Olá tudo bom!

Nesse post, vou falar sobre as diferentes lentes que encontramos no mercado.

As lentes, no geral, independente da marca, são bem parecidas entre si; as distâncias focais se assemelham bastante, os formatos são parecidos, muitas delas tem um motor de foco embutido.. mas as marcas tem nomenclaturas próprias, siglas infinitas, que mudam de geração em geração de novas lentes, e quem fica na mão é o fotógrafo para entender tudo isso.

Vamos comparar por exemplo, a lente 70-200mm f/2.8 de diferentes marcas. Veja como fica o nome delas:

Na Sony:
Sony FE 70-200mm f/2.8 GM OSS

Na Canon:
Canon EF 70-200mm f/2.8L IS III USM

Na Sigma:
Sigma 70-200mm f/2.8 DG OS HSM Sports

Puxado né.. é DG pra lá, GM pra cá, IS e não sei mais o que.. uma verdadeira sopa de letrinhas!

Pois eu decidi abrir a CAIXA PRETA das lentes de fotografia e explicar, em um só post, todas (ou quase todas) as siglas das principais marcas que atuam no segmento: Canon, Nikon, Sony, Sigma, Tamron e Tokina. Vamos lá?

Vou apresentar abaixo as siglas separadas por marcas, e indicando se lente é para câmera full frame, cropada, mirrorless, etc. Assim, quando você tiver uma dúvida sobre determinada lente, se tem estabilizador de imagem, se tem motor de foco, se é profissional ou amadora.. corre aqui nesse post pra tirar suas dúvidas!

Navegue pelo menu:

Siglas das lentes Canon

Siglas das lentes Nikon

Siglas das lentes Sony

Siglas das lentes Sigma

Siglas das lentes Tamron

Siglas das lentes Tokina

Canon

A Canon foi fundada em 1937 no Japão e é uma das principais, se não A principal fabricante de câmeras e lentes do planeta. São mais de 70 lentes hoje no mercado ( e sempre tem novidade saindo). Durante anos, rivalizou frente-a-frente com a Nikon, e hoje divide esse cenário também com a Sony, que ainda detém grande protagonismo no mercado Mirrorless. Dentre todas as marcas, é certamente a mais popular, e é a que tem menos siglas no nome das lentes, facilitando muito o entendimento por parte do fotógrafo. Veja algumas delas abaixo:

Siglas das lentes Canon Significado
L “Luxury”. O L designa as lentes profissionais da marca. Você também pode reconhecê-las pelo indefectível anel vermelho circundando o corpo da lente.
STM “Stepping Motor” STM é a sigla que designa as lentes que tem este motor de foco desenvolvido pela marca. É um motor mais leve, mais barato e menos rápido, usado normalmente em lentes de entrada e algumas intemediárias.
USM “Ultrasonic Motor” USM é o motor de 2º geração da Canon, mais rápido e preciso. É mais pesado também, o que acaba influenciando no peso das lentes que o carregam – geralmente as mais caras da marca.
IS “Image Stabilization” o IS na lente indica que ela tem estabilizador de imagem, que pode ser acionado por um botão na lateral da lente.
II O 2 em algarismo romano indica que aquela é a 2º geração daquela lente.
III O 3 em algarismo romano indica que aquela é a 3º geração daquela lente.

Nikon

Quando completou 80 anos, em 2013, a Nikon anunciou ter comercializado 80 milhões de lentes Nikkor, a marca da Nikon que fabrica as lentes. É um número expressivo e mostra a força dessa japonesa tão antiga e ainda em atividade plena no mercado da fotografia. Porém, se a Canon usa poucas siglas para designar suas lentes o mesmo já não pode ser dito da Nikon. A marca coloca uma verdadeira mistureba de siglas e códigos, incluindo eventuais tratamentos específicos que ela aplica aos vidros da lentes, que são informações importantes mas técnicas demais para o consumidor comum… Eu acho que poderiam simplificar isso um pouco, veja só o que você poderá encontrar no nome de uma lente Nikon (Nikkor):

Siglas das lentes Nikon Significado
ED “Extra-low Dispersion”. O ED geralmente aparece nas lentes premium / profissionais da marca, e indica que foi feito um tratamento especial para melhor dispersão da luz quando entra na lente, entregando mais nitidez e reduzindo a aberração cromática.
FL “Fluorite” Começou a ser usado em 2013, e indica que a lente tem alguns elementos (vidros) a base de fluorita, que é mais leve e tem ótica superior.
G Um “G” ao lado da abertura de diafragma (Ex: Nikon 50mm AF-S f/1.4 G) indica que aquela lente não tem o anel físico de controle manual do diafragma, algo que as lentes antigas tinham.
E Assim como o “G”, o “E” também tem a ver com o diafragma. Um “E” ao lado da abertura indica que o diafragma é controlado eletronicamente, de forma mais precisa, especialmente fotografando em altas taxas de disparo, sendo assim um controle superior e mais moderno do que as lentes “G”.
D Um “D” ao lado da abertura do diafragma no nome da lente indica que ela mede e envia para a câmera a distância entre o fotógrafo e o elemento fotografado, uma informação que pode ser usada inclusive na medição de luz.
AF-S “Autofocus with Silent Wave Motor” Indica o tipo de motor de foco silencioso dessas lentes.
AF-P “Autofocus with Stepping Motor” É a nova geração de motor de foco da Nikon. Só funciona com câmeras mais atuais, como a D7500 , ou a D500 por exemplo. Não funciona com câmeras mais antigas como a D7000 ou a D800.
VR “Vibrance Reduction” Trata-se do estabilizador de imagem das lentes Nikon, equivalente ao “IS” das Canon.
IF “Internal Focus” Esse sistema permite que a lente foque ainda mais rápido, movendo os elementos internos sem mexer o elemento frontal, acelerando o processo de foco. Presente em lentes modernas, como a Nikon 70-200mm f/2.8G VR II por exemplo.
PC “Perspective Control” recurso presente nas lentes tilt-shift.
PC-E “Perspective Control with Eletronic Diaphragm” recurso eletrônico presente nas lentes tilt-shift mais atuais.
SR “Short-wavelength Refractive”. Lentes com a sigla SR tem uma lente interna que refrata os raios UV, um recurso especialmente interessante para melhorar a aberração cromática. Poucas lentes tem o SR.
S As novas lentes mirrorless da linha profissional da Nikon levam a designação “Nikkor S” na lateral. Segundo a marca, o “S” é de “Superior”, “Special” e “Sophisticated.
MC “Micro” Designação para as lentes Micro (ou Macro) da linha Mirrorless (sistema Z).

Sony

A Sony é uma gigante da tecnologia, todo mundo sabe, mas dentro da fotografia profissional ela sempre foi um pouco coadjuvante. Atuava mesmo no mercado amador, caseiro, com câmeras baratas point-and-shoot, as clássicas cybershots – todo mundo teve uma! Revolucionou o mercado digital com as Mavicas (colocava-se um disquete dentro da câmera para gravar as fotos) mas foi quando surgiram as mirrorless que ela entrou de vez nessa história, fabricando câmeras e lentes para esse universo com uma velocidade impressionante de resposta ao mercado, enquanto Canon e Nikon literalmente “chupavam o dedo” assistindo àquela revolução sem conseguir reagir por anos.

Hoje, esse mercado já se equilibrou um pouco mas a Sony ganhou seu espaço e suas câmeras e lentes mirrorless são amadas mundo afora, isso sem falar que é ela que fabrica os sensores digitais da Nikon. Para desenvolver as lentes ela fez uma joint-venture com alemã Zeiss, e por isso algumas de suas lentes incorporam termos como Sonnar, Planar, entre outros. De qualquer forma, a Sony assim como a Canon é bem econômica nas siglas das lentes, veja:

Siglas das lentes Sony Significado
GM “Gold Master”, também chamada de GMaster. A sigla GM indica as lentes profissionais da Sony, semelhante à linha L da Canon.
FE Indica que a lente foi feita para câmeras full frame da marca.
E Indica que a lente foi feita para câmeras cropadas (APS-C) da marca.
G Antiga designação para as lentes top de linha da Sony. Atualmente usam a sigla GM, mas ainda existem lentes à venda com a designação G.
PZ “Power Zoom” Lentes com a sigla PZ tem um motor para girar o zoom de forma precisa, constante e suave. Ótimo para quem trabalha com video.
OSS “Optical Image Stabilization System” Refere-se ao sistema de estabilização de imagem presente na lente. Similar ao “VR”da Nikon ou o “IS” da Canon.
II O algarismo 2 em romano indica a 2º geração daquela lente.
III O algarismo 3 em romano indica a 3º geração daquela lente.
ZA “Zeiss-Alpha” indica que aquela lente foi fabricada pela Zeiss, o que também denota uma qualidade superior da lente, similar às GM.
T* Aparece apenas nas lentes ZA, e indica que o elemento frontal (vidro da frente) daquela lente tem uma camada anti-reflexo, desenvolvida pela Zeiss.
Sonnar O termo vem do alemão “Sonne” (Sol) e indica que aquela lente, fabricada pela Zeiss, é muito clara.
Distagon Indica lentes especiais da Sony fabricadas pela Zeiss, de uma forma especial e complexa. Geralmente são grande angulares.
Planar Indica lentes 50mm fabricadas pela Zeiss de uma forma especial, com um layout simétrico, onde o diafragma fica no meio da lente e não no final. Dessa forma é possível ter aberturas maiores de diafragma com nitidez em toda a extensão da lente, com pouca aberração cromática.

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Sigma

A Sigma é uma empresa japonesa sexagenária, que fabrica lentes e também algumas câmeras. Por muitos anos foi considerada uma empresa “menor”, com menos qualidade nos seus produtos mas aos poucos foi ganhando mercado, e atualmente é a principal fornecedora externa de lentes para a dupla Canon/ Nikon. Algumas das lentes Sigma são inclusive melhores em termos de nitidez (e preço!!) do que as suas irmãs japonesas. Veja algumas das siglas mais comuns que você vai ver nos nomes das lentes Sigma:

Siglas das lentes Sigma Significado
Art As lentes chamadas de Art são conhecidas pela sua extrema qualidade, nitidez e performance ótica. É como se fosse a linha “L” das Canon.
EX A sigla EX também é usada para designar as lentes profissionais da Sigma. Encontra-se mais essa sigla nas lentes Sigma para Nikon, do que para Canon.
DG Lentes construídas para as câmeras full frame, mas também funcionam nas câmeras APS-C cropadas.
DC Lentes especificamente construídas para câmeras APS-C cropadas. Não funcionam em câmeras full frame.
OS “Optical Stabilization” A sigla OS refere-se ao sistema de estabilização de imagem da lente. Similar ao “VR” da Nikon, ou o “IS” da Canon.
HSM “HyperSonic Motor” Motor de foco rápido e preciso, equivalente ao USM da Canon
S ou Sports Linha profissional de certas lentes Sigma (principalmente teleobjetivas) com corpo selado contra intempéries e foco mais rápido. Geralmente são um pouco mais pesadas, e sim, mais caras.
C ou Contemporary Linha semi-profissional de certas lentes Sigma (geralmente teleobjetivas) , um pouco mais leves e mais baratas que a versão “Sports” da mesma lente.

Tamron

Ombro a ombro com a Sigma, a Tamron pode ter um marketing menos eficiente, mas a empresa japonesa fundada em 1950 também entrega ótimas lentes. Eu, por exemplo, tenho uma história curiosa com a Tamron. Em 1999, iniciando na fotografia, comprei numa lojinha de chineses em Nova York minha primeira SLR, uma Canon EOS 3000 de filme, com a lente do kit 18-55 e uma 70-300. O vendedor me convenceu na época a levar um teleconverter Tamron 2x, fez lá um desconto, e eu levei. Pois esse teleconverter ainda está comigo até hoje, funcionando perfeitamente, mais de 20 anos depois!

Veja abaixo as siglas mais comuns das lentes Tamron:

Siglas das lentes Tamron Significado
SP “Super Performance” Lentes da linha Profissional
Di Lentes compatíveis com o encaixe EF da Canon e FX da Nikon (Câmeras Full Frame)
Di-II Lentes compatíveis com o encaixe EF-S da Canon e DX da Nikon (câmeras APS-C cropadas)
DC Lentes especificamente construídas para câmeras APS-C cropadas. Não funcionam em câmeras full frame.
G2 Refere-se à 2º geração daquela lente
VC “Vibration Compensation” Estabilizador de imagem, semelhante ao “VR” da Nikon ou o “IS”da Canon.
HLD High/Low torque modulated Drive” Motor de foco standard da Tamron (equivalente ao STM da Canon)
USD Ultrasonic Silent Drive” Motor de foco rapido e preciso, equivalente ao USM da Canon

Kenko Tokina

A Tokina é uma empresa japonesa fundada em 1950 de fabricação ótica, ou seja lentes, binóculos, microscópios, filtros, etc. Trata-se de um conglomerado de várias marcas – você poderá ver por aí filtros Kenko, por exemplo – e em 2011 eles compraram a Cokin, marca francesa, uma das mais famosas fabricantes de filtros. Tem uma boa reputação em lentes para cinema, mas para fotografia são considerados um patamar abaixo da Sigma e Tamron. Porém, tem algumas lentes muito populares e amadas entre fotógrafos iniciantes e com pouco orçamento, como a ótima 11-16 f/2.8, feita para câmeras cropadas, que custa menos de US$400.

Veja abaixo as siglas mais comuns das lentes Tokina:

Siglas das lentes Tokina Significado
Opera As lentes chamadas de Opera são as da linha profissional / premium da Tokina.
AT-X “Advanced Technology Extra” designa lentes da linha geral/ básica.
ATX-I  “Advanced Technology Extra – Interactive” Uma atualização da sigla AT-X.
DX Lentes compatíveis com o encaixe EF-S da Canon e DX da Nikon (câmeras APS-C cropadas)
CF Uma atualização da sigla DX, tem o mesmo significado.
FF Lentes compatíveis com o encaixe EF da Canon e FX da Nikon (Câmeras Full Frame)

É isso! depois de desvendar essa sopa de letrinhas, acho que ficou mais fácil entender o que cada lente tem em termos de tecnologia e recursos!

Abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!