O maior concurso de fotografia de paisagem do planeta

Assim podemos classificar o ILPOTY, ou International Landscape Photographer of the Year, o mais difícil e concorrido concurso de fotografia de paisagem desse mundo. Difícil porque o nível é alto, muito alto. Os vencedores costumam ser fotógrafos celebrados no meio, colaboradores de revistas como a National Geographic, e acostumados a vencer concursos de fotografia internacionais. E concorrido porque o concurso é dominado por americanos, canadenses e europeus – que são basicamente as nacionalidades que “ditam” as tendências da fotografia de paisagem há anos – com algumas aparições de australianos, indianos, chineses e cataris. Já brasileiros e sulamericanos são raridades na classificação geral do ILPOTY. São distribuídos cerca de US$ 10.000 em prêmios.

O concurso foi criado há 10 anos pelo fotógrafo Peter Eastway, um dos nomes mais proeminentes da fotografia de paisagem mundial, e tem um juri especializado, muito técnico e muito rígido, que privilegia paisagens abstratas, aéreas, cenas épicas e edição, muita edição. Isso faz desse concurso muito difícil de chegar no topo, pois a edição das cores, luzes e sombras é um capítulo a parte neste concurso. Não estamos falando de uma edição “fake”., com inteligencia artificial, nada disso, mas uma edição que realmente destaque a beleza da cena e a torna uma fotografia única.

Todos os anos eles abrem o concurso para participações ( e não é barato, custa cerca de US$25 por foto) e as fotos tem q ter sido feitas entre o último ano e o atual (ou seja, não vale “cavucar” o portfólio atrás de pérolas antigas; a foto tem q ser atual ) e, em dezembro eles publicam os resultados, da seguinte forma:

Fotógrafo do Ano (1º, 2º e 3º lugares)
Foto do ano (1º, 2º e 3º lugares)
Melhor foto em PB
Melhor foto aérea
Melhor foto “snow and ice” (paisagem de neve e gelo)
Melhor foto de deserto
Melhor foto “seascape”(paisagem marítima)

Pelas categorias citadas acima já dá pra ver porque o concurso é dominado por fotógrafos do hemisfério norte né..  90% das fotos vencedoras são de lugares clássicos da fotografia de paisagem com cenários de montanha e neve, como Islândia, parques nacionais americanos, Canadá, Noruega (paisagens invernais com aurora boreal), alpes suíços, Dolomitas, e também desertos na África, Austrália e China/Mongólia. A excessão para nós, sulamericanos, são as paisagens da Patagônia (frequentadas por fotógrafos do mundo todo) e muito eventualmente, Deserto do Atacama (chile), Salar de Uyuni (Bolívia)  e montanhas do Peru.

Mas é tanta foto boa nesse concurso, que, além dos prêmios principais citados acima, eles publicam um livro todo ano, com as 101 melhores fotos enviadas, o que já é uma baita classificação para os contemplados, visto que são cerca de 5.000 fotos participando.

Em 2021 eles adicionaram mais 100 fotos nessa lista, chegando ao total das TOP 202, pois a diferença de pontuação entre as 100 melhores e as 200 melhores geralmente era de menos de 1 ponto percentual. Portanto, as 202 melhores fotos enviadas no ano normalmente somam acima de 84 pontos em 100.

Eu conheci esse concurso em 2018

E desde então venho participando todos os anos, com 4 ou 5 fotos cada vez.

Nas primeiras participações minhas notas foram baixas, sem passar dos 74 pontos, até eu compreender a “pegada” desse concurso, o que eles realmente valorizam, e começar a mandar fotos mais alinhadas com as vencedoras. Em 2020 consegui entrar na faixa dos 77 pontos com algumas fotos da Noruega, ainda muito longe da classificação entre os 100 melhores, mas esse upgrade de 3 pontos nas minhas fotos já me indicaram o caminho a seguir.

Em 2022 entrei na faixa dos 80 pontos pela 1º vez, com uma foto aérea dos Lençóis Maranhenses, uma imagem praticamente abstrata, enquanto as outras imagens enviadas ficaram ali pelos 75/ 77 pontos. Ainda não atingi nem o Top200, que passava a ser divulgado neste ano. (detalhe: esta mesma foto aérea dos Lençóis ficou com a medalha de bronze no Epson Pano Awards de 2023).

Até que, em 2023, finalmente, chegou a minha vez de figurar na elite da fotografia de paisagem mundial!

Envei 3 fotos para o concurso; uma noturna, feita no Salar de Uyuni, que pontuou 79,6; Outra do Paso Garibaldi, um mirante na estrada para Ushuaia, no extremo sul da Argentina, que ficou com 78.6; e a minha melhor foto no concurso até hoje, um incrível por do Sol nas dunas dos Lençóis Maranhenses, que pontuou 84.4 pontos e entrou no TOP202!

Veja a foto abaixo:

Comemorei muito o fato de ter entrado nesse seleto grupo pela primeira vez, não só por isso, mas também por ter sido o único brasileiro classificado esse ano (em todas as 10 edições, sou apenas o 4º brasileiro a aparecer nas classificações finais do concurso), um dos 2 únicos sulamericanos, e principalmente, ter conseguido chamar atenção do júri com uma foto absolutamente brasileira, fugindo do padrão das locações mais premiadas do concurso!

Essa foto foi feita em 2023 mesmo, durante o meu 2º workshop de fotografia nos Lençóis Maranhenses, liderando um grupo de 10 fotógrafos.

O feito foi inclusive citado na reportagem sobre o concurso publicada na revista Fotografe Melhor.

Se você quiser conhecer os outros vencedores do TOP202 de 2023, e ver como o nível desse concurso é alto, veja nesse site aqui: https://www.internationallandscapephotographer.com/index.php/previous-years/2023-top-202-entries?all

Se quiser aprimorar as suas fotografias de paisagem, conheça esse curso aqui: https://cursofotografiadepaisagem.com.br/

E se quiser conhecer os meus workshops de fotografia, visite este site aqui: https://pixel.travel/expedicoes/?fot=929

E aí, anima participar do concurso em 2024? Eu vou tentar novamente, claro!

Abraços,
Marcello Cavalcanti

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!