Eu não sei se é a sua praia, mas esse é um tema que eu particularmente adoro, e sei que muita gente que me segue nas redes também gosta porque eu vejo as fotos rolando no Instagram: Fotografia de aves!

Bom, resolvi falar sobre isso essa semana e vou dar 10 dicas fundamentais para você aumentar as suas chances de fazer boas fotos!

1. Invista em uma teleobjetiva

Não tem jeito, as aves são ariscas. Se chegar perto, ela voa pra longe. Então para começar essa brincadeira é legal ter uma lente com pelo menos 300mm de distância focal, pois 200mm eu ainda acho muito limitador para fotografia de aves.

Eu usei a 100-400mm da Canon pra fazer essa foto acima, mas existe também a 70-300 da própria Canon, a 150-600mm da Sigma, entre outras.. Tem até um artigo no meu blog sobre essas lentes: https://marcellocavalcanti.com.br/lentes-teleobjetivas-zoom-para-fotografia-de-paisagem/

2. Modo Burst / Disparo contínuo

Praticamente todas as câmeras tem o modo de disparo contínuo ou “burst” (não confundir com “bulb” que é outra coisa). O disparo contínuo você aperta o botão e não larga mais, enquanto a câmera dispara em sequência. Algumas câmeras tem 3 disparos por segundo, 5, 8, até 20 disparos POR SEGUNDO! 😱  Esse modo de disparo é o ideal pois a ave se mexe o tempo todo, e conseguir a foto exata, com a cabeça na posição certa, é bem difícil! Portanto a dica é “largar o dedo” e depois conferir as melhores.

3. Cuidado com o fundo!

Uma foto BOA de ave tem um fundo harmônico, de preferência bem desfocado, mesclando tons da floresta, verde, azul, marrom, amarelo etc. Cuidado com céu muito claro, estourado, ele pode deixar a sua foto desequilibrada e prejudicar a visualização da ave. Veja essas 2 fotos abaixo, o céu estava nublado estourado em branco, então procurei um ângulo um pouco melhor para ter apenas floresta verde atrás do tucano! Veja como a 2º foto, da direita, é MUITO melhor!

4. Velocidade alta!

Como eu disse na dica 2, as aves se movem sem parar, e muito rápido. Portanto é bom que você suba bem a velocidade de disparo, pelo menos em 1/500, para garantir uma foto nítida! Use o diafragma mais aberto possível da sua lente para compensar a entrada de luz, e se preciso, suba o ISO! É melhor uma foto um pouco granulada, mas nítida, do que uma foto de ISO baixo, com a ave levemente borrada de movimento! 🤓 Se a ave estiver em vôo então, suba para pelo menos 1/1000.

5. Acorde cedo

As aves acordam cedo, no nascer do Sol! Fazem uma algazarra essa hora da manhã, se alimentam, vocalizam, voam em grupos, etc. É o horário ideal para sair a caça das melhores fotos, além disso a luz matinal deixa o céu com tons mais suaves e vai favorecer a sua foto.

6. Limpe a cena

Em cenas urbanas é comum vermos pássaros, em postes, fios, muros, e árvores na cidade. Ao fotografar, atenção ao que está sobrando na sua cena! Um poste de luz, um prédio ao fundo, uma calha de telhado.. tente dar o aspecto mais natural e harmônico à sua foto, apenas alguns passos para o lado e você já muda completamente o seu enquadramento – a não ser que a ideia da foto seja justamente retratar a ave em seu habitat urbano, como a foto abaixo da corujinha se escondendo nos canhões históricos do forte de Copacabana! Mesmo deixando o canhão aparecer na foto, eu busquei um ângulo que deixasse a foto mais limpa, com o céu azul de fundo.

7. Foco automático em modo SERVO

O foco manual será dificílimo de operar em uma situação tão dinâmica como essa. Use o foco automático (AF) preferencialmente no modo Servo, que é o modo “automático do automático” ou seja, ao apertar o botão para fazer o foco a câmera encontra o elemento que está em movimento na cena (a ave) e mantém o foco nela, atualizando, enquanto você dispara. Dessa forma suas chances de conseguir mais fotos em foco será muito maior!

8. Mata fechada? Superexponha!

Se o ambiente onde o seu pássaro estiver for de mata fechada, mais escura que o normal, (mesmo de dia) superexponha sua fotometria em 1 a 1.5 pontos! É melhor trazer a foto um pouco mais clara, e corrigir esse contraste na pós, do que trazer a foto escura demais, e não conseguir revelar todas as cores da floresta e da ave no Lightroom.

9. Modo silencioso

Se o ambiente estiver silencioso – novamente, uma mata fechada- use o modo silencioso da sua câmera (várias tem!). As mirrorless já são muito mais silenciosas por natureza, (algumas clicam sem nenhum som!) mas as APS-C são barulhentas por causa da batida interna do espelho. No modo silencioso, ela dá uma “freiada” no espelho, perdendo em velocidade (você não conseguirá todo o burst disponível na sua câmera) mas ganha em discrição, diminuindo a chance de espantar a ave só com o barulho dos disparos CLAC! CLAC! CLAC! CLAC!

10. Compartilhe comigo! 😅

Fez uma foto bacana de uma ave e quer a minha avaliação? Manda pra mim respondendo esse email que eu passo as minhas sugestões!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!