Project Description
Copa pra quem?
No Brasil, em 2014, muitos questionaram “Copa pra quem?” devido aos altos preços dos ingressos. Este entrave não parece ter desanimado nossos vizinhos “hermanos”. Aos milhares, eles foram chegando, pouco a pouco, dirigindo por quilômetros e dias, até a fronteira brasileira, e se espalhando por todas as cidades-sede onde sua amada seleção iria passar. No Rio de Janeiro, inicialmente a concentração foi na Praia de Copacabana, porém, após quinze dias de total desordem, a Prefeitura os removeu para o vazio espaço do Sambódromo, no Centro do Rio, que adormecia em silêncio. No grande templo do Samba, o Tango reinou por alguns dias.
Conforto? Essa palavra não foi conjugada nem traduzida por aqui.
Carros antigos, caindo aos pedaços, trailers inabitáveis, ônibus despedaçados, motonetas, barracas e redes eram a moradia destes fanáticos que só queriam ver e sentir de perto o clima do Mundial. Alguns dirigiram das cidades próximas à fronteira brasileira, enquanto outros pegaram a estrada desde a Tierra del Fuego, distante 6.000km do Rio. De jovens barulhentos organizando uma típica parrillada no chão quente, a famílias com idosos, crianças e cães, via-se de um tudo naquele trecho da cidade onde o espanhol era a lingua oficial.
Os argentinos não ganharam a copa, mas certamente deram um baile.
*Em junho de 2015, o ensaio foi um dos selecionados pela curadoria da 6ª Mostra SP de Fotografia, que acontece anualmente nas galerias da Vila Madalena, SP. O ensaio foi projetado em grande formato na inauguração da Mostra.