Já não é mais novidade pra ninguém que finalmente as câmeras mirrorless tão esperadas da Canon chegaram ao mercado.

Depois de lançamentos meia-bomba (EOS R e RP) em 2018, ela abriu a caixa de pandora em 2020 e lançou de uma vez só a R5 e a R6, câmeras top de linha que vem para substituir suas “avós” DSLRs, a 5D e a 6D. Em 2021 ela lançou a “the beast” R3 (a mais tecnológica e cara de todas) e em 2022, as primeiras cropadas da linha R, a R7 e R10. Inclusive eu escrevi um post detalhando todos esses modelos, leia aqui nesse link.

Havia rumores que ela ainda lançaria mais um modelo em 2022, e tudo apontava para uma possível R8, mas eis que ela surge com a atualização da R6, chegando enfim ao mercado a novíssima R6 Mark II. No mesmo lançamento, ela também apresentou um novo modelo de flash para as mirrorless, e a novíssima lente RF 135mm f/1.8.

Recebi um comunicado da loja B&H de Nova York essa madrugada anunciando as novidades, e hoje de manhã corri para o Youtube ver quem tinha falado sobre a câmera. Os principais vloggers de fotografia americanos que eu assisto por lá lançaram nesta manhã videos sobre ela – Jared Polin, Peter Mckinnon, Tony Northrup, entre outros, então se você curte um review gringo de equipamentos, dá uma buscada no Youtube que já tem bastante coisa fresquinha sobre ela, cada um com o seu ponto de vista.

Foi até um pouco surpreendente em se tratando de Canon, que levava bons 5 anos para atualizar seus modelos – a R6 original foi lançada em 2020, no meio da pandemia, e 2 anos depois já recebe algumas melhorias.

Como eu não estive com a câmera em mãos, não posso atestar se é boa ou ruim. O modelo original da R6 vinha com 20 megapixels, o que eu sinceramente considerava pouco para uma câmera tão tecnológica – talvez mantiveram ela com 20, para justificar o caríssimo preço da R5, que tem 45 megapixels, e não deixar dúvidas entre qual câmera escolher – mas de cara já gostei que a R6 Mark II vem com 24 megapixels em seu novo sensor. Pode parecer pouco mas faz muita diferença para quem faz impressões grandes, como eu.

Neste post vou me limitar a comparar os modelos R6 e R6 mark II para que você conheça as diferenças entre elas e tome as suas decisões. Quando eu tiver uma câmera dessas em mãos poderei fazer um review mais detalhado.

Especificações EOS
R6
EOS
R6 Mark II
Lançamento Jul/20 Nov/22
Preço (no lançamento) US$2.499 US$2.499
Corpo – Material Liga de magnésio Liga de magnésio
Sensor Full frame Full frame
Tipo de sensor CMOS CMOS
MegaPixels 20 Mpixels 24.2 Mpixels
Resolução máxima 5472 x 3648 6045 x 3946
Estabilizador no sensor IBIS IBIS
Processador Digic X Digic X
Range de ISO 100-102.400 100-102.400
Nº de pontos de foco 1053 1053
Reconhecimento de sujeito Pessoas, animais, veículos Automático, Pessoas, animais, veículos (melhorado)
Velocidades min/max 30″ a 1/8000 30″ a 1/8000
Modo burst (frames por segundo) 12 fps mecânico /20 fps eletrônico 12 fps mecânico / 40 fps eletrônico
Video (qualidade máxima) 4k/ 60p 4k / 60p
Cartão de memória 2 slots SD 2 slots SD
Proteção contra água e poeira (selada) Sim (poeira e pingos) Sim (poeira e pingos)
Bateria suporta até 360 fotos 360 fotos
Tipo de bateria LP-E6NH LP-E6NH
Wi-fi Sim Sim
GPS Não Não
Dimensões 138 x 98 x 88mm 138 x 98 x 88mm
Peso (só o corpo) 680g 680g

Algumas novidades interessantes que eu extraí em alguns videos que eu assisti:

  • O modo de reconhecimento de sujeito agora inclui outros tipos de animais, como cavalos por exemplo, e veículos como aviões e trens. São recursos interessantes para manter o foco sempre cravado quando se estiver usando o modo Servo/ Contínuo.
  • Há também uma novidade para o reconhecimento de olho, para manter o foco sempre no olho. Você pode selecionar pelo joystick se é o olho direito ou esquerdo que você quer que ela foque, caso a pessoa esteja levemente de lado, com um dos olhos predominantemente à frente do outro, e você queira que aquele olho esteja em foco e não o outro. Para isso funcionar, a troca de opção tem que realmente ser bem simples, senão será impossível durante uma sessão fotográfica ficar trocando isso.
  • Os incríveis 40 frames por segundo – talvez a grande novidade – que ela faz no modo de obturador eletrônico são incríveis, mas não funcionam perfeitamente para fotografia de esportes com bola, como tênis, golfe, futebol etc, pois a bola em movimento tão rápido acaba saindo meio esticada, meio torta na foto. Nesses casos é melhor usar menos frames por segundo, (há essa opção) ou então o modo de obturador mecânico, que entrega os mesmos 12 frames por segundo da R6 (apenas como comparativo, a minha 5D mark III jurássica faz 6 frames por segundo e dá pra fazer muita coisa legal com isso!).
  • Há uma nova função chamada “Raw Burst Mode – Pre-shooting”, que, quando habilitada, começa a disparar milésimos de segundos antes que você realmente dispare (desde que já esteja com o botão semi-apertado mantendo o foco) assim você não perde aquela primeira foto decisiva, porque demorou a clicar na hora da ação. Bem interessante!
  • A câmera tem um modo interno de teleconverter em 2x e 4x , o que pode ser curioso de usar na hora para ver como ficaria a foto cropada, pois na verdade é isso que ela fará!
  • O maior modo de video dela é em 4K / 60p, mas na verdade esse modo filma em 6k e comprime para 4k, gerando um 4k um pouco mais nítido, (segundo testes do Peter Mckinnon); Essa gravação de 6k precisa de um gravador externo.
  • Também faz o fullhd (1080p) em 180 frames por segundo, para um slow motion mais suave.
  • Foi eliminado (finalmente!!) o limite de 30 minutos de gravação, com stop automático. Agora ela filma em até 6h seguidas.
  • Função false color para o video – isso é normal em câmeras de video mais profissionais – para você marcar com cores berrantes onde a luz está estourando e acertar a sua fotometria.
  • Aliás por falar em fotometria, na 6D II é possível usar os modos TV e AV para video, além dos óbvios modos M e Auto.
  • Zebra e focus peaking para a função de video.
  • Para quem for filmar para videos de redes sociais, é possível colocar um grid na tela traseira, mostrando os limites laterais e verticais do video, assim não é preciso filmar na vertical.

Pelos reviews que eu li e assisti, me parece que as melhores novidades estão relacionadas à gravação de video do que a fotografia, em relação à EOS R6. Inclusive, eles adicionaram um ótimo seletor foto/video no topo esquerdo da câmera (onde na R6 está o on/off) para você mudar rapidamente de modo, mostrando que eles deixaram ela ainda mais híbrida, assim como a R5.

De qualquer forma é muito bom ver a Canon arregaçando as mangas e reagindo com mais vigor às mudanças impostas pelo mercado.

Abraços,
Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!