Olá tudo bom!

Hoje vou falar aqui de um assunto polêmico na fotografia: o estabilizador de imagem da lente!

Conhecido entre Canonzeiros como IS (Image Stabilization) e pelos Nikonzeiros como VR (Vibration Reduction), e sem esquecer os Sonyzeiros que chamam de OSS (Optical Stabilization System) este é um sistema adicional, que vem em algumas lentes, para auxiliar o fotógrafo a conseguir fotografar em velocidades mais lentas (1/100, 1/80, 1/60, 1/45, etc) sem tremer a foto.

Como funciona?

👉🏽 Ao fotografar com a câmera na mão, (sem tripé), o fotógrafo SEMPRE causa um leve movimento de cima para baixo, ao apertar o botão para disparar. Mesmo que prenda a respiração e clique com muito cuidado, esse movimento vai ocorrer.

👉🏽 Se a velocidade utilizada no momento for alta, como 1/500, 1/1000, 1/12000, etc, o disparo será muito rápido, praticamente instantâneo ao clique, por isso essa vibração não será percebida na foto.

👉🏽 Porém, se a velocidade for mais baixa (1/60, 1/45, 1/20, 1/10, etc) essa vibração poderá ser percebida na foto, e você terá uma imagem tremida. Muitas vezes olhamos a foto na tela traseira da câmera e achamos que está tudo bem, mas na hora de abrir no computador, você verá que ele está levemente borrada.

⚠️ Veja este exemplo abaixo, cliquei a cena com 1/60 de velocidade, com a câmera na mão, sem tripé. A foto inteira parece ótima, mas quando você aproxima bem a cena, dá pra ver que não está 100% nítida!
Para essas situações, onde você sente a necessidade de usar uma velocidade mais baixa para captar luz sem subir muito o ISO, é que serve o IS ou VR!
Ele é acionado na lente por um botão na lateral da lente, como na imagem no topo deste post. Se você sentir que vai precisar usar o estabilizador, ligue ele na lateral da câmera e refaça a foto, e compare os resultados na hora.

Normalmente o fabricante diz quantos stops de luz aquele estabilizador vai te dar de ganho, portanto você precisa definir qual velocidade limite você consegue usar naquele momento, para que o estabilizador te ajude. Por exemplo:

🔹 Digamos que você tente fazer a foto com 1/60, e saia tremida. Refaça a foto com 1/80 (mais rápida) para ver se consegue ela nítida. Conseguiu? ótimo. Agora ligue o IS/VR da sua lente. Se ele te dá 1 stop de ganho de luz, significa que, de 1/80, você poderá baixar a velocidade para 1/40, (+ 1 stop) porém captando mais luz e sem tremer a foto! Se ele te dá 2 stops de ganho, você poderia fotografar a mesma cena a 1/20 sem tremer. E por aí vai.
👉🏽 Para algumas lentes, os fabricantes dizem que o IS/VR funciona para 3, e até 4 stops de luz!

Geralmente lentes teleobjetivas profissionais que tem estabilizador também podem neutralizar o movimento na horizontal (panning) acionando um botão extra na própria lente (como IS mode 1/ mode 2)
Tem gente que deixa o estabilizador ligado 100% do tempo, para que ele funcione quando se precisa, mas essa é uma atitude equivocada. Primeiro que, se o estabilizador funcionasse dessa maneira, não precisaria nem do botão liga/desliga, certo? (quem funciona assim, medindo o movimento e fazendo a estabilização precisa, é o IBIS, um sistema novo que algumas mirrorless tem, mas isso é assunto pra outro post) então vou explicar aqui 2 situações em que o estabilizador deve ser desligado:

1) Se você for fotografar com tripé, ESQUEÇA o estabilizador. Desligue!! Pois a lente não saberá que a câmera está no tripé, e fará o movimento interno dos vidros para neutralizar o possível movimento, causando uma vibração indesejada na lente e consequentemente borrando a foto propositalmente! Acredite, já aconteceu comigo centenas de vezes e o resultado é flagrante!
2) Para velocidades intermediárias, como 1/250, 1/320, 1/500, que são muito usadas pelos fotógrafos, o estabilizador ligado poderá causar uma leve vibração na foto, deixando-a tremida sem necessidade. Eu já identifiquei essa situação nas minhas fotos, por deixar esquecido o estabilizador ligado, e as fotos mais rápidas sairem assim. Quando se sobe muito a velocidade, como 1/1000, 1/2000, acaba que o disparo é tão rápido que “passa por cima” do movimento de estabilização e este não causa qualquer efeito. Por isso, atenção ao uso indevido do estabilizador!
E você, qual é a sua experiência com o estabilizador da lente? Boa? Ruim?  Me segue lá no Instagram e comenta comigo no direct! Tendo mais alguma dúvida sobre o tema, posso te ajudar por lá! 🙂
Abraços,
Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!