FineArt prints por Marcello Cavalcanti
Eu gosto tanto de fotografar essa temática, especialmente aqui no Rio, que criei uma seção só para ela no meu portfólio.
Apesar de o Rio de Janeiro ser o maior destino turístico do Brasil, e todos prezarem por um belo dia de Sol e céu azul para aproveitar ao máximo as praias e belezas naturais da cidade, não podemos ignorar o fato de que a condição geográfica do Rio o coloca em uma posição um tanto hostil e extremamente instável em relação ao tempo, por isso frequentemente a cidade é atingida por frentes frias, massas de ar quente, chuvas de convecção (as famosas tempestades de verão, acompanhadas de raios), mudanças de marés, ondas grandes entre outros fenômenos meteorológicos.
Para mim, são os momentos mais interessantes de se fotografar a cidade, especialmente suas montanhas, florestas e mares recebendo esses fenômenos e interagindo com eles. As nuvens, então, são um espetáculo a parte; por conta da alta umidade da região, elas são quase onipresentes, em diversas formas e texturas, e sempre foram protagonistas nas minha fotografia. Muita gente pode achar ruim ter uma foto de uma tempestade na parede, mas para mim é a mais pura expressão da força da natureza em sua forma bruta, eternizada em uma imagem, e no caso do Rio, também mostra a resiliência da cidade para lidar com essas intempéries. Mesmo que você nem pense em colocar uma imagem dessas na sua casa ou escritório, tenho certeza que vai se impactar com elas!