Brasília Photo Show 2019 e a melhor foto em preto-e-branco do concurso!

3 prêmios no maior concurso de fotografia do Brasil!

Foi com grande alegria que recebi a notícia dos premiados da edição 2019 do Brasília Photo Show, o “oscar” da fotografia brasileira, com mais de 13.000 fotos inscritas em 20 categorias, de gestante a astrofotografia, fotojornalismo, paisagem, vida animal, documental, retrato, entre outros. Enviei estas 5 fotos para o concurso:

Destas, a foto do Guepardo ficou em segundo lugar na categoria “Animal” e primeiro lugar geral, como “Melhor foto Preto-e-Branco” do concurso;
Já a foto do galho no lago, feita no Parque Torres del Paine, na Patagônia Chilena, ficou em segundo na categoria “Landscape/Adventure”.
A foto da Via Láctea não se classificou entre as finalistas da categoria “Astrofotografia” e a foto do nascer do Sol nas montanhas canadenses ficou no Top16 da categoria “Parques Nacionais”.

Fiquei especialmente feliz com a premiação da foto em preto-e-branco dos guepardos, pois esta foi a sessão fotográfica mais significativa da minha viagem à África em 2015, e eu tenho um particular interesse pelos guepardos, desde criança. Fazer uma foto como essas era um sonho alimentado há quase 30 anos, e conseguir fazê-la com competência, para mim já foi o maior prêmio. Ganhar um prêmio com ela é uma consequência, digamos, um bônus nesse processo todo.

Resolvi contar no canal a historia dessa foto em especial, desde as minhas primeiras imagens de guepardos graças à National Geographic, nos anos 80, até o momento exato do clique vencedor, e aproveitei o video para falar um pouco sobre o roteiro dessa viagem, que durou 11 dias e atravessou regiões do Serengueti, um dos maiores parques naturais do planeta, localizado no coração da Tanzânia. Com mais de 14.000km2, ele é do tamanho da Bélgica e abriga milhares de espécies de animais e plantas africanos, dos “big five” a impressionantes Baobás. No video eu mostro outras cenas incríveis que aconteceram diante dos meus olhos nesta jornada, e dos grandes amigos que fiz por lá, um grupo memorável de pessoas que levarei para toda vida.

Assistam! espero que gostem!

By |2019-12-05T19:50:12+00:00December 5th, 2019|Concursos, Dicas de fotografia, Por Trás da Foto no Youtube|

Leave A Comment

error: ©Marcello Cavalcanti