Muitas vezes quando estamos começando na fotografia acabamos por nos complicar um pouco por causa dessa sopa de letrinhas que tem no seletor de MODO DE DISPARO, não é mesmo? 

Troço complicado né? Pra que isso? porque não seria mais fácil só apontar a câmera e fazer a foto, como um celular?

Bom, existe essa possibilidade também.

Mas a fotografia é tão interessante justamente pela capacidade que a câmera nos dá de controlar a entrada de luz ao nosso modo, para fazer fotos criativas e diferentes do que as pessoas estão enxergando com os seus olhos! E é para isso que servem esses modos de disparo, cada um tem uma característica diferente.

A sigla de cada modo muda de acordo com a marca (ah.. eterna guerra das marcas 🙄 ) portanto oriente-se de acordo com a marca/modelo de câmera que você usa ok! Neste email eu vou focar em 4 destes modos, os mais usados: A, Av, Tv e M.

Modo A (Canon) ou AUTO (Nikon)

Este é bom e velho AUTOMÁTICO, geralmente representado na cor verde. Deixe nele e apenas aponte e atire, que a câmera fará todas as medições de luz para você e te entregará o melhor resultado de acordo com o que o software dela julgar como bom.

👉🏼 Ideal para ser usado em condições de luz abundante, como durante o dia na praia, no parque, lugares em que não há muita sombra, e também por quem ainda não domina os outros modos mas quer começar a se acostumar a fotografar com a câmera, sentir o peso, usar as lentes, etc.

Modo Av (Canon) ou A (Nikon)

Este é o modo de prioridade de abertura. Ao selecioná-lo, você poderá fixar a abertura do diafragma e o ISO, e a câmera fará as configurações de velocidade para que a sua foto saia “zerada” no fotômetro.

💡 Se você colocar o ISO no modo automático (muitas câmeras tem) ela vai controlar ISO e velocidade pra você.

⚠️ Caso você queira que ela saia com -1 ponto no fotômetro, ou + 2 pontos, por exemplo, você precisa combinar o uso deste modo com a compensação de exposição, que eu expliquei pra você umas 8 ou 9 semanas atrás, procura ai nos seus emails! 😜  

👉🏼  Este modo é ideal para fazer timelapses por exemplo, onde você fixa a abertura, o ISO e deixa a câmera escolher a velocidade ideal para aquelas fotos, de acordo coma mudança da luz. Outra opção é quando você está fotografando algo bem de perto, com o fundo desfocado, e a luz está mudando muito; para isso você mantém o diafragma fixo no mais aberto que você tiver, e a câmera decide a velocidade e o ISO.

Modo Tv (Canon) ou S (Nikon)

Este é o modo de prioridade de velocidade. Ao selecioná-lo, você poderá fixar a velocidade do obturador e o ISO, e a câmera fará as configurações de abertura do diafragma para que a sua foto saia “zerada” no fotômetro.

💡 Se você colocar o ISO no modo automático (muitas câmeras tem) ela vai controlar ISO e diafragma pra você.

⚠️ Caso você queira que ela saia com -1 ponto no fotômetro, ou + 2 pontos, por exemplo, você precisa combinar o uso deste modo com a compensação de exposição, que eu expliquei pra você umas 8 ou 9 semanas atrás, procura ai nos seus emails! 😜

👉🏼  Este é o modo queridinho dos fotógrafos de esporte, cenas de ação, fotografia social, fotojornalismo, vida selvagem.. porque nele, você fixa a velocidade em um valor confortável para que a foto não saia tremida (tipo 1/500, 1/1000 por exemplo) e a câmera se encarrega de zerar o fotômetro para você. Este tipo de foto é muito dinâmica, tudo acontece muito rápido e as vezes não dá tempo de pensar e re-configurar os parâmetros de acordo com uma eventual mudança de luz por isso este modo é o ideal para sessões fotográficas deste tipo.

Modo M (todas as marcas)

Chegamos ao modo M, o famoso MANUAL. Neste modo o fotógrafo deve controlar manualmente cada parâmetro – ISO, velocidade e diafragma. É certamente o modo mais complicado de usar, mas também é o que mais se aprende sobre controle de luz, quando usado exaustivamente.

⚠️  Neste modo, não tem compensação de exposição automática; você faz a sua fotometria para deixar entrar mais ou menos luz, por isso o fotômetro é um grande aliado do fotógrafo usando o modo M.

👉🏼  Recomendo este modo para fotografias de paisagem, onde há tempo para organizar a sua fotometria com calma, e ir mudando os parâmetros aos poucos de acordo coma mudança de luz. Fotógrafos de estúdio, que tem a luz controlada, também podem usar com tranquilidade o modo M pois como a luz não muda, ele faz a fotometria de acordo com aquela luz e pronto.

😲 Existem ainda outros modos, como o P, o B, o C1, C2, C3.. mas esses eu deixo pra abordar em outra dica da semana, senão é informação demais para um artigo só! 😉

Aposto que a partir de agora você já vai olhar para o seletor de modos de disparo da sua câmera com muito mais confiança!

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!