A comunidade da astrofotografia está enlouquecida

atrás do cometa C/2020 F3 Neowise. E não é por menos, o show que esse cometinha deu no hemisfério norte no último mês foi algo que não se via há pelo menos uma década! Somado isso ao frenesi causado pelos compartilhamentos em massa nas redes sociais (Na época do Halley não tinha nada disso! ) e temos o evento astronômico do ano!

Quem mora do Equador pra cima deu muita sorte com a órbita do Neowise. Ele veio em direção à Terra, passou por nós, foi em direção ao Sol, deu a volta e agora está se distanciando, tanto da Terra quanto do Astro-Rei. O hemisfério norte coincidiu suas noites com essa passagem próxima ao nosso planeta, ou seja, assistiram de camarote a passagem do cometa, e as fotos choveram no Instagram, e QUE FOTOS! Veja esta pequena compilação abaixo, publicadas no perfil Twanight, no Instagram! 

A partir do dia 22/julho, o cometa começa a aparecer no hemisfério sul

Como o Brasil é gigante, cada área do país vai começar a ver o cometa em dias diferentes. Vamos nos concentrar no Rio de Janeiro (estado) que é onde eu moro e posso falar melhor.

EM LINHAS GERAIS

• O Neowise pode ser visto todas as noites (até o início de agosto), logo após o por-do-Sol, à noroeste, rondando o azimute 315º a 325º.
• O que varia mais, a cada dia é a sua altitude. Nos primeiros dias ele aparece próximo ao horizonte, dentro daquela faixa laranja/vermelha do por-do-Sol, portanto a visibilidade fica praticamente impossível. A partir do dia 25 ele começa a se destacar no céu noturno, portanto a esperança de fotografá-lo no Rio seria a partir deste dia mesmo. Veja no gráfico abaixo a sua posição (altitude) a cada dia que passa, sempre as 18:30h da tarde, como referência.

Então é só aguardar alguns dias e ele vai estar mais visível?

Quase isso, so que não.
A cada dia que passa, ele se distancia mais da Terra e portanto fica menos brilhante.
Para dificultar ainda mais, a lua vem em fase crescente, e, quanto mais luminosa, menos espaço ela deixa para as estrelas brilharem.
Ou seja: os primeiros dias são fundamentais para conseguir a foto, pois no final do mês de julho a lua estará chegando em sua fase cheia, o que vai dificultar demais a visualização do Neowise.

Veja nesta tabela a movimentação dele no céu, e as fases da lua no mesmo dia, sempre considerando o horário-base de 18:30h.

Dia Azimute
(pos. horizontal)
Altitude
(pos. vertical)
Lua (luminosidade)
22/07 320º 5% (crescente)
23/07 321º 11% (crescente)
24/07 321º 19% (crescente)
25/07 321º 10º 29% (crescente)
26/07 321º 12,5º 40% (crescente)
27/07 321º 15,4º 50% (quarto crescente)
28/07 321º 18º 62% (crescente convexa)
29/07 320,4º 20,5º 72% (crescente convexa)
30/07 320º 23º 82% (crescente convexa)
31/07 319,5º 25º 89% (crescente convexa)
01/08 319º 27º 95% ( considerada cheia)
02/08 318,4º 29º 99% (Lua Cheia)

Como encontrar o cometa?

É mais interessante usar aplicativos para te ajudar a encontrar a posição exata, pois ele não está tão visível a olho nu aqui no Brasil, como estava no hemisfério norte.

• Stellarium – Para mim o melhor app para encontrar astros no céu. Tem uma versão gratuita desktop (https://stellarium-web.org/) e o app, que é pago. O Stellarium vai te dar a posição do cometa no céu, minuto a minuto.

• PhotoPills – é o “canivete suíço” do fotógrafo de paisagem. Com ele, voce posiciona o fotógrafo na cena, e calcula a distância e altitude dos objetos que quer incluir na sua foto, como montanhas por exemplo. Se o seu caso for só fotografar o cometa no céu, o Stellarium vai te ajudar nisso, mas, se for tentar colocar o Neowise com algum outro elemento da Terra, é o Photopills que você deve recorrer. Usando a referência de noroeste a 325º de azimute, posicione o pin cinza na montanha desejada e veja onde você deve se posicionar para pegar o cometa naquela mesma posição.

• Não esqueça de usar o seu app preferido de previsão do tempo! O ideal é tempo aberto total, quanto menos nuvens melhor.

Como fotografar o Neowise?

• O Neowise não está tão visível no céu a olho nu, portanto considere levar uma lente de longo alcance, ou um binóculo, para procurá-lo no céu. Eu já tentei hoje dia 23, e acredite, é como procurar uma agulha no palheiro.

• Vamos entender o seguinte: O cometa não se mexe no céu, como um meteoro que passa rasgando. Ele aparece como uma estrela, estática, e uma fumacinha saindo dela, que é a cauda. Então você está querendo fotografar uma cena que tem uma estrela como elemento principal. Por isso, será interessante usar uma lente zoom, com pelo menos 200mm de distância focal para tentar garantir um tamanho maior a ele na cena, e ao mesmo tempo buscar algum elemento para colocar junto, como uma árvore, uma montanha, etc.

• Use a regra dos 500 para calcular a velocidade de disparo, e evite abusar do tempo de exposição, você quer o cometa como uma bolinha mesmo, uma estrelinha com cauda, e não um traço, no estilo star-trails.!

• Tripé e controle remoto são essenciais!

• Encontrou o bendito? Um timelapse vai cair muito bem também!

Onde fotografar o Neowise no Rio de Janeiro?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Que ele não está tão brilhante como na passagem pelo hemisfério norte, já sabemos. Mas, será possível fotografá-lo dentro da cidade, com toda a PL (poluição luminosa) que temos aqui, quando ele estiver mais alto, no céu noturno? Só saberemos lá, nestes dias. Porque se isso for possível, escolha o seu landmark preferido – Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea – faça seus cálculos de posição usando o Photopills + Stellarium e boas fotos!

Mas, não sendo possível (o que eu acredito mais) , o ideal é sair da cidade. Ir para o interior, região serrana, ou região dos lagos, estou falando de lugares escuros mesmo, para poder tentar vê-lo e aí sim fotografá-l0. Pense que você quer um lugar escuro para fazer uma foto da Via Láctea. A ideia é essa.

Os mirantes do Rio, além de estarem fechados por conta da pandemia, são virados para leste, oeste e sul! Temos poucos ou nenhum mirante relevante virado para norte. Portanto, dos mirantes também será difícil fotografá-lo.

Vai tentar no Rio mesmo, sem sair da cidade? Ok, então procure lugares onde não há iluminação, como a região da praia de Guaratiba, ou a praia da Reserva, ou a Prainha.. mas sempre apontando sua câmera para noroeste, após o por do Sol, e observando a altitude do cometa naquele momento. Se você tiver uma montanha muito alta à sua frente, com altitude maior do que a altitude do cometa em relação à você, não adianta muito estar no lugar mais escuro do mundo, que você também não vai ver. Ou, pode tentar a sorte em algum mirante desde que seja bem alto, longe da iluminação da cidade, como o Parque da Cidade de Niterói por exemplo.

Atualização: 24/07 – Foto técnica no Parque da Cidade de Niterói

Dia 24/07 fui tentar a sorte no Parque da Cidade de Niterói, um lugar alto e um pouco afastado das luzes mais próximas da cidade. A ideia, era ficar bem alto para poder “subir”a linha do horizonte em relação ao cometa e tentar pegá-lo alto, longe da PL das cidades no entorno do Rio. Eu resolvi investir neste dia de ultima hora porque o tempo estava muito aberto, bem mais do que no dia 23, então valeria a pena tentar de qualquer forma.
Fiz centenas de fotos, e nada, nao vi nada. Mas, chegando em casa, e avaliando as fotos na tela do computador, consegui identificar a pequena luz verde (a cor dele atualmente) mas sem a cauda, no meio da constelação de Ursa Maior.

Ele tem um brilho mais apagado do que as estrelas ao redor e a cor verde. Com a poluição luminosa da cidade, a cauda acabou não aparecendo na foto, ainda não estou satisfeito, mas, tecnicamente, o cometa está registrado ali! veja nas imagens abaixo.

Dados:
ISO 1250
f/5.0
2,5″ exposição
Canon 5Ds com 100-400mm em 130mm;
Foto feita às 18:27PM, azimute 321º, Neowise com 7º de altitude

Conclusão desde dia 24/07

  • Fotografando dentro da cidade, a cauda é minimamente visível, apenas antes de as luzes da cidade dominarem a cena. Quando as luzes se acendem, a cauda some.
  • Portanto, se for tentar fotografar da cidade, faça o possível para encontrá-lo antes desta troca de luzes, ainda na golden/blue hour!
  • Nas suas fotos, procure por um ponto esverdeado, embaçado, com menos iluminação do que as estrelas ao redor.

Atualização: 25/07 – Fotos do cometa Neowise na Região dos Lagos, interior do Rio!

Dia 25/07 insisti na missão do cometa e fui para Barra de São João, pequena cidade praiana na Região dos LAgos, próxima a Rio das Ostras. Esta cidade tem um rio (rio São João)  que desemboca no mar, e apontando a câmera para noroeste, na beira do rio, consigo uma cena com o rio e um morro próximo, o morro São João. Calculei a altitude do morro no ponto escolhido, e dava por volta de 8º no horizonte. O cometa apareceria no por-do-Sol, a partir de 11, 12º de altitude, ou seja, por um breve período de tempo, daria para pegar ele em cima do morro. Fui pra lá (170km do Rio de Janeiro) e a foto saiu! Não com o brilho que eu esperava, mas deu até pra fazer um timelapse. A conclusão óbvia é que realmente, para ter uma foto minimamente boa, seria preciso sair do centro urbano. Veja no video abaixo como ficou!

Não deixe de tentar

pois a próxima passagem do Neowise pela Terra está estimada em 6800 anos segundo a Nasa! Será que dá pra esperar? 😉

Eu por aqui estou tentando, e se conseguir, vai ter video no canal! 

Se você curtiu esse conteúdo..

Mas ficou com muitas dúvidas, é sinal de que o meu curso de fotografia de paisagem vai cair como uma luva para você!
Inscreva-se agora neste link, para a próxima turma, que será lançada em agosto a preço promocional!

Boas fotos e boa sorte!
Abraços, Marcello

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!