Teste prático: Filtro K&F GND8 x Filtro Lee ND 0.9

K&F Concept Pro-Reverse GND8 (0.9).

Esse é o nome do filtro que a K&F Concept me mandou agora para testar.
Este filtro serve primordialmente para controlar a luz excessiva na imagem, em 3 stops, para que você possa fazer uma fotometria única para a cena, e ter tanto o primeiro plano, que teoricamente estaria mais escuro, com uma boa visibilidade, quanto este segundo plano com luz excessiva. É um filtro ideal para situações de mata, floresta, onde você quer inserir na imagem esta parte de mata, mas quer o fundo, onde as vezes tem uma vista, uma montanha, etc, no Sol. Ou então cenas de por/nascer do Sol, onde a parte onde o Sol está, tem uma luz muito mais forte do que o resto da cena, normalmente na sombra.
O interessante desse filtro é que ele tem uma parte transparente em cima, assim você não precisa fechar os 3 pontos de luz da metade da foto para cima. Esse é um feature muito bom, especialmente para nascer/por do Sol, pois geralmente, apenas 1/3 da foto está com aquela luz forte.

No video que eu gravei sobre o filtro, (veja abaixo) eu fiz ainda um comparativo real-time com o 0.9 da LEE, já consagrado. O resultado é muito parecido, o que atesta a qualidade deste filtro da K&F Concept. A diferença está no bolso: O K&F é bem mais barato do que o Lee.

Veja abaixo algumas fotos antes/depois que eu fiz com o filtro, e assista o video para entender bem como ele funciona!

Fotos no Parque do Penhasco, Leblon, sem tratamento algum.
Fotometria:

Foto 1) Fotometria feita para o céu. Repare que a cidade e a mata do primeiro plano acabam ficando escuros demais. ISO 200, f/6.3, 1/800.
Foto 2) Fotometria feita para o primeiro plano. Ele sai colorido, mas o céu sai todo estourado. ISO 200, f/6.3, 1/100
Foto 3) Fotometria feita para o primeiro plano, usando o filtro ND8 da K&F Concept. Uma foto balanceada. ISO 200, f/6.3, 1/100

Fotos na Vista do Almirante, Parque Nacional da Tijuca, sem tratamento algum. (A construção dessa foto está no video abaixo! )
Fotometria:
Foto 1) Fotometria feita para o céu. Repare que a mata do primeiro plano fica escura demais. ISO 125, f/8, 1/80
Foto 2) Fotometria feita para o primeiro plano. Ele sai bem claro, colorido, com detalhes, , mas o céu/segundo plano sai todo estourado. ISO 125, f/8, 1/10
Foto 3) Fotometria feita para o primeiro plano, usando o filtro ND8 da K&F Concept no segundo plano. Uma foto balanceada. ISO 125, f/8, 1/10 (mesma fotometria da foto anterior)

Lembrando que, para usar esse tipo de filtro, é preciso um adaptador, a própria K&F Concept tem o dela, que se chama “Filter Holder”. Este adaptador é composto por 2 peças, o anel, que prende na lente, e o holder, que segura o filtro. O anel deve ser do mesmo diâmetro do elemento frontal da sua lente. OS diâmetros mais comuns são 58mm, 72mm, 77mm, 82mm. Mas observe na frente da sua lente, essa informação, antes de comprar o kit, para não errar o anel.

Veredicto

O filtro me surpreendeu positivamente! Apesar de ser de vidro (mais fácil de quebrar) a qualidade dele é excelente, e o preço é a grande vantagem também. Filtro e holder não vem juntos, normalmente (a não ser que a K&F faça algum tipo de combo, promoção, etc) portanto é necessário comprar separado. Recomendo!!

Mas, para tirar todas as suas dúvidas, assista o video abaixo!

Equipamentos usados neste video:
Filtro K&F Concept Pro-Reverse GND8: https://bit.ly/2vhI6ie
Filter Holder K&F Concept: http://bit.ly/2YrIk3i

Câmera Canon 5Ds: https://amzn.to/2QvYi9s
Lente Canon 17-40mm f/4 L : https://amzn.to/2EywcWw
Filtro Hoya Polarizador Pro1-Digital: https://amzn.to/2HRqxg1
Filtro Lee ND Soft Grad 0.9: https://amzn.to/3177TIA
Tripé Induro: https://amzn.to/2MrpI23
Cabeça ballhead Induro: https://amzn.to/2JTiBx4
Sapata L Plate Three Legged Thing: https://amzn.to/2EPoWFz
Controle Remoto Neewer: https://amzn.to/2IsvDPd

Leave A Comment

error: ©Marcello Cavalcanti