Vamos falar hoje sobre um tema que confunde pra caramba!
A tal da compensação de exposição!
Esse é um tema que eu quase não abordo no meu curso online porque no curso eu incentivo muito os alunos a fotografarem no modo manual, ou seja, eles controlam ISO, velocidade e diafragma, e eles decidem se querem a foto totalmente balanceada (o famoso “zerar o fotômetro”), ou superexposta (mais clara) ou subexposta (mais escura).
Porém, quando utilizamos os modos semi-automáticos da câmera, que são o AV / A (prioridade de abertura) ou o TV / S (prioridade de velocidade), poderemos controlar apenas 1 dos parâmetros, e os outros 2 serão definidos pela câmera, na hora do clique.
Acontece que nessa definição a câmera irá tentar SEMPRE zerar o fotômetro, entregando uma foto equilibrada. Aí eu te pergunto:
E se você quiser usar um dos modos semi-automáticos, mas ao mesmo tempo deixando a foto mais escura ou mais clara?
É aí que entra a compensação de exposição. Em algumas câmeras como as Sony, há um seletor só para ela; em outras, como as Canon ou Nikon, você define isso utilizando botões na câmera, geralmente sinalizados com o símbolo universal da compensação, um quadradinho com um + – preto e branco.
O que importa é que, ao acionar a compensação de exposição, você poderá orientar a câmera a trabalhar de forma semi-automática, porém deixando sempre a foto 1 ponto mais escura, ou 2 pontos mais clara, por exemplo… como você desejar, assim ela fará a fotometria considerando a sua “sugestão”, digamos assim.
E pra que serve isso Marcello? Bom não é ter a foto sempre equilibrada?
Sim e Não.
Não há certo na fotografia, o que há é a intenção do fotógrafo.
Supomos que você esteja fotografando um por do Sol com uma forte silhueta de pessoas , e esteja usando o modo TV, controlando a velocidade em 1/100. Se a câmera tentar zerar o fotômetro nesta situação, ela vai detonar seu por do Sol e as suas silhuetas! As pessoas sairão claras, visíveis, com péssima qualidade, e o Sol sairá aquele grande clarão branco sem graça. Por isso, nessa situação por exemplo, você poderá usar a compensação de exposição para “avisar” a câmera que deseja uma foto levemente subexposta, para preservar as sombras e deixar suas silhuetas bem marcadas.
Repare nas duas fotos abaixo: Se eu estivesse fotografando essa cena, com um dos modos semi-automáticos, e não fizesse a compensação de exposição, a foto sairia como a segunda, com as areas claras estouradas, e as areas escuras clareadas. Fazendo a compensação de exposição, em pelo menos 1 ponto de luz, ela sairá como a primeira foto, levemente escurecida (repare o histograma) porém com as cores, luzes e sombras que eu desejava.
Foto 1 (acima)
Foto desequilibrada no fotômetro, mas perfeita nas cores e luminosidade
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SOBRE O AUTOR
Marcello Cavalcanti
Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!