Olá tudo bom!

Volta e meia eu recebo essa pergunta de um aluno do Curso de Fotografia de Paisagem;

“Marcello, é verdade que existe um valor de diafragma ideal nas lentes? Alguma abertura que entregue mais qualidade/ nitidez que outra? ”

E a resposta para isso é SIM!

Vou explicar.

Existem dois pontos para se falar sobre a nitidez de uma lente.

O primeiro é o centro da lente é mais nítido que as laterais.

Isso fica bem evidente em fotos com lentes grande-angulares. É nítido como o centro da foto tem um grau de nitidez, e as bordas da foto tem bem menos nitidez. Essa variação de nitidez muda de lente para lente (Não é uma regra, mas teoricamente quanto mais cara a lente, melhor ela performa nas bordas, pois foi mais bem construída) mas é fato que todas as lentes tem uma distorção nas laterais, e isso influencia na nitidez e no foco da imagem.

Veja o comparativo abaixo: a foto foi feita com a ótima Canon EF 17-40mm f/4 da linha profissional (L) e mesmo assim existe uma diferença visível de nitidez e aberração cromática entre os elementos do meio da foto x os elementos dos cantos da foto.

O segundo ponto a se abordar sobre a nitidez das lentes é a a abertura de diafragma.

Como é sabido, as lentes tem diversas aberturas, que vão de f/4 a f/22, em média, sendo f/4 a abertura maior (mais luz) e f/22 a abertura menor (menos luz). Existem lentes que abrem ainda mais (f/3.5, f/2.8, f/2., f/1.4 por exemplo) e lentes que fecham ainda mais (f/25, f/29, f/32, f/40, etc).

Em linhas gerais, as aberturas extremas de uma lente (a mais aberta, e principalmente a mais fechada) são as de pior nitidez, causando aberrações cromáticas mais acentuadas e a famosa “difração da luz”, temida entre fotógrafos de paisagem, mas que eu posso atestar, não é tão evidente assim, por isso não deixe de usar esses diafragmas extremos se você precisar deles! Eu prefiro mil vezes uma foto com aberração cromática e difração , do que não fazer a foto!

Ok, já sabemos quais são as “piores” aberturas.. mas e a “melhor”? São todas as outras?

Não.

Cada lente tem a sua “melhor abertura”. Isso varia de acordo com a marca, a lente, o f/ utilizado e a distância focal.

Mas, se quisermos generalizar, o que se diz no mercado fotográfico é que a melhor abertura de diafragma é o valor 2 pontos acima da maior abertura da lente, em média. Esse “diafragma ideal” é conhecido também como “sweet spot”.

Então se a sua lente abre até f/2.8, a melhor abertura em termos de nitidez seria o f/5.6. (Relembrando as aulas de diafragma do curso: f/2.8 > f/4 > 5.6 > f/8 >f/11 etc)

Se a sua lente abre até f/4, a melhor abertura em termos de nitidez seria o f/8.

Não é uma regra, mas é o que todos usam.

Mas, eu ainda vou além: gosto de analisar a qualidade da lente em sites especializados.

Existe um site chamado DXO Mark (um braço da software house DXO Labs, que produz ótimos programas de edição como o Photo Lab, o Pure Raw, o Nik Collection, entre outros) que avalia e compara lentes, mas de uma forma super precisa, com gráficos elaborados e testes em laboratório de luz – eu gosto de dizer que o DXO Mark é o Inmetro das lentes haha) e lá eles colocam esse resultado de nitidez das lentes de acordo com os testes deles. Veja abaixo:

Puxei esses dois gráficos do site DXO.

Eles mostram a performance de nitidez comparando abertura de diafragma x distância focal utilizada.

Selecionei 2 lentes parecidas (70-200 f/4) aleatóriamente, de 2 marcas: Canon (esquerda) e sony (Direita). Ao selecionar a lente, é preciso também selecionar a câmera que você quer usar como base de comparativo (pois as câmeras e seus sensores também influenciam no resultado da nitidez) então a lente da Sony eu optei pela câmera Sony A7RII e a lente da Canon eu optei pela câmera Canon 5D Mark IV.

Aqui não estou comparando as duas lentes entre si, mas apenas mostrando seus resultados com suas respectivas câmeras.

A cor verde indica uma ótima nitidez, o amarelo seria uma nitidez “aceitável” e o vermelho já seria uma nitidez ruim.

Repare que a lente Canon performa muito bem do f/4 até o f/11, de maneira homogênea em todas as distâncias focais da lente, (de 70 até 200mm). A partir do f/11 em diante, ela começa a ter uma perda, chegando a um nível “médio/aceitável” em f/22, e ficando bem pior em f/32, sua abertura mínima.

Já a lente Sony tem uma performance parecida, com bons níveis de nitidez em toda distância focal, de f/4 até um f/16, ficando com um nível médio/aceitável em f/22. Repare que a lente Sony não vai até f/32 por isso não dá para saber se a performance dela também seria aceitável neste diafragma tão fechado, ou seria considerada ruim como a Canon.

Se você quiser ver os testes completos dessas duas lentes com suas câmeras, veja nos links abaixo:

Sony 70-200 f/4 G OSS: https://www.dxomark.com/Lenses/Sony/Sony-FE-70-200mm-F4-G-OSS-mounted-on-Sony-A7R-II—Measurements__1035

Canon 70-200 f/4 IS USM: https://www.dxomark.com/Lenses/Canon/EF70-200mm-f-4L-IS-USM-mounted-on-Canon-EOS-5D-Mark-IV—Measurements__1106

Agora veja este outro teste abaixo, com uma lente de entrada, a clássica “lente do kit”, 18-55mm, que vem na maioria das câmeras iniciantes. Comparei dois modelos, o da esquerda é a 18-55mm da Canon, montada na SL3 (550D) e a da direita é a 18-55mm da Nikon, montada na D3200.

O que primeiro chama atenção é a diferença gritante de nitidez dessas lentes mais baratas para as lentes mais caras comparadas antes. Normal, é assim mesmo na fotografia, e é importante que o fotógrafo iniciante entenda isso: Ele está comprando um equipamento mais barato, de entrada, para começar a aprender a fotografar, usar a câmera, as lentes, etc. Em um outro nível de aprendizado ele vai começar a perceber uma falta de qualidade, de nitidez nas fotos (coisa que normalmente não se percebe quando está começando, e tudo bem!) e é aí que ele deve começar a pensar em trocar de equipamento. O que eu digo para os meus alunos é: se você não sente esse problema de nitidez ainda, não pense em trocar nada! Siga fotografando com o que tem, e aprendendo bastante, evoluindo. É mais ou menos como comparar um carro 1.0, barato, com um carro de luxo, cheio de recursos.

Mas, voltando aos gráficos: Repare que a faixa de nitidez ótima dessas duas lentes é muito mais estreita. Na canon (esquerda) fica ali entre no f/5.6, apenas entre 18 e 20mm, + -. No caso da Nikon (direita) é um pouco mais alongada, no f/3.5, entre 18mm e 30mm, já subindo para f/4. No mais, elas tem uma nitidez aceitável (amarelo) na faixa dos f7.1 até f/11, eu diria, e depois disso a nitidez já é comprometida, quanto mais fechado o diafragma e maior a distância focal.

Análise do DxO para a Canon 18-55:  https://www.dxomark.com/Lenses/Canon/EF-S-18-55mm-f-3.5-5.6-IS-mounted-on-Canon-EOS-550D—Measurements__645

Análise do DxO para a Nikon 18-55: https://www.dxomark.com/Lenses/Nikkor/AF-S-DX-Zoom-Nikkor-18-55mm-f-3.5-5.6G-II-ED-mounted-on-Nikon-D3200—Measurements__801

Por isso que eu gosto de fazer essa pesquisa no DxO e não apenas confiar na “regrinha” descrita no começo do post.

E pra você, que é mais “chato” do que eu com essas medições, pode também fazer suas próprias medições, com o seu equipamento!

1) Monte câmera e lente no tripé;

2) Escolha um objeto para fotografar;

3) certifique-se que terá a mesma luz para todos os testes – se for fazer em ambiente outdoor, que seja na luz dura (entre 11 e 13h) para manter uma mesma luz incidente sem grandes variações – a luz altera o resultado da nitidez, é claro!

4) Dispare fotos em todos os f/ da sua lente, variando a distância focal de 10 em 10mm por exemplo, sempre zerando o fotômetro para ter a mesma qtd de luz em todas as fotos (se fechar o diafragma, vai ter que baixar a velocidade)

5) Compare os resultados no Lightroom e tire suas próprias conclusões!

E aí, curtiu o artigo? Comenta comigo e tire suas dúvidas lá no meu direct do Instagram @marcellocavalcanti1 !

Abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!