Sobre o Workshop

Aconteceu em agosto/2022 nossa 2º expedição fotográfica desse ano, um super workshop no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma das maiores jóias do bioma brasileiro! A expedição foi idealizada por mim, em parceria com a Pixel Expedições, uma empresa especializada em expedições fotográficas desde 2010, e que já promoveu workshops desse tipo para mais de 50 destinos no mundo.

Os Lençóis são uma região de dunas e lagoas sazonais de água da chuva, que ficam na costa atlântica norte do Brasil, no estado do Maranhão. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais, e é possível avistar alguns animais como os lindos guarás e outras aves. A ideia desta expedição era apresentar os Lençóis Maranhenses para este seleto grupo de 9 participantes por uma visão especialmente fotográfica, procurando extrair o melhor de cada cena e trazer para casa imagens impactantes deste local.

Nesta página fiz um relato praticamente diário da viagem, mas se quiser pode navegar direto ao assunto pelo menu abaixo.

R O T E I R O

São Luis e chegada a Barreirinhas com sobrevôo nos Lençóis

Nosso workshop teve duração de 8 dias, começando pela capital São Luis, onde encontrei 3 dos 9 participantes que estariam neste workshop (os outros não haviam chegado à cidade ainda). Aproveitei para visitarmos juntos o simpático centro histórico da cidade, para algumas fotos, e também aproveitamos para almoçar no excelente Flor de Vinagreira – recomendo! À noite, encontrei os outros participantes, e juntos jantamos no Cabana do Sol, outro restaurante bem conhecido da capital.

No dia seguinte partimos de microônibus para a cidade de Barreirinhas, distante 260km da capital, numa viagem de aproximadamente 4 horas. Barreirinhas é uma das “portas de entrada” dos Lençóis.

Já nessa chegada em Barreirinhas, 5 participantes do workshop optaram por fazer, junto comigo, um sobrevôo em monomotor para ver e fotografar os Lençóis por cima! O avião voa sem a porta do passageiro, assim pudemos fotografar sem qualquer intereferência, foi uma experiência de tirar o fôlego, mas que gerou fotos sensacionais!

Lençóis, primeiras incursões pelas dunas

De Barreirinhas, pudemos visitar algumas vezes o Parque, sempre de carro 4×4, e fazendo algumas caminhadas pelas dunas para escolher os melhores pontos para fotografar. Nossa estratégia nesta 1º incursão foi ir muito cedo, por volta das 4 da manhã, antes do Sol nascer, para conseguir fotografar a golden hour e o nascer do Sol, e também ter as dunas só para o grupo, sem outros turistas ao redor, proporcionando fotos espetaculares.

O Sol nasceu lindamente por trás do parque de energia eólica que fica em Caburé, a mais de 20km de distância em linha reta, mas como toda a área é muito plana conseguimos registrar esse momento. É claro que depois que o Sol nasceu, todos demos um refrescante mergulho em uma das lagoas, cuja água é quente e doce!

Quando os turistas estavam vindo para as dunas se banhar nas lagoas, por volta das 8 da manhã, já estávamos regressando à pousada para tomar café e descansar após uma manhã intensa de fotos.

À tarde, segunda sessão de fotos, agora para o pôr do Sol. Escolhemos uma locação clássica da região, a Lagoa Bonita. Havia muitos turistas lá para o pôr do Sol quando chegamos, mas conseguimos encontrar um ponto com menos gente e garantimos o que seria o pôr do Sol mais espetacular de toda a viagem, com o céu se enchendo de cores e luzes fantásticas!

Como os meus workshops sempre tem um olhar para a fotografia noturna, propus ao grupo esperarmos todos os turistas irem embora, e começamos nossa 1º sessão de astrofotografia da expedição, com as dunas só para nós! Ali pudemos brincar um pouco com lightpainting, e encontrar a Via Láctea no céu para buscar composições com ela. Foi a primeira experiência de astrofotos de muitos dos participantes, que ficaram emocionados com seus resultados logo de primeira!

É claro que o céu dos Lençóis colabora bastante, (o ponto que estávamos é um Bortle 3/ 2) pois isola uma parte do céu sem iluminação artificial, proporcionando ótimas fotos noturnas com o céu estrelado.

Navegação pelo Rio Preguiças

No dia seguinte partimos para a pequena vila de Atins, em um roteiro de barco subindo o Rio Preguiças em direção ao mar. Passamos por lindas áreas de mangue, e vilas de pescadores às margens do Rio como Caburé e Mandacaru, que ostenta um imponente farol de navegação da Marinha.

Atins e as incursões às dunas dos Lençóis

Atins é uma pequena vila entre os lençóis e o mar, chão de areia, mas muito frequentada por turistas internacionais e kitesurfistas, pelos constantes ventos. Tem ótimos restaurantes e vale a visita. Lá foi a nossa 3º base na viagem, para também atacar os Lençóis sempre nos horários menos frequentados pelos turistas, no nascer e pôr do Sol.

Por esta região ser mais próxima ao mar, venta mais, por isso na nossa primeira incursão aos Lençóis por lá, ainda de madrugada, pudemos assistir de camarote o espetáculo das dunas em movimento, bem cedo pela manhã, uma cena inesquecível e emocionante.! Fiz até um post no meu Instagram sobre isso com essa cena em video, clique aqui para ver! 

O nascer do Sol também foi um espetáculo a parte, pois haviam algumas nuvens no horizonte. Aproveitamos essa luz baixa, a primeira do dia, para fazer fotos bem contrastadas de luz e sombra.

À tarde voltamos às dunas, dessa vez bem mais para dentro do parque, em uma área super isolada e sem ninguém. Foi muito legal a experiência de circular de carro por algum tempo apenas entre as dunas vazias, com o horizonte dos Lençóis em 360º.

Escolhido o ponto, aguardamos um pouco a luz baixar e presenciamos um por do Sol mágico, com direito ao disco solar se pondo lindamente nas dunas e modificando as cores da paisagem a cada minuto! Os participantes pulavam de alegria nas dunas ao conseguir registrar aquela cena espetacular.

Após o pôr do Sol, trocamos de locação dentro do Parque, e fomos para beira de uma outra lagoa, para nossa 2º sessão de astrofotografia nos Lençóis Maranhenses.

Foram muitas fotos usando o lightpainting para iluminar os participantes, e também as dunas! Mesmo a Via Láctea estando essa época do ano bem alta, conseguimos enquadrá-la em boas fotos. Clique nas fotos abaixo para visualizá-las por inteiro!

A revoada de Guarás

No último dia na região de Atins, descansamos pela manhã, pois os últimos dois dias foram intensos! Alguns foram à praia, outros saíram para caminhar e fotografar pela cidade. À tarde, atravessamos de barco em direção à foz do Rio Preguiças, para fotografar a espetacular revoada de guarás, que voam de manhã cedo em busca de alimento e retornam para seu refúgio no final de tarde. Foi uma cena de cinema, mais de 100 guarás voando juntos e pousando nas árvores à nossa frente. Um espetáculo digno para fechar a expedição com chave de ouro!

Depois do jantar ainda rolou uma sessão de astrofotografia, na cidade mesmo, pois, por ser muito pequena, é fácil encontrar lugares bem escuros em Atins para ver e clicar a Via Láctea!

No dia seguinte, retornamos à Barreirinhas de barco, e em seguida o retorno a São Luis em microônibus. Lá na capital do Maranhão, fizemos um grande jantar de confraternização do grupo e finalizamos mais esse workshop com sucesso!

Meu muito obrigado aos participantes Aline, Andressa, Flavia, Joelson, Lucia, Luciana, Marcos, Tatiana e Rodolfo por fazerem deste workshop uma semana incrível de fotos e novas amizades, e também a Pixel Expedições por mais uma vez confiar no meu trabalho e montar comigo este roteiro e logística fantásticos, que privilegiam sempre, em 1º lugar, os fotógrafos e os seus resultados, mas sem abrir mão da qualidade e da segurança.

⚠️ Vem aí.. Expedição Fotográfica Lençóis Maranhenses em 2023!

Em 2023 estarei liderando uma nova expedição fotográfica aos Lençóis! Caso tenha interesse em participar, entre em contato comigo pelo Whatsapp (21) 3577-4443 ou pelo email marcello@marcellocavalcanti.com.br .

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!