Project Description
Sou um grande fã de Augusto Malta, certamente um dos fotógrafos mais importantes que este país ja viu. Malta registrou o Rio em mais de 30.000 fotos, no início do Século XX, quando a cidade passava por grandes transformações lideradas pelo prefeito Pereira Passos, em um período que ficou conhecido como o “Bota Abaixo”.
Decidi homenageá-lo no ano em que o Rio completa 450 anos de fundação, refotografando algumas de suas célebres imagens cotidianas da cidade, e depois sobrepondo as duas imagens em uma só, em um meticuloso trabalho de manipulação digital afim de criar uma nova cena, onde o antigo e o novo se fundem de forma natural e lúdica. O projeto foi lançado no Instagram (@augustomaltarevival) e logo
ganhou atenção da mídia e do próprio comitê organizador dos 450 anos da cidade, que me enviou uma carta referendando o projeto como relevante para a cultura da cidade durante as comemorações dos 450 anos de fundação. Na sequência, quem se interessou pelo trabalho foi a Light, dona de um belo acervo de fotografias de Malta (ele foi funcionário da Light, fotografando as obras de instalação da iluminação pública elétrica e bondes elétricos). Por fim, em outubro de 2015, realizamos uma exposição deste trabalho, com o patrocínio da Light e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, no Centro Cultural Light (CCL). Foram produzidos 30 quadros, de diferentes medidas, retratando o Rio antigo x Rio atual.
O projeto foi re-exposto em 2017 no Centro Cutural Marré de Si, no Catete.