Vamos falar sobre o tamanho do sensor da câmera!

O tamanho do sensor da câmera é uma informação ultra relevante sobre a sua câmera, visto que 99% das DSLRs ou Mirrorless tem baaaaasicamente as mesmas funções e fotografam da mesma forma.

Enquanto sensores maiores vão produzir imagens maiores e com mais qualidade, sensores menores são usados em câmeras menores, ganhando em portabilidade e custo!

Como referência, veja a imagem abaixo: ela compara os diferentes tamanhos de sensores mais comuns do mercado: Full Frame, APS-C e Micro 4/3.

Tamanhos

Sim, existem sensores maiores do que os Full Frame (como os das câmeras médio-formato) e também menores do que os Micro 4/3 (como os dos celulares) mas em linhas gerais os Full Frame (FF) estão no “topo da cadeia alimentar” dos sensores das câmeras comuns.

Eles tem essa medida (36mm aproximadamente) pois foram criados a partir do tamanho do antigo filme negativo que usávamos nas câmeras, que tinha 35mm. A partir dele foram criados sensores menores, que baratearam a produção deles e também das câmeras, que não precisavam ser tão grandes.

Depois dos full frame, os sensores APS-C são os mais comuns nas câmeras, as chamadas “cropadas”. Estes sensores são em média 40% menores do que os Full frame (varia um pouco entre Nikon e Sony que usam o mesmo sensor, e a Canon, que usa outro sensor). Por fim, os sensores Micro 4/3 são largamente utilizados em câmeras mirrorless pequenas e super portáteis.  

Resolução

Os sensores digitais são compostos por pixels, que ficam posicionados um ao lado do outro. A quantidade de megapixels é medida pela multiplicação de quantos pixels há na vertical x horizontal.

Por exemplo, um sensor tem 6.000 pixels alinhados na horizontal, e 4.000 pixels na vertical, portanto, 6.000 x 4.000 = 24.000.000 = 24 megapixels.

Quanto mais pixels no sensor, maior a resolução da foto.

Um sensor de 24 megapixels produz fotos de 50cm de largura, direto da câmera;

Um sensor de 50 megapixels produz fotos de 75cm de largura, direto da câmera;

Porém, nem sempre quantidade é igual a qualidade!! Em situações de baixa luz (fotos noturnas, astrofotografias) os sensores com muitos megapixels tendem a entregar fotos muito “granuladas” e com muito ruído digital.

Qualidade da imagem

Quanto maior a superfície do sensor, mais luz será captada; quanto mais luz, mais qualidade, mais informação. Simples assim! Isso significa que câmeras com sensores full frame produzem imagens com mais definição, mais qualidade em geral, quando comparadas com as mesmas imagens produzidas por sensores menores como o APS-C por exemplo.

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Marcas

Existem tantas marcas e modelos de câmeras no mercado que as vezes é muito confuso saber qual câmera tem qual sensor. Por isso, na sua pesquisa, de um Google com “camera [x] sensor” por exemplo “Canon 6D sensor” para saber e não se confundir.

Distância focal / crop na imagem

Aqui está um pulo do gato dos sensores. Todas as medidas da fotografia digital são baseadas para o sensor Full Frame. Portanto se você clica uma foto com uma câmera full frame e uma lente 50mm, e depois usa a mesma lente 50mm em uma câmera APS-C, esta segunda foto será captada pelo equivalente a 80mm, pois o sensor APS-C utiliza apenas o “centro” da sua lente, perdendo cerca de 40% da área da distância focal utilizada. Para o caso de fotos com grandes zooms (fotografia de aves por exemplo) as câmeras cropadas são uma grande vantagem pois alem de mais leves e menores, entregam essa foto com uma aproximação maior!

Para entender melhor essas diferenças nas lentes para câmeras Full Frame x câmeras cropadas, leia este artigo que eu escrevi sobre grande angulares para fotografia de paisagem, e este outro aqui sobre lentes teleobjetivas para o mesmo fim!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, Lightroom Classic Completo, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!