como dias de céu azul, fornecem recursos para incríveis conversões, facilitando o trabalho do fotógrafo/editor. Veja abaixo como funcionou bem essa conversão em um dia de cores saturadas porém bem contrastadas!

3. Observe a textura da foto
Imagens com fortes texturas ficam incrivelmente interessantes em preto-e-branco. Ao eliminar a cor da imagem, o que sobra são as formas, texturas, silhuetas.. explore isso no pb! Veja a foto abaixo, uma das minhas conversões preferidas! Devido à proximidade com as pedras e o mato, foto ganhou muito no pb por causa dessas texturas!

4. Qual tipo de “clima” (mood) você quer dar na sua foto?
O preto-e-branco é muito usado na fotografia de paisagem para dar o que chamamos de “dramaticidade” à foto, pois sem as cores, seus olhos perceberão muito mais detalhes, sombras, luzes, diferenças de tons brancos e cinzas, criando no cérebro do espectador uma imagem poderosa e dramática, especialmente se tiver elementos em movimento, como mar, ondas, nuvens, etc. 

Dias nublados, que naturalmente não tem uma cor muito saliente, também rendem ótimos PB, combinando o clima dramático com o próprio dia nublado. Veja essa foto abaixo que foi feita no Canadá em um dia quente porém com uma neblina no ar, proveniente de queimadas na região. Com a conversão em pb (e o enquadramento inteligente colocando no primeiro plano uma árvore seca meio sinistra) a foto ganhou um clima macabro, noturno, invernal.

😲 Marcello, e as dicas sobre como converter para o pb?
Bom, no meu curso online tem algumas aulas em video, bem completas, sobre este tema! Quem sabe nos vemos lá em breve?

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!