Foram 10 anos elaborando este projeto…

…até o dia do grande lançamento do livro “Augusto Malta Revival”, em 7 de novembro de 2023.

Um projeto autoral, que eu comecei meio de brincadeira, em 2013, apenas para ver o resultado visual, e tomou enormes proporções ao longo do tempo. Já fiz uma grande exposição (2015), já licenciei dezenas de imagens para livros didáticos, já fiz inúmeras palestras e lives sobre ele; e enfim, posso dizer que também lancei o livro.

O QUE É O PROJETO AUGUSTO MALTA REVIVAL?

Basicamente, em 2012 eu tive a ideia de sobrepor uma foto minha do Rio de Janeiro, feita do alto do morro Dois Irmãos, em cima de uma foto do mesmo ângulo, quase igual, feita por Augusto Malta em meados de 1910 (mais de 100 anos antes da minha). Depois de sobrepostas, eu apaguei partes da foto atual, deixando uma mescla suave entre as duas imagens, como se fosse um só tempo misturado. O resultado deu super certo, e a partir daí eu comecei a colecionar fotos daquele fotógrafo para poder sobrepor fotos minhas feitas no mesmo local. Veja este exemplo abaixo:

Para quem não conhece, Augusto Malta (Alagoas, 1864 – Rio de Janeiro, 1957)  foi um fotógrafo que registrou oficialmente o Rio entre 1903 e 1937, comissionado pela Prefeitura do Rio, em especial durante duas gestões, a do prefeito Pereira Passos (1902-1906) e do prefeito Carlos Sampaio (1920-1922) quando a cidade passou por grandes obras estruturais, com melhorias no saneamento básico, abertura de avenidas, construção de edifícios, teatros, linhas de bonde elétricos, alargamento de ruas, etc.

Nestes quase 40 anos de trabalho, usando câmeras de grande e médio formato, com negativo de vidro, Malta deixou de legado para a cidade um acervo estimado entre 40.000 e 70.000 chapas, que estão guardadas em diversos acervos públicos e privados do Rio, como o Instituto Moreira Salles, o Museu da Imagem e do Som, a Biblioteca Nacional, O Instituto Light, entre outros.

Eu tive a ideia em 2012 mas só comecei a tocar pra valer um ano depois, e em 2014, com várias imagens prontas,  postei algumas nas redes, e rapidamente o trabalho viralizou. Em 2015, por conta das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, fui convidado pela Light a fazer uma exposição sobre o projeto (veja detalhes daquela expo aqui) e também dei algumas palestras sobre o projeto. A essa altura eu já estava com diversas autorizações para utilizar as fotos de Malta – que já estão em domínio público – e também contava com a simpatia de alguns familiares do célebre fotógrafo, o que é um grande incentivo para continuar o projeto.

Entre 2016 e 2020 eu continuei produzindo imagens, já com a ideia de fazer um livro em algum momento. Esta ideia tomou fôlego em meados de 2021, quando consegui o 1º patrocinador para enquadrar o livro nas leis de incentivo do município do Rio de Janeiro (Lei do ISS). Por causa dos efeitos da pandemia em 2020, as empresas pouco pagaram impostos naquele ano, por isso precisamos adiar mais um ano o projeto do livro, e buscar outros patrocinadores para fechar a conta.

Finalmente em 2023, dez anos depois que eu comecei este projeto, pudemos finalizar o livro e fazer um grande lançamento, na Janela Livraria do Shopping da Gávea. No dia do lançamento, elaboramos uma palestra/bate papo com a participação da jornalista Bianca Ramoneda, que brilhantemente conduziu essa conversa comigo dentro de uma sala de cinema abarrotada de gente sentada nas cadeiras e pelo chão, para ver as imagens do antes/depois do Rio no telão do cinema, em alta definição. Foi incrível, muita gente veio ver e comprar o livro, e quase esgotamos a tiragem durante o lançamento!

Gostaria de agradecer aos patrocinadores do livro, Clínica Cavallieri, Brasil GTW/Enesco, e CPH Energia, e claro à Secretaria de Cultura do município do Rio de Janeiro; agradecer também à Janela Livraria e o Cinema Estação NET Gávea pelo acolhimento no nosso lançamento, além é claro da querida Bianca Ramoneda que transformou o lançamento num grande evento; aos acervos que cederam imagens para que eu pudesse trabalhar no livro: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Fundação Biblioteca Nacional, Instituto Moreira Salles, Museu da Imagem e do Som, Instituto Light e Museu da República. Também deixo meu agradecimento à direção da Rede PEA/UNESCO, que abriu as portas de várias escolas públicas para que pudéssemos levar para aquelas crianças um pouco de cultura, arte e história através de palestras e doações deste livro. Por fim, um agradecimento especial a todos que trabalharam comigo no livro, remunerados ou não, mas que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar este sonho! Veja abaixo as fotos do lançamento!

(Fotos de Lucas Gama)

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!