Olá tudo bom!

Já ouviu falar no balanço de branco? Também conhecido pelo seu nome em inglês, white balance? Tem gente ainda que abrevia só pra WB.. 🤔  

Calma que eu explico, vamos do básico!

• A luz tem diferentes “tons”, pode ser amarelada, avermelhada, azulada, ou mesmo bem neutra, branca mesmo, já percebeu? Tudo depende do tipo de fonte – lâmpada de filamento, luz fria, luz do sol..

• Acontece que a câmera usa este tom da luz para balancear todas as outras cores da sua foto! Ou seja, se você faz uma foto com uma fonte de luz bem amarela, como uma lâmpada de abajour, 💡  e não “avisa” à câmera que a fonte tem essa tonalidade, a foto vai ficar MUITO amarelada!!

• Porque isso não acontece com a visão humana? Porque temos um cérebro, que é incrível, e se adapta instantaneamente a qualquer tipo de fonte de luz, corrigindo as outras cores sem que a gente nem perceba! 🧠 💪🏼

• Como corrigir isso na câmera? Pelo famoso “balanço de branco” ou “White balance”!

• A câmera vem com alguns tons de luz – que chamamos de “temperatura de cor” já pré-definidos, para facilitar a sua vida: Sol, sombra, tempo nublado, lâmpada de filamento, luz fria (aquela, de cozinha) e luz de flash. Vai dizer que você nunca viu esses símbolos aí no menu da sua câmera, em algum lugar? 🤔

• Os valores embaixo de cada símbolo são as temperaturas de cor em cada situação dessas. o “K” é de Kelvin, a medida da temperatura de cor. A luz do Sol é a luz natural, considerada “o meio” da escala, a luz branca neutra! Quando ela é modificada, por estar um dia nublado, ou então na sombra, ela “esquenta”. Já as luzes artificiais são mais “frias” que a luz natural.

• Veja nessa imagem abaixo, feita sob luz natural (Sol) como ficaria a mesma foto se fotografada com cada configuração diferente de white balance! Repare que, se feita com as pré-definições de white balance artificial, seja de luz de tungstênio ou luz fluorecente, a foto fica totalmente azulada!

• O símbolo do flash deve ser usado quando for usar um flash. 📸
• O último símbolo seria para você fazer um balanço de branco customizado, de acordo com a luz no momento da foto. Não há necessidade na fotografia de paisagem!

• Se você fotografa em JPG, é interessante conhecer essas pré-definições e usá-las de acordo com a situação em que você está. Como teste, experimente fotografar uma mesma cena (indoor, outdoor, tanto faz) varias vezes, mudando o balanço de branco a cada clique! Veja como a tonalidade de cada foto sairá bem saturada, pro azul ou pro amarelo, até você “dar match” entre o balanço de branco correto com a luz que a sua cena tem! 🤯

• Já se você fotografa em RAW.. pode ficar despreocupado! O arquivo RAW traz todas as opções “abertas” para você escolher a ideal na pós-produção, usando o Lightroom ou o Photoshop, e ainda pode dar um pequeno ajuste esquentando ou esfriando a foto ao seu gosto pessoal! 😎  Quando estou fotografando, eu sempre fico entre o AWB, o Sol ou a nuvem, e depois faço as correções necessárias na revelação do arquivo.

Por hoje é isso! Um tema um pouco árido, eu sei, mas fundamental de ser compreendido por quem quer crescer na fotografia!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!