Olá tudo bom!

Aposto que você, fotógrafo(a), já ouviu falar nisso! Aberração cromática! Ou, se não ouviu, já teve que lidar com esse problema sem saber muito como! 😉

Calma que eu explico!

Dá uma olhada nessa foto abaixo. A princípio, uma foto normal, certo?

Agora, veja essa parte da foto na ampliação máxima, da árvore à direita, e repare nessas linhas, uma verde, outra rosa, contornando o tronco!

Muito prazer! Esta é a temida ABERRAÇÃO CROMÁTICA! 😱

A aberração cromática é um defeito que praticamente todas as lentes de fotografia tem.

Em termos técnicos, é um problema ótico que ocorre quando a lente não consegue absorver todos os comprimentos de onda (como são divididas as cores) para o mesmo plano focal, ou então estes diferentes comprimentos de onda estão focados em diferentes posições no plano focal. Difícil né?

Trocando em miúdos:

Quando a luz incide sobre um meio ótico transparente e homogêneo – a lente – sua velocidade diminui, por causa da dispersão da luz (falo bastante sobre dispersão da luz no meu e-book Golden Hour). De acordo com o ângulo que essa luz entrou na lente, pode haver um deslocamento lateral de algumas cores, ou seja, elas mudam seu caminho e acabam “borrando” a foto com essas “linhas”, como na foto acima. Dependendo do comprimento de onda da cor, esse borrão poderá ser mais ou menos evidente.

Na fotografia, normalmente as cores que mais “borram” na aberração cromática são em tons verdes, liláses, rosas e azuis. E isso costuma ocorrer quando se tem uma grande diferença de contraste entre dois planos, como na foto acima, que temos uma árvore bem escura, no contraluz, contrastando com o céu azul, bem iluminado. É muito comum ver esse tipo de aberração em fotos com galhos de árvores contra o céu, por exemplo, e, geralmente, esse problema ocorre nos cantos da imagem, justamente onde a lente tem um desvio maior, onde o foco é pior, etc. É ali que mora o problema!

Os vidros usados para fazer as lentes passam por inúmeros tratamentos específicos na sua construção, para eliminar problemas de foco, aberrações cromáticas, questões de nitidez, pureza, etc. Porém é claro que tudo isso tem um custo, e esse custo impacta diretamente no preço final da lente. Quanto mais bem resolvida ela é, mais cara.

Os fabricantes de lentes sempre divulgam que suas lentes tem pouca ou nenhuma aberração cromática, mas a verdade é que, quanto mais barata a lente, mais aberração cromática ela vai apresentar, pois menos $$ foi gasto na construção e desenvolvimento daquela lente. Lentes mais caras, das linhas profissionais das marcas (como a linha L da Canon, ou a ART da Sigma) apresentam menos aberração cromática, quase imperceptível.

By the way, essa foto que eu coloquei no post foi feita com a Canon 7D e a lente EF-S 10-22mm, que é uma ótima grande angular para câmeras APS-C (cropadas) mas sim, tem uma aberração cromática notável.

A boa notícia é que esse problema tem uma solução fácil! 

É uma questão tão clássica e flagrante da fotografia, há anos, que o Lightroom tem uma ferramenta só para corrigir isso!

No modo Revelação (Development) do Lightroom, vá até a aba Correção de Lente (Lens correction), e você verá esse menu com 2 opções para clicar, Remover Desvio Cromático (Remove Chromatic Aberration, ou Defringe) e Ativar Correções de Perfil (Enable Lens Correction).

Vamos nos concentrar na opção Remover Desvio Cromático (Remove Chromatic Aberration, ou Defringe).

Ao marcar o checkbox, o Lightroom automaticamente (sim, como mágica) irá identificar onde está a aberração cromática, e tirar totalmente a saturação daquela cor, deixando a “linha” transparente. Ele não elimina a linha, ela fica transparente, mesclando com a cor do fundo, ficando praticamente imperceptível – só da pra ver mesmo, se der um zoom 150% na foto. Veja abaixo o antes e depois, apenas marcando essa opção do Remover Desvio Cromático: 

Eventualmente, pode ser que o desvio cromático seja tão agressivo, que o Lightroom não consiga eliminar automaticamente. Nesses casos, é preciso recorrer à opção “Manual”, conforme a imagem abaixo.  

Essa opção vai abrir um 2º painel, que mostra as cores que o Lightroom normalmente interpreta como sendo de aberração cromática. Se a aberração que ele não reconheceu na sua foto é mais puxada para tons rosa por exemplo, deslize o botão da barrinha colorida “Matiz Púrpura” para a direção do rosa (Defringe – Purple hue) para “ampliar” esse espaço de cor que ele considera aberração, para que ele possa aplicar novamente o efeito em cima da cor desejada e eliminar o problema. Antes disso, você também pode experimentar a barrinha Intensidade (Distortion – amount) para ver se aumentando a intensidade do efeito ele corrige o problema.

Viu como é fácil resolver o problema?

Por hoje é só!

Abraços,
Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!