Esta década de 2020 está sendo bem generosa em termos de cometa, e estamos tendo a oportunidade de registrar alguns deles!

Em 2020, plena pandemia, tivemos o incrível NEOWISE, que eu consegui fotografar lá na Região dos Lagos , e em 2021, o LEONARD, que eu fiz duas fotos históricas, uma com o Cristo Redentor e outra com o Pico do Dedo de Deus.

Esses nomes (Neowise, Leonard) são dados em homenagem ao astrônomo que descobriu o cometa, e, agora em 2022 temos o cometa ZTF, descoberto por dois astrônomos: Bryce Bolin and Frank Masci. O nome ZTF são as iniciais de Zwicky Transient Facility, um instituto de pesquisas astronômicas na Califórnia que roda um programa automático que varre o céu várias algumas vezes ao dia em busca de asteroides, cometas e afins.

O fato é que esse é um cometa novo no radar da astronomia, pois passou na Terra há 50 mil anos, ou seja os últimos que o viram foram os neandertais! Portanto temos uma oportunidade única de tentar vê-lo e fotografá-lo nesta passagem pelo nosso planeta. Ele já está sendo visto e registrado no hemisfério norte, veja as imagens abaixo!

Fotos incríveis já pipocando, todas do site Space.com

Vamos ao que interessa: Quando e onde e como fotografar o Cometa ZTF?

O ZTF já está visível na Terra (janeiro/2023) principalmente no hemisfério norte. Aqui no hemisfério Sul ele também está visível porém apenas a partir das 3, quase 4 da manhã, e, com o Sol nascendo por volta das 5 essa época do ano, a janela de observação é muito estreita, com ele ainda muito baixo no horizonte! Mas, que dá pra tentar, dá.

Já em fevereiro, a janela para o hemisfério sul aumenta em horas, por isso é a melhor época para tentar fotografá-lo, sempre fugindo dos dias de Lua no céu, porque a Lua apesar de ser linda, é inimiga da observação das estrelas – e cometas!

O brilho do cometa é variável, de acordo com a sua distância da Terra, e vem apresentando uma intensidade maior do que a esperada pelos astrônomos. O pico deste brilho é de magnitude 5 aproximadamente, portanto o ideal é tentar fotografá-lo próximo dessa magnitude! Quanto maior o número da magnitude, menor o brilho.

Acima: gráfico de brilho do Cometa C/2022 E3 (ZTF). A linha cinza é a estimativa de brilho calculada originalmente. Os pontos representam o brilho observado visualmente (em azul) e fotograficamente (em preto) e a linha vermelha é a estimativa recalculada em função das observações – Reprodução: http://astro.vanbuitenen.nl e www.olhardigital.com.br

Reuni muitas informações sobre esta passagem do ZTF pela Terra, e gerei estas duas tabelas abaixo, uma para janeiro/23, outra para fevereiro/23. Todas as informações de azimute, altitude e horários são baseadas para a cidade do Rio de Janeiro.

Vamos observar:

Em Janeiro, aqui no Rio (as informações variam um pouco para todo o resto do Brasil, mas servem de base) ele nasce no horizonte noturno entre 3:30 e 4 da manhã, até o dia 25. Depois do dia 25 ele já não nasce mais para nós, voltando a aparecer apenas em fevereiro.

Problemas
• O problema de fotografá-lo em Janeiro é que ele nasce cerca de 1h antes do início da blue hour, quando começa a clarear e as estrelas praticamente não estão mais visíveis.
• Se ele tivesse uma magnitude melhor (próxima a zero) daria para vê-lo, mesmo na blue hour , mas, com 6 de magnitude média nesta época, o ideal é fotografá-lo ainda de madrugada,(porém ele estará muito baixo, perto do horizonte), então para conseguir esse feito é preciso estar em um local que se tenha plena visibilidade do horizonte, e, de preferência, bem escuro, fora dos grandes centros.

Melhores dias de janeiro
Entre os dias 19 e 24 de janeiro, a Lua não estará visível no horário que ele nasce, melhorando um pouco a visibilidade do céu noturno. Se eu for tentar fotografá-lo em janeiro, será nessa janela.

A tabela de fevereiro é um pouco mais complexa, pois nesse mês, o cometa nasce de tarde, começa a ficar visível logo após o pôr do Sol, e se põe entre 10 e meia-noite, dependendo do dia.

A aproximação máxima da Terra (quando ele atinge sua maior magnitude) será em 1° de fevereiro, justamente no momento em que o C/2022 E3 (ZTF) passará a ser melhor visível ao cair da noite. Nesse dia, ele estará a “apenas” 42 milhões de quilômetros, na direção da Constelação da Girafa, mas ainda praticamente invisível para o Hemisfério Sul. No Brasil, ele será visível apenas para moradores das Regiões Norte e Nordeste, do pôr do Sol até 01:30 da manhã.

A partir do dia 2/02 ele já fica mais visível em todo o país.

Problemas
• O problema de fotografá-lo em fevereiro é a Lua. Ela estará presente no céu em vários dias, e no começo do mês temos uma Lua cheia, a pior para fotografar o céu noturno.
• Outra questão é a magnitude (brilho) do cometa. Ela vai “piorando” a cada dia do mês, porque o cometa estará se afastando da Terra, por isso é preciso agir rápido e tentar logo nos primeiros dias de fevereiro.

Uma boa notícia
• Em Fevereiro o cometa estará mais alto no céu do que em Janeiro, (para nós do hemisfério Sul), ou seja, mais inserido no céu noturno, mais longe do horizonte e da poluição luminosa.

Melhores dias de fevereiro
Eu diria que, a partir do dia 5 de Fevereiro, é o período para tentar. Antes desse dia, quando o Sol se por a Lua ja estará no céu, atrapalhando demais a visualização.
• No dia 5/02, ela nasce (cheia) 18 minutos depois do pôr do Sol, portanto é o dia mais difícil, com a menor janela de tempo.
• No dia 6/02, ela nasce (cheia) 53 minutos depois do pôr do Sol, ou seja uma janela um pouco maior.
• Essa diferença entre o pôr do Sol e o nascer da Lua vai aumentando gradativamente dia após dia (veja na coluna roxa da tabela) porém a magnitude do cometa também vai diminuindo, por isso esses primeiros dias (5, 6, 7, até 11) são cruciais na minha opinião.
• Detalhe: Nos dias 10 e 11 ele fará uma super conjunção com Marte, uma foto que promete!

• Lembrando que a magnitude do cometa é muito difícil de prever, e dia após dia de observação mundo afora ela vem se mostrando mais intensa do que na teoria, por isso, se ele brilhar forte do dia 11 em diante, vale tentar também!

Onde encontrar o ZTF no céu?

Essa pergunta depende da época que você vai tentar fotografá-lo.

• Na janela de janeiro, ele é visível próximo à constelação do Dragão, perto da estrela Edasich, que tem magnitude +3.4 portanto mais visível que o cometa ZTF. Procure-o baixo no horizonte, direção Nordeste.

• Já no início de fevereiro, ele estará ao lado da constelação da Girafa, perto do ponto cardeal Norte (0º)

• Nos dias 4, 5, 6 e 7 ele entra e cruza a constelação de Auriga/ Cocheiro, e passa ao lado da super brilhante estrela Capella (Alfa do Cocheiro), com magnitude 0.2, a 6º mais brilhante do céu! Procure-o em uma altura média do horizonte (veja as altitudes na tabela) sempre direção Norte.

• Nos dias 10 e 11/02 ele entra em conjunção com Marte, o planeta vermelho, que é fácil de encontrar no céu, uma estrela extremamente vermelha e brilhante (mag. zero), destoando das demais. Nestes dias ele já estará bem mais alto no horizonte (veja as altitudes na tabela) ainda próximo à direção Norte.

• Dia 12/02 ele já aparece na constelação de Touro, e a estrela de referência é Aldebaran, com sua magnitude de +1, muito mais brilhante que o ZTF. Ele fica bem próximo de Aldebaran no dia 14/02. O ZTF estará inda mais alto no horizonte (acima de 45º) mas sempre próximo ao ponto Norte.

As altitudes (altura no céu) e azimutes (posição horizontal) estão detalhadas nas tabelas.

Para encontrar essas constelações e estrelas citadas, recomendo o aplicativo Stellarium.

Como fotografar o cometa ZTF? Dicas de equipamentos, lentes, configurações etc.

Essas dicas eu prefiro passar por video! Tenho 3 videos no meu canal no Youtube sobre cometas: Um do Neowise, e dois do Leonard. Vou colocar os links abaixo, assista para ver como eu fiz as fotos! Estão beeem explicativos! Clique para assistir em tela cheia, vale a pena!

É isso! Mais “mastigado” impossível!! Agora é cair dentro e tentar fazer as suas fotos!

Qualquer novidade eu vou atualizando este post aqui.

Abraços e boa caçada ao cometa!

Marcello