Eu sei que a Lua cheia é “A” lua, que todo mundo gosta de fotografar, de postar, etc. Mas existe outra fase da Lua que também é espetacular, e pouca gente sai pra fotografar: a Lua minguante!

Veja que incrível essa, que eu fotografei numa madrugada vermelha – influência do vulcão de Tonga!

Vamos lembrar do básico:

⏱️ A lua orbita em torno da Terra e leva 27 dias e 7 horas para completar uma ciclo completo.

🌎  A interação posicional entre a Lua, a Terra e o Sol provoca sombras na Lua, e essas sombras são visíveis da Terra, formando “as luas” que conhecemos: Minguante, Crescente, Quarto Crescente, Nova, Cheia, etc.

🌙  São 8 fases descritas pela ciência, e hoje vamos falar da fase minguante.

Na fase minguante, a Lua vai perdendo luminosidade a cada minuto, por isso vemos ela dia após dia cada vez mais “fina”, formando aquele lindo desenho de meia-lua até sumir completamente, mudando de fase para a Lua Nova, quando ela fica invisível aos nossos olhos por estar alinhada na direção do Sol.

A lua minguante é pouco fotografada (em relação às demais) porque ela nasce no horizonte pouco tempo antes do nascer do Sol, à Leste, e dura pouco tempo no céu, as vezes menos de uma hora, pois assim que o Sol nasce, ela já fica praticamente invisível, ofuscada pela dispersão da luz solar na atmosfera. Ela continua ali, seguindo seu curso no céu, mas nós é que não conseguimos mais enxergá-la.

Para fotografar a Lua minguante, você precisa:

1️⃣  Saber quando ela estará nesta fase. Há diversos aplicativos para celular com o calendário lunar. Eu uso um chamado “Fases da Lua”, que é grátis.

2️⃣  Definiu a data? ótimo! Agora escolha uma cena de paisagem interessante virada para Leste, pois é deste quadrante que ela vai sair bem cedo. O app que eu uso “fases da Lua” também indica que horas ela vai nascer.

3️⃣ Agora é se organizar para acordar muito cedo, chegar no local pelo menos uma meia hora antes, para assistir e fotografar este espetáculo! O interessante da lua minguante é que nesse horário do seu nascer, o Sol estará próximo de surgir, por isso sua foto terá como pano de fundo um lindo céu de blue hour, virando para golden hour, com aquelas cores variando entre o lilás, o rosa e o amarelo. Mas seja rápido e eficiente, pois assim que o astro-rei despontar no horizonte, ela vai ficar muito fraca no céu e sumir rapidamente.

Essa é uma das fotos que eu mais gosto da minguante, que eu fiz aqui no Rio, gravando para um dos primeiros videos do meu canal no Youtube.. Esse video acabou não saindo, (o áudio não ficou legal) mas as fotos renderam demais! 😁 A foto foi feita por volta das 6 da manhã na Praia Vermelha, que aliás é um ótimo lugar pra ver a Lua minguante aqui na cidade.

Eu gosto dessa Lua em especial porque ela tem esse mistério, essa efemeridade de só ocorrer bem cedo, e por pouco tempo.. é realmente uma lua especial.

E você, já teve a chance de fotografar uma minguante? Muita gente confunde ela com a crescente, que tem um desenho parecido visualmente, mas aparece sempre no pôr do Sol, à oeste, e não no nascer..

Fez alguma minguante? manda pra eu ver!

Por hoje é só!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!