Olá tudo bom!

Assunto polêmico hoje!
Backup das suas fotos: você faz? Já pensou nisso?

Aposto que muita gente boa vai ler este artigo e pensar:
“Ah Marcello, eu não sou profissional, só tiro minhas fotos nas minhas viagens.. pra postar no Instagram, mostrar pros amigos.. vou me preocupar com isso??” 

Eu mesmo trabalhei aaaanos sem fazer qualquer backup. Achava que perder arquivos era coisa que só acontecia com os outros.. até que, um dia, perdi meu 1º HD completo. LOTADO de imagens. Perdi mesmo. Desligou e nunca mais. Tchau! Algumas fotos eu tinha copiado para outro HD, meio na bagunça, mas digamos que 80% do conteúdo se perdeu para sempre. E vou te falar, é um vazio no estômago que dá. Os dias vão passando e você vai se lembrando das fotos que agora não tem mais. Só piora. 🤢

Se você é profissional então, vende suas fotos, ou fotografa para os outros (eventos, shows, retratos, arquitetura, estudio, etc) aí eu não preciso nem dizer que, além do vazio no estômago você também vai sentir no bolso!!

“Ah Marcello, mas fazer backup é caro!! comprar HD, espaço em nuvem.. isso tem um custo!”

E tem mesmo. Backup é tipo seguro de carro, da casa.. seguro de vida.. você paga pra não usar. Mas.. se precisar usar, vai agradecer de ter pago.

Hoje em dia, o backup em nuvem (cloud) é para mim o de melhor custo benefício, porque:
1- Pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar, inclusive por app.
2- Não estraga. HDs estragam e obsoletam com o tempo.
3- Backup em nuvem de grandes empresas são sim confiáveis.

“Marcello, qual você usa?”


Eu trabalho todas as minhas fotos em HDs próprios para elas (nunca divida suas fotos com o HD principal do seu computador, onde roda o sistema operacional!) e faço meus backups no Google Drive. É um sistema muito intuitivo, compatível com qualquer sistema operacional (tablets, celulares, mac, pc, etc) e que eu posso acessar as fotos fisicamente a qualquer momento. Você pode inclusive baixar o app deles para o seu computador, que ele faz o sincronismo dos arquivos automaticamente toda vez que percebe uma mudança, porém apenas daquele HD.

No Google Drive, você paga por quantidade de espaço, e se precisar de mais, paga mais. O Google Drive é, literalmente, um HD seu na nuvem, você organiza como desejar. Quem tem email Gmail ganha automaticamente 15GB no Google Drive, podendo ser expandido pagando mais.

👉🏽 Outras duas plataformas de nuvem que funcionam dessa forma são o iCloud (da Apple) o OneDrive (da Microsoft) e o conhecido Dropbox, que eu usei por muito tempo (mas o Google Drive é mais barato).
👉🏽 Também já usei o Amazon Cloud Drive, que é confiável, mas eu achava um pouco lento demais para subir os arquivos, e ele tinha uma limitação para arquivos de video, em torno de 5GB (que para mim não faz nem cosquinha, por causa dos meus arquivos do Youtube). Mas não deixa de ser também uma boa opção, principalmente para quem assina o Amazon Prime (EUA), pois o serviço de cloud já vem incluso (com limite de 5GB, podendo ser expandido pagando mais).

Se você não tem tanta intimidade com o seu sistema operacional e precisa de algo mais automatizado, que sincronize seu HD com a nuvem de tempos em tempos, também existem soluções desse tipo.
Elas são super automáticas e fazem uma cópia perfeita do seu HD, mas normalmente não permitem que você acesse as fotos lá como se fosse um HD na nuvem. Seus arquivos ficam compactados lá dentro, criptografados, e você pode solicitar que te enviem um HD (físico mesmo) com tudo que está lá, pelos correios, caso você precise. Os sistemas de backup mais conhecidos desse tipo são o PhotoShelter, o Backblaze e o iDrive. Essas soluções costumam ser mais baratas, com espaço ilimitado (o OneDrive por exemplo tem limite de 1TB) mas não te dão tanta versatilidade de acesso aos arquivos como as primeiras citadas.

“Marcello, qual é o melhor?”

Como você pode ver, cada um tem seus prós e contras; uns são mais baratos, mais automatizados e menos customizáveis; outros são mais caros, mas trabalham de forma mais manual, porém você tem mais liberdade com os seus arquivos. Tudo depende da forma como você deseja trabalhar, se você vai precisar acessar toda hora aqueles arquivos, ou se só quer mesmo um “armário” virtual para guardar uma cópia protegida da sua produção fotográfica.

O importante é você realmente dar esse passo e começar a fazer o seu backup para ontem! Dica de AMIGO!!

Abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!