Não tem um dia que alguém não me pergunte,

pelas redes sociais, ou em comentários nos videos do Youtube, sobre algum destes itens. “Marcello, me indica esse? E aquele, é bom? E esse aqui?…” Tudo bem, maior prazer poder ajudar os seguidores e alunos com essas dúvidas, eu mesmo tenho dúvidas às vezes e costumo pesquisar à exaustão antes de fazer uma compra, afinal de contas, equipamento de fotografia não é barato. Até os ruins são caros!

É POR ISSO QUE EU RESOLVI FAZER ESTE GUIA DE COMPRAS

De tudo que eu considero bom em termos de qualidade, para quem quer investir na fotografia de paisagem.

Neste post, vou focar nas lentes teleobjetivas, conhecidas como “zoom”, que fazem a diferença na criatividade do fotógrafo de paisagem. Coloquei links de preço para a Amazon Brasil, pois é um dos maiores e-commerces do país, entrega em tudo que é lugar, e geralmente os vendedores lá são confiáveis, em alguns casos é o próprio fabricante no Brasil vendendo. Prefiro assim pois preço no Brasil é uma coisa que muda muito perante a cotação do dólar, então se eu colocasse os preços aqui, teria que constantemente estar atualizando esse post com novos valores, para cima e para baixo.

A Lente Teleobjetiva

A lente teleobjetiva é, para mim, o grande pulo do gato para o fotógrafo de paisagem. Nos acostumamos a pensar que a lente grande angular é a chave mestra desse tipo de fotografia. Realmente essa lente faz a diferença, se o fotógrafo souber usá-la com inteligência, preenchendo bem o fotograma no primeiro plano. Caso contrário, ele fará fotos vazias e sem impacto visual.

A teleobjetiva, (também chamada de zoom) e muito popular entre fotógrafos de esporte e vida selvagem, serve para recortar partes da paisagem e deixá-la ainda mais impactante, separar o que realmente interessa do que está sobrando. Além disso essa lente permite o que chamamos de achatamento de planos, ou seja, entrega uma foto com a impressão de que todos os planos estão juntos, criando efeitos interessantes principalmente quando se usa um diafragma bem fechado afim de ter todos os planos em foco.

Outra razão interessante de se ter uma teleobjetiva na mochila é a capacidade de se fotografar vida selvagem durante as suas incursões em trilhas e montanhas; encontros com aves e pequenos mamíferos são bem comuns.
Eu considero hoje a tele uma ferramenta fundamental para ativar a criatividade do fotógrafo de paisagem moderno.

Um detalhe importante de se lembrar é que essas lentes são pesadas, portanto fotografar em velocidades baixas (1/100, 1/60) , somente com tripé para garantir a nitidez da imagem, sem tremidas. Elas não são muito claras, portanto fotografar em velocidade alta, você vai ter que subir o ISO. É o dilema do fotógrafo, que no caso das teleobjetivas fica bem evidente.

Nesta lista abaixo coloquei lentes teleobjetivas de várias marcas. Repare que algumas delas servem apenas para as câmeras de sensor APS-C (cropados) da Canon, como as T (T3i, T5, T7, etc) além da SL3, 70D, 80D, 7D, etc. não podendo ser usadas nas câmeras full frame. Já o oposto funciona, ou  seja, as lentes EF (próprias para full frame) podem ser usadas nas câmeras cropadas.

Mais um lembrete: Se você tem uma câmera cropada, não importa qual lente vá usar, você SEMPRE tem que fazer a conta da correspondência para saber qual é a verdadeira distância focal que essa lente está operando na sua câmera.

Exemplo1: uma T7i com a lente EF-S 55-250mm => Essa lente vai funcionar como uma 88-400mm (multiplique os valores da lente por 1,6)
Exemplo2: uma 80D com a lente EF 100-400mm => Essa lente vai funcionar como uma 160-640mm.

Fatores de multiplicação:
Canon: 1,6
Nikon e Sony: 1,5

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Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM (Sensor APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançada: 2013 | Encaixe: Canon EF-S | Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Sim | Min. distância para foco: 85cm | Diâmetro para filtro: 58mm | Dimensões: 70 x 111 mm | Peso: 375g

PRÓS:
• Muito pequena e compacta
• Estabilizador de imagem (IS)
• Motor de foco relativamente silencioso (STM)
CONTRAS:
• Acabamento de plástico
• Parasol vendido separadamente
• Não é selada contra chuva/poeira

Incrivelmente leve (375g) e com um ótimo range de zoom, a EF-S 55-250 é uma das lentes mais populares entre os fotógrafos Canon. Apesar de ter menos distância focal do que a “prima” 70-300, ela se mostra mais versátil, ao colocar 55mm como distância mínima e não 70mm. NA prática, esta lente funciona como uma 88-400mm nos corpos APS-C (Não é compatível com a baioneta full frame), um excelente range para fotografar paisagens distantes e comprimir planos.

Mais sofisticada que o modelo anterior (II IS) esta lente vem com o motor silencioso da Canon, STM, e, aliada ao preço baixo, se coloca como uma lente muito interessante, estou constantemente indicando a alunos que não querem gastar muito e usam uma câmera cropada. Como ponto negativo, ela não tem o “weather sealing” ou seja, evite chuva e poeira/areia densa com esta lente!

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Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS II USM (Sensor full frame e APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2016 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, Nano USM | Estabilizador de imagem (IS): Sim | Minima distância para foco: 102cm | Diâmetro para filtro: 67mm | Dimensões: 80 x 146 mm | Peso: 710 g

PRÓS:
• Autofoco controlado pelo ótimo Nano USM
• Display LCD com informações relevantes
• Excelente performance
• Custo-benefício
• Serve para câmeras cropadas e full frame

CONTRAS:
• Não tem isolamento contra chuva/areia/poeira
• Parasol vendido separadamente

Durante dez anos, entre 1991 e 1999, a Canon investiu e atualizou a lente EF 75-300mm, com 7 modelos diferentes. Eu mesmo tinha (ainda tenho guardada aqui) o último modelo, a 75-300 III (sem USM), que foi a minha primeira lente teleobjetiva, comprada em 2000. Com ela fiz fotos incríveis, principalmente de vida selvagem, aprendi a me apaixonar pelo zoom, essa sensação de enxergar mais longe, até 2013 (13 anos com a lente!!) quando finalmente pude comprar a 100-400mm L.

Nos anos 2000, a Canon resolveu aposentar esta linha de lentes e investiu em um novo projeto, a 70-300mm, tirando 5mm da distância focal mínima e melhorando sensivelmente o conjunto como um todo. O modelo indicado aqui é a 70-300 f/4–5.6 IS II USM, o mais novo, anunciado em 2016, o primeiro como motor USM e com melhorias sensíveis em relação à primeira 70-300. Essa lente usa um ótimo motor Nano USM para o foco automático, um motor que combina o melhor do foco USM – ultrasônico – para focagem rápida, com o melhor do STM – stepping motor – para focagem suave e silenciosa durante gravação de video.  O estabilizador de imagem foi melhorado, para um ganho de até 4 pontos de luz, segundo a Canon. A qualidade geral da imagem também é bem superior, com nitidez e contraste melhoradas.

Outra característica interessante dessa lente é a pequena tela LCD na base do corpo dela, que pode ser usado para diferentes informações, através de um botão você muda entre profundidade de campo, distância focal real (ótimo para as câmeras APS-C) e o nível de vibração sentido pela lente.

Uma lente de ótimo valor no mercado e excelente custo-benefício.

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Sigma 70-200mm f/2.8 DG OS HSM | S (sensor Full frame e APS-C)

 Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2010 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, anel motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Sim | Minima distância para foco: 1,20m | Diâmetro para filtro: 82mm | Dimensões: 94 x 203mm | Peso: 1.805 g |

PRÓS:
• Excelente qualidade de imagem
• Abertura 2.8 em toda a extensão
• Mais barata que a Canon 70-200 f/2.8 III
CONTRAS:
• Muito pesada
• Suporte do tripé não é totalmente removível
A Sigma realmente tem levado as suas lentes a outro patamar de qualidade e não foi diferente com esta telefoto 70-200 f/2.8. Alocada dentro da linha “Sport”, esta lente tem ótima performance mas peca no tamanho um pouco grande demais – e pesada! São quase 2kg para uma lente 70-200. Com foco ultra rápido, graças ao sistema ultrasônico do tipo anel motorizado, a 70-200 OS HSM da Sigma controla todo o seu zoom de forma interna, sem expansões na lente, o que permite um maior controle de qualidade (assim como as 70-200 da Canon). É definitivamente uma lente de nivel profissional. Apesar de o suporte de tripé não ser totalmente removível, ele já vem com uma sapata padrão arca-swiss montado na base, o que facilita na hora de colocá-la no tripé, sem precisar tirar a sapata da câmera para usar nela, ou mesmo ter uma sapata extra. Por outro lado, a proteção contra chuva e poeira é bem significativa, o que também justifica o seu peso; outro motivo do peso é o diâmetro frontal, de 82mm, o que significa que vidros maiores foram usados em sua composição.

É maior, é mais pesada, mas em termos de qualidade ela se equipara a famosa 70-200 2.8 da Canon, o que lhe dá uma boa vantagem, já que é bem mais barata.

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Canon EF 70-200mm f/4L IS II USM (sensor Full frame e APS-C)

Lançamento: 2018 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, ultrassônico | Estabilizador de imagem (IS): Sim, 5 stops | Minima distância para foco: 100cm | Diâmetro para filtro: 72mm | Dimensões: 80 x 176mm | Peso: 780g

PRÓS
• selada contra poeira e água (chuva)
• Leve
• Qualidade ótica
• Tem estabilizador de imagem (IS)
• Bem mais barata que as f/2.8
CONTRAS
• Suporte de tripé vendido separadamente

A lente 70-200 é um clássico em todas as marcas. Ano após ano, elas investem para ter a melhor 70-200 de todas, a mais nítida, a que entrega mais. É realmente uma lente com um bom range de zoom, serve tanto para retratos quanto esportes, paisagem, vida selvagem etc. Ela é compatível com o teleconverter da própria Canon, portanto sua 70-200 com o teleconverter 2x vira uma 140-400.

Na Canon, são atualmente 7 modelos de 70-200mm, o que acaba confundindo um pouco o fotógrafo interessado nessa lente, visto que todos os modelos são encontrados no mercado, dependendo do país e da loja. Se dividirmos essa galera em 2 grupos, temos as 70-200 f/2.8 e as f/4. Neste post eu estou indicando a mais moderna das f/4, a 70-200mm f/4 L IS II USM, ou seja, a segunda atualização (II) lançada em 2o18, com estabilizador de imagem (IS) com motor USM e diafragma máximo em f/4 em toda sua extensão. Porque essa e não as f/2.8? PESO. As lentes 70-200 f/2.8 da Canon são pesadas, acima de 1,5kg. Para um fotógrafo de paisagem esse peso extra na mochila faz diferença. Com a mesma qualidade ótica, esta lente pesa menos de 1kg e entrega muita mas muita qualidade. E além disso é selada contra poeira e água, o que é um fator decisivo para quem vai fotografar em ambientes externos. Eu tenho o primeiro modelo f/4, extremamente leve, foco muito rápido e uma das lentes de mais nitidez do meu kit. Isso no primeiro modelo!
Se você precisa de uma lente desse range a um preço metade das lentes f/2.8, pode ir na 70-200mm f/4 L IS II USM sem medo de errar.

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Tamron 100-400mm f/4.5-6.3 Di VC USD (Sensor Full Frame e APS-C)

Lançamento: 2017 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, ultrasonic | Estabilizador de imagem (IS): Sim | Minima distância para foco: 1,5m | Diâmetro para filtro: 67mm | Dimensões: 86 x 199mm | Peso: 1.135g

PRÓS
• Ótimo range de zoom
• Preço competitivo
• Peso, apenas 1,1kg
• Tem Estabilizador de Imagem (IS)
• Tem proteção externa contra água (chuva) e poeira

CONTRAS

• Abertura mto pequena em 400mm (f/6.3)
• Anel adaptador para tripé vendido separadamente

Uma das lentes de projeto mais novo neste review, a Tamron 100-400mm f/4.5-6.3 Di VC USD tem como principais atrativos o peso (pouco mais de 1kg, relativamente leve para esta categoria de lente) e o preço, por volta de USD700 nos EUA, quase 1/3 do preço da 100-400 II da Canon.

Esta lente é uma opção particularmente atraente para os fotógrafos migrando de uma câmera APS-C para uma Full Frame, e precisam de um range de zoom maior do os 300mm tradicionais da 70-300mm, sem querer gastar muito neste primeiro momento. A lente é bem construída e selada contra água e poeira, ideal para saídas outdoor. O sistema de focagem é bem rápido e seu Estabilizador de imagem garante 4 pontos em 2 modos. Segundo o site Digital Camera World, a qualidade de imagem é excelente , rivalizando com a 100-400mm da Canon. Isso só mostra que a Tamron caminha na direção certa, melhorando a qualidade de suas lentes cada vez mais, como já faz a Sigma há alguns anos, se colocando como uma boa opção alternativa às lentes tradicionais das marcas.

Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6 L IS II USM (Sensor Full Frame e APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2016 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, ultrasonic (ring type) | Estabilizador de imagem (IS): Sim | Minima distância para foco: 98cm | Diâmetro para filtro: 77mm | Dimensões: 94 x 193mm | Peso: 1.640 g

PRÓS
• Sistema de zoom (giro) melhor do que o modelo I (Push-pull)
• Tem Estabilizador de imagem (IS)
• Ótimo range de zoom
• Melhorias de qualidade ótica em relação ao modelo I

CONTRAS
• Mais cara que o modelo I
• Mais pesada que o modelo I

O rei está morto, vida longa à Mark II. Depois de 15 anos, a Canon finalmente fez a atualização da amada 100-400mm, uma das lentes mais vendidas de todos os tempos na marca. A versão II tem as mesmas características da I (distância focal,  abertura de diafragma variável e diâmetro frontal) mas com algumas melhorias significativas, principalmente no quesito nitidez, alcançando ótimos 26 pontos de 50, no Score do DxO Mark (o primeiro modelo ficou com parcos 19 pontos). Mesmo assim, lado a lado, da pra entender porque a Canon demorou tanto: o modelo I ainda é muito valorizado no mercado, pois se trata de uma ótima lente. A robustez, qualidade de construção típica das lentes L e proteção contra o tempo (água, areia, poeira) também estão lá, além do mount para tripé, que já vem com ela e é fundamental para usá-la no tripé – sem ele, o peso da lente pode quebrar a baioneta da câmera, se montar a câmera no tripé com ela.

Uma das mudanças mais significativas foi o sistema de zoom, que saiu do push-pull, onde você empurra o anel de zoom pra frente, para o tradicional de giro, o que segundo alguns vendedores que eu ouvi, é mais eficiente mesmo para uma lente desse porte, causa menos problemas internamente, como a clássica ruptura do cabo flat (aconteceu comigo e não é barato consertar isso).

Outra coisa legal foi a Canon ter mantido o anel que controla a fricção do giro; este anel pode ser girado até o fim, travando o tambor e evitando que ele se mova caso a lente seja apontada para baixo, ou girado ao contrário, libera o tambor de zoom soltinho, para movimentações rápidas. É extremamente útil esse anel em lentes desse porte.

Com foco super rápido e estabilizador de imagem de 4 pontos em 3 modos, (a antiga tem IS de 2 pontos) esta é certamente uma lente melhor do que sua antecessora, em todos os sentidos. Eu tenho a 100-400mm modelo I e estou louco para trocar por essa!

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Sigma 150-600mm f/5-6.3 DG OS HSM Sport (Sensor Full Frame e APS-C)

Lançamento: 2015 | Encaixe: Canon EF, Nikon FX | Autofoco: sim, ultrasonic (ring type) | Estabilizador de imagem (IS): Sim, 4 stops | Minima distância para foco: 2,6m | Diâmetro para filtro: 105mm | Dimensões: 121 x 290mm | Peso: 2.860g

PRÓS
• Preço
• Range de 600mm quase que único nesta categoria
• Ótimo custo-benefíco
• Tem estabilizador de imagem (IS) de 4 pontos

CONTRAS
• Peso
• Diafragma máximo muito fechado (f/6.3) para os 600mm de distância focal.

Em 2015 a Sigma apresentou ao mundo duas lentes superzoom, a 150-600 Sport e a 150-600 Contemporary. O modelo Sport, indicado aqui neste post, tem elemento frontal maior e 2 elementos FLD, para melhor qualidade de imagem. Esta é uma das poucas lentes do mercado com 600mm de distância focal a um preço consideravelmente acessível, aliás este é um dos grande ativos desta lente. Ela rivaliza apenas com modelos da Tamron, e entre as duas marcas eu fico com a Sigma. Por outro lado, é 1kg mais pesada que a sua irmã ligeiramente mais barata, a Contemporary. Se peso na mochila for uma questão relevante para você, prefira a Contemporary. 

Para fotógrafos de paisagem que também são grandes entusiastas de fotografia de vida selvagem principalmente pássaros, esta lente com seus 600mm vai te entregar muita proximidade com estes animais. A qualidade de imagem é incrivelmente boa para uma lente deste porte e nessa faixa de preço, e o modelo Sport retém ainda mais nitidez que o Contemporary, na faixa final de distância focal, lá nos 600mm. Na minha opinião, é a lente ideal para os fotógrafos outdoor que também querem uma lente power para vida selvagem, pois esses 200mm de diferença para as tradicionais 100-400 farão diferença aí. Fotografias da lua, bem fechada em 600mm também tendem a ser bem interessantes.

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!