Já viu esse livro?

Se tem uma coisa que eu invisto meu dinheiro suado é em livros, especialmente de fotografia. O bom do livro é que ele é totalmente atemporal, os temas e a abordagem sempre pode ser revista e re-interpretada, de acordo com a fase da sua fotografia. Claro que não estou falando de livros técnicos, pois a tecnologia avança rápido e muita coisa vai ficando para trás. Estou falando de livros conceituais.

Um dos livros que eu mais gosto de indicar aos alunos é o Fotógrafos Sobre A Fotografia – Olhe, Pense e Tire Fotos Como Os Mestres. O autor, Henri Carroll, é conhecido por seus livros hiper didáticos, simples de entender e que usam muito imagens de grandes fotógrafos, desmistificando-as e nos fazendo compreender como chegar a um resultado como aquele.

Eu tenho até uma história curiosa com o seu primeiro livro, “Leia Isto Se Quiser Tirar Fotos Incríveis“. É um livro para quem está começando na fotografia, beem básico mesmo. Acontece que lá em 2014, eu ganhei um livro destes de presente de Natal da minha irmã, e quando abri o embrulho, achei hilário ela me dar um livro para iniciantes, quando eu já tinha pelo menos uns 8 anos de fotografia. Porém ao folhear o livro, percebi que a didática era incrível, e pensei ” se algum dia eu vier a dar aulas de fotografia, minha didática vai ser assim”. Um ano depois eu iniciava meus primeiros cursos de fotografia como professor, e certamente bebi muito daquela fonte para montar as minhas aulas.

Esse livro “Leia Isto..” bombou tanto mundialmente (mais de 300.000 cópias vendidas) que o autor surfou essa onda lançando outros títulos, focados em paisagem, retratos, Instagram.. e finalmente, o livro que eu vou indicar neste post, Fotógrafos Sobre A Fotografia – Olhe, Pense e Tire Fotos Como Os Mestres.

Nesse livro, o autor revela dezenas de frases de grandes fotógrafos, acompanhadas de uma foto daquele artista, e explica um pouco da vida e obra de cada um destes fotógrafos, para que possamos entender o teor daquela frase no contexto em que foi dita e por quem foi dita.

É muito interessante não só para conhecer os grandes mestres da fotografia mas também se inspirar com essas frases incríveis que muitas vezes mostram que estamos no caminho certo no desenvolvimento do nosso olhar – ou as vezes, nem tão certo assim.

Claro que não vou dar muitos spoilers do livro aqui, mas não acho que faça mal abrir algumas das frases do livro, para você se inspirar também!

“Tiro fotografias não apenas com os meus olhos, mas com todo o meu corpo”
Daido Moriyama

Eu gosto demais dessa frase porque ela vai muito de encontro com algo que eu digo no meu Curso de Fotografia de Paisagem.. para o fotógrafo sentir a natureza, o som, a direção do vento, o cheiro, quando chegar a um local para fotografar, e não ir direto ao ponto.. pare, olhe, escute, veja, observe, pense.. só depois disso, saque a câmera.

Se você não conhece o Moriyama, ele é um incrível fotógrafo de rua, trabalha com imagens em preto-e-branco, super saturadas, em movimento.. percorre as ruas de grandes metrópoles japonesas sem destino fixo, apenas observando o que está acontecendo, guiado por cheiros e sons, munido de uma câmera compacta para não chamar atenção e “estragar” a cena que está vendo.

“Não há regras. Mas às vezes, você precisa de parâmetros”

Todd Hido

Eu estou de acordo com essa frase, porque ensino muito sobre regras na fotografia, justamente para o aluno aprender a quebrá-las conscientemente. Não acredito em uma fotografia 100% livre, pois essa liberdade total pode também levar a incoerência, um trabalho vazio, sem objetivo algum. Gosto da fotografia que tem propósito, mesmo que o propósito seja quebrar todas as regras – mas para quebrá-las, é preciso conhecê-las.

O autor da frase, o americano Todd Hido, decidiu criar uma série chamada Paisagem, onde sempre fotografaria de dentro do carro, com o vidro fechado (portanto o vidro embaçado entra na construção da imagem), durante o inverno e em locais não reconhecíveis. Outros elementos como a hora do dia, tema, paleta de cores e condições climáticas eram deixados em aberto, e esses eram os seus parâmetros – rígidos o suficiente para orientar a sua criatividade e flexíveis o suficiente para permitir fotos inesperadas.

” A fotografia é uma forma de possuir um objeto que você realmente não pode possuir”

Penelope Umbrico

Outra frase incrível e que vai muito de encontro aos meus objetivos na fotografia, especialmente quando estou clicando paisagens extremas ou vida selvagem. Paisagens como vulcões, tempestades, raios, ou o movimento da Lua no céu, quando parece “tocar” elementos da Terra, são momentos de rara beleza, que não ocorrem novamente, por isso possuir esses momentos com uma imagem capturada é de certa forma controlar aquela cena para sempre. O mesmo acontece com fotos de bichos, vida selvagem, são difíceis de conseguir, mas quando conseguimos, “é nossa” para sempre.

” A câmera sempre me deixou pasmo. Reconheço-a pelo instrumento que é, parte Stradivarius, parte bisturi”

Irving Penn

Uma frase de mestre, dita por um mestre da fotografia em especial retratos, Irvin Penn (aliás se você não tem o livro/catálogo dele, Irvin Penn – Centenário, do IMS, recomendo procurar!). Ele compara a câmera, nosso instrumento de trabalho, como metade Stradivarius, e metade bisturi; o Stradivarius é um dos instrumentos musicais mais cultuados da história da humanidade, um violino perfeito, construído manualmente, que permite o músico conseguir notas perfeitas (um instrumento raro desses custa mais de 30 milhões de reais!) ou seja, é a metade poética da câmera, a metade criativa; e o bisturi seria a metade técnica, quando lidamos com a fotometria, o foco, etc.

Essa frase também é uma outra interpretação de uma frase minha para os alunos especialmente os iniciantes: A fotografia é dividida em técnica e criatividade. Enquanto você não dominar a técnica, não conseguirá ter a mente livre para criar sem amarras, para deixar sua imaginação fluir e conseguir as fotos que deseja fazer.

E assim segue o livro, com cerca de 50 frases de grandes fotógrafos, como David Hockney, Ansel Adams, Man Ray, Dorothea Lange, Edward Weston, Vik Muniz, Nobuyoshi Araki, entre outros.

O livro pode ser encontrado na Amazon, neste link: https://amzn.to/3Uzxg4c

Boa leitura!

abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!