A comunidade da astrofotografia está enlouquecida de novo
atrás de mais um cometa. Depois do super Neowise em 2020, que rendeu as fotos mais espetaculares da história dos cometas – principalmente para os sortudos no hemisfério norte – chegou a vez do cometa C/2021 A1 Leonard, descoberto no começo de 2021 pelo astrônomo Gregory J. Leonard.
Esse cometa vem se aproximando da Terra nesse últimos meses, já foi fotografado no hemisfério norte, e começa a ficar visível no Brasil a partir desse começo de dezembro. No sudeste e sul do Brasil, é mais certo a partir de 13 e 14 de dezembro, se prolongando por aqui até meados de janeiro/22.
No dia 02/dezembro ele já foi fotografado no Maranhão, veja: https://www.instagram.com/p/CW_emLQvreF/
Antes de você animar e pensar que vai fazer fotos épicas, vamos a alguns fatos:
1– No final de novembro, o cometa Leonard andou perdendo luminosidade (magnitude, no linguajar astrônomo) o que deixou todo mundo preocupado, achando que ele poderia estar se fragmentando. Inclusive uma foto em infravermelho foi publicada mostrando seu núcleo se dividindo. Alguns dias depois, a informação mudou, e parece que o cometa “passa bem” (veja nessa reportagem: https://olhardigital.com.br/2021/12/02/ciencia-e-espaco/cometa-leonard-passa-bem-e-deve-dar-show-neste-fim-de-ano/) Mas, quando falamos de cometa, realmente tudo pode acontecer, portanto é importante acompanhar as noticias dia-a-dia!
2– A partir do dia 14, ele passa a ser visível aqui no Brasil, mas a cada dia que passa, vai perdendo um pouco de luminosidade, pois vai se afastando da Terra. Essa luminosidade é calculada na escala de magnitude das estrelas; quanto menor o número, mais brilhante a estrela é. O valor “zero” é calculado pela estrela Vega; o Sol tem magnitude -27; a Super lua cheia, -12; Vênus (a “estrela d’alva”) fica ali pelos -4. O Leonard estará entre + 4 e + 5 entre os dias 14 e 25 de dezembro, portanto beem fraquinho. É possível vê-lo a olho nú? Sim, se você estiver em um lugar REALMENTE escuro, fora da poluição luminosa das grandes cidades.
3– Além da perda crescente de magnitude, esse auge da visibilidade dele está coincidindo com a Lua cheia, ela que aterroriza os astrofotógrafos quando querem clicar o céu escuro. A Lua fica em 100% de luminosidade no dia 18, porém nesse dia, e no dia 19, ela nasce logo após o por do Sol, se mantendo baixa no horizonte por um tempo, e é esse tempo que você precisa aproveitar para fotografar o Leonard.
Como encontrar o cometa Leonard no céu?
Como eu disse acima, a partir do dia 14 ele será visível no Brasil, sempre na direção Oeste/ Sudoeste, logo após o por do Sol. Enquanto o Sol está acima do horizonte é impossível vê-lo, mas depois que ele se por, mãos a obra! Veja na tabela abaixo a localização dele, considerando a cidade do Rio de Janeiro, no momento exato em que o Sol se pôe.
• Quanto mais os dias passam, mais alto ele fica. No dia 13 por exemplo, assim que o Sol se por ele estará também “se pondo” no horizonte portanto invisível. Já no dia 14, ele estará à 7º de altitude, ainda um pouco baixo, imerso nas cores da Golden Hour. A partir do dia 15 ele já vai ficando mais alto na hora do por do Sol, facilitando a busca por ele no céu.
• A esperança de encontrá-lo e fotografá-lo na minha opinião, é entre os dias 17 e 20 de dezembro, com destaque para os dias 18 e 19. Nesses dois dias inclusive ele estará bem próximo de Vênus, que costuma ser a primeira “estrela” a brilhar no céu durante o por do Sol. Procure por Vênus e comece a rastrear o horizonte logo à esquerda dele.
Como encontrar o cometa com aplicativos?
É mais interessante usar aplicativos para te ajudar a encontrar a posição exata, pois ele não está tão visível a olho nu aqui no Brasil, como estava no hemisfério norte.
• Stellarium – Para mim o melhor app para encontrar astros no céu. Tem uma versão gratuita desktop (https://stellarium-web.org/) e o app, que é pago. O Stellarium vai te dar a posição do cometa no céu, minuto a minuto.
• PhotoPills – é o “canivete suíço” do fotógrafo de paisagem. Com ele, voce posiciona o fotógrafo na cena, e calcula a distância e altitude dos objetos que quer incluir na sua foto, como montanhas por exemplo. Se o seu caso for só fotografar o cometa no céu, o Stellarium vai te ajudar nisso, mas, se for tentar colocar o Leonard com algum outro elemento da Terra, é o Photopills que você deve recorrer. Usando a referência de Oeste a 250º de azimute, posicione o pin cinza na montanha desejada e veja onde você deve se posicionar para pegar o cometa naquela mesma posição.
• Não esqueça de usar o seu app preferido de previsão do tempo! O ideal é tempo aberto total, quanto menos nuvens melhor.
Como fotografar o Leonard?
• O Leonard não está tão visível no céu a olho nu, portanto considere levar uma lente de longo alcance, ou um binóculo, para procurá-lo no céu.
• Vamos entender o seguinte: O cometa não se mexe no céu, como um meteoro que passa rasgando. Ele aparece como uma estrela, estática, e uma fumacinha saindo dela, que é a cauda. Então você está querendo fotografar uma cena que tem uma estrela como elemento principal. Por isso, será interessante usar uma lente zoom, com pelo menos 200mm de distância focal para tentar garantir um tamanho maior a ele na cena, e ao mesmo tempo buscar algum elemento para colocar junto, como uma árvore, uma montanha, etc.
• Use a regra dos 500 para calcular a velocidade de disparo, e evite abusar do tempo de exposição, você quer o cometa como uma bolinha mesmo, uma estrelinha com cauda, e não um traço, no estilo star-trails.!
• Tripé e controle remoto são essenciais!
• Encontrou o bendito? Um timelapse vai cair muito bem também!
Onde fotografar o Leonard no Rio de Janeiro?
Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Que ele não está tão brilhante, já sabemos. Mas, será possível fotografá-lo dentro da cidade, com toda a PL (poluição luminosa) que temos aqui, quando ele estiver mais alto, no céu noturno? Só saberemos lá, nestes dias. Porque se isso for possível, escolha o seu landmark preferido – Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea – faça seus cálculos de posição usando o Photopills + Stellarium e boas fotos!
Mas, não sendo possível (o que eu acredito mais) , o ideal é sair da cidade. Ir para o interior, região serrana, ou região dos lagos, estou falando de lugares escuros mesmo, para poder tentar vê-lo e aí sim fotografá-l0. Pense que você quer um lugar escuro para fazer uma foto da Via Láctea. A ideia é essa.
Vai tentar no Rio mesmo, sem sair da cidade? Ok, então procure lugares onde não há iluminação, como a região da praia de Guaratiba, ou a praia da Reserva, ou a Prainha.. mas sempre apontando sua câmera para Oeste, após o por do Sol, e observando a altitude do cometa naquele momento. Se você tiver uma montanha muito alta à sua frente, com altitude maior do que a altitude do cometa em relação à você, não adianta muito estar no lugar mais escuro do mundo, que você também não vai ver. Ou, pode tentar a sorte em algum mirante desde que seja bem alto, longe da iluminação da cidade, como o Parque da Cidade de Niterói por exemplo.
Atualizações:
18/12/2021
Estou na região de Salinas, próximo à Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro, mas o tempo não está colaborando.. já são dois dias de nuvens fechadas e um pouco de chuva. Até abriu um pouco à noite, de madrugada, mas o Cometa Leonard a essa hora já passou. E estamos com Lua cheia nesses dias, o que dificulta muito a visualização. Vou abortar a missão por aqui, e tentar algo na cidade do Rio mesmo.
20/12/2021
O tempo abriu consideravelmente no Rio, e o cometa aumentou sua magnitude para 2.5, o que vai facilitar bastante encontrá-lo no céu, rastreando com a câmera e lente 200mm, mesmo em um céu de poluição luminosa forte como a cidade.
Neste link é possível acompanhar a variação da magnitude: https://www.cobs.si/analysis2?col=comet_id&id=2209&start_date=2021/01/01%2000:00&end_date=2022/03/31%2000:00&plot_type=0&perihelion=1&fit_curve=1&obs_type=3
14:45
Consegui fazer uma boa triangulação da posição do Leonard por volta das 20h (Az. 243º, altitude 15º) com a estátua do Cristo Redentor (Az.246º, altitude 15º) vista a partir da Rua Oswaldo Seabra, em Botafogo/Mundo Novo. Dessa posição, daria para pegar o cometa à esquerda da estátua, usando uma lente 200mm. Se o tempo continuar aberto, vou tentar. Hoje o cometa está bem alinhado à esquerda do planeta Vênus, que é muito brilhante e fácil de achar no céu.
21:00
Chegando em casa agora. Consegui algumas boas fotos confirmando a minha triangulação! Demorei um pouco para achar o cometa, pois acabei me guiando pelo planeta Jupiter, muito brilhante no céu, enquanto deveria ter me guiado pelo planeta Vênus, que já estava muito baixo quando eu cheguei e não o vi no céu. Com essa demora, acabei perdendo a passagem do cometa mais próximo à estátua, e só consegui fotografá-lo por volta das 20h10, quando ele estava mais baixo do que a estátua. Mesmo assim ficou legal, ele está bem brilhante! MAS com o tempo firmando para terça, vou tentar novamente, melhorando os meus cáculos!
21/12/2021
Fiz uma triangulação mais precisa, e com a confirmação das informações de ontem, agora tenho certeza que, se hoje, dia 21/12, eu for ao Mirante Dona Marta, por volta das 19:30h, o cometa já estará baixo e se aproximando do Cristo Redentor.
Posição do Leonard às 20h: Az.242º, altitude 17º
Posição do Cristo às 20h (a partir do Mirante D. Marta): Az.243º, altitude 16º
Com uma lente 200mm, devo ser capaz de conseguir fazer inclusive um timelapse, do cometa Leonard passando ao lado do Cristo. Vamos tentar!
Hoje ele estará no céu bem alinhado horizontalmente com Saturno. Ou seja, ao encontrar Saturno (é fraquinho, mas visível) é só procurar alguns graus para a esquerda, fotografando e dando zoom na foto para ver se encontra.
22h
Consegui o timelapse do cometa passando ao lado do Cristo! E também algumas boas fotos, feitas com outra câmera, em 250mm, 300mm, e até 400mm. Ele passou um pouco mais longe do que eu imaginava, mas mesmo assim deu certo!
As fotos e o timelapse acabaram viralizando nas redes sociais e nos jornais:
Outros meios de comunicação que noticiaram o feito:
Agência Brasil: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-12/cometa-leonard-ilumina-o-ceu-do-rio-ao-lado-do-cristo-redentor
Metrópoles: https://www.metropoles.com/brasil/fotografo-carioca-registra-cometa-leonard-perto-do-cristo-redentor
Yahoo Finanças: https://br.financas.yahoo.com/noticias/cometa-leonard-no-brasil-veja-183000351.html
Índice Bovespa: https://indicesbovespa.com.br/cometa-leonard-no-brasil-veja-foto-do-objeto-ao-lado-do-cristo-redentor/
Revista Bons Flúidos: https://bonsfluidos.com.br/inspiracao/imagens-de-cometa-leonard-sao-capturadas-ao-lado-do-cristo-redentor-e-momento-impressiona.phtml
Correio do Brasil: https://www.correiodobrasil.com.br/cometa-raro-cruza-ceu-rio-flagrado-lado-lado-cristo-redentor/
Feedy News: https://feedy.news/fotos-mostram-cometa-leonard-ao-lado-do-cristo-redentor-308475.html
News Founded: https://newsfounded.com/brazil/as-fotos-mostram-o-cometa-de-leonard-ao-lado-do-cristo-redentor-rio-de-janeiro/
NotiUlti (em espanhol): https://notiulti.com/las-imagenes-muestran-el-cometa-de-leonard-junto-al-cristo-redentor-video-rio-de-janeiro/
SOBRE O AUTOR
Marcello Cavalcanti
Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!