Buenos amigos.. vamos encarar a verdade.
Mal começou a tal quarentena, ninguém pode sair de casa por conta do Coronavírus – COVID19 – e já tem muita gente entediada. Fotógrafos então, estou com vocês! Ficar sem sair para fotografar.. principalmente quem curte uma fotografia outdoor.. paisagens.. quantos nascer e por do Sol incríveis passando sozinhos.. é de chorar.
Mas não vamos deixar a peteca cair.
De hoje em diante, vou criar uma série de posts aqui no canal chamados #QuarentenaTalks, onde vou dar outras dicas de fotografia que normalmente não tem espaço no meus videos, geralmente gravados em ambiente outdoor, falando sobre aquelas fotos em si.
E o primeiro post será sobre outros fotógrafos. Isso mesmo, vamos valorizar o que tem de bom na fotografia mundial! Em se tratando de filmes, séries e videos, estamos muito bem servidos – poderia ter mais coisa, sempre! mas não dá pra reclamar. Vou listar aqui alguns dos meus preferidos, coisa fina que eu dou de dica nas minhas aulas presenciais. Segura!
Começando logo por Sebastião Salgado, porque não?
Nosso über fotógrafo brasileiro vivo tem muito material online, muitas fontes de pesquisa para tentar compreender o que se passa na cabeça de um cara que coloca a vida dele a serviço da fotografia, do registro da humanidade, com projetos que duram entre 5 e 10 anos cada. A trajetória de Salgado é (ainda) muito discutida e celebrada, mas tem três videos em especial que eu gosto bastante:
Entrevista com Sebastião Salgado no Roda Viva (2013)
Não é toda hora que se tem uma entrevista longa e de qualidade como essas, em português, de Sebastião Salgado. Boas perguntas e boas respostas. Vale conferir.
Revelando Sebastião Salgado
Eu conheci a pouco tempo este filme. Segundo o perfil que o postou no Youtube, seria o primeiro documentário brasileiro sobre Salgado. O filme revela a intimidade de “Tião” – como ele é carinhosamente chamado pelos mais próximos – em casa, entre seus quadros e livros. Ele conta aspectos da rotina pessoal e de trabalho, bem como da vida em família, ao lado da esposa Lélia e do filho Rodrigo, artista plástico portador de Síndrome de Down.
O Sal da Terra (2014)
Este é o filme mais conhecido sobre Sebastião Salgado, dirigido pelo aclamado Wim Wenders e indicado ao Oscar de melhor documentario em 2015. Pode ser visto nesta plataforma (paga) no Youtube. Tem também no Netflix. Neste doc, o diretor faz um recorte no projeto “Gênesis” de Sebastião Salgado, e através de outras imagens, revisita o passado e a trajetória do fotógrafo. IMPERDÍVEL.
Agora vamos de Netflix.
O serviço de streaming mais famoso tem algumas séries e filmes excelentes para os fotógrafos ou simplesmente amantes da fotografia. Confira os meus preferidos!
Tales By Light (Série)
Esta é provavelmente a melhor série sobre fotografia feita nos últimos tempos. Uma co-produção da National Geographic com a Canon Australia, esta série já com 3 temporadas apresenta um pouco do making of do trabalho de grandes fotógrafos da NatGeo, a maioria com foco em natureza, povos, vida subaquática, etc, como Art Wolfe, Eric Chang, Shawn Heinrichs, Dylan River e o casal Jonathan e Angela Scott.
Meu primeiro contato com essa série foi no início de 2017, quando eu estava formulando a ideia do meu canal no Youtube. Eu queria que fosse algo dinâmico, que mostrasse mesmo os “perrengues”por trás de uma saída fotográfica simples; que mostrasse tudo isso na locação da foto, e não contando em casa como foi. Quando eu vi os primeiros episódios, entendi que o caminho do canal era por ali. Portanto, devo a ela muito da inspiração do meu canal Por Trás da Foto. Para mim a primeira temporada é disparada a melhor mas mesmo assim vale consumir esta série de cabo a rabo.
A fotografia oculta de Vivian Meier (Documentário)
Vivian Meier é a protagonista de uma das histórias recentes mais surpreendentes do mundo da fotografia. Ela foi uma babá nos anos 50 em Nova york; morava com uma família rica e cumpria a função em tempo integral. Porém, nos seus momentos livres, e quando passeava com as crianças na rua, fotografava compulsivamente a cidade, os pedestres, vitrines, situações típicas de um fotógrafo street; Estas fotos nunca foram mostradas a ninguém; Vivian mantinha tudo guardado no sótão da família para quem trabalhava. O acervo de cerca de 40 anos contava com mais de 100.000 fotos. Até que, após a sua morte, em 2009, o material foi leiloado (caixa fechada) por um punhado de dólares a um colecionador, que ao abrir a caixa, descobriu um acervo inédito e precioso das cidades de Nova York, Chicago, Los Angeles, e outros locais visitados por ela, dos anos 50-60, com valor inestimável. Este filme está disponível na Netflix dos EUA.
Abstract: The Art of Design – Platon (Série)
Abstract é uma série do Netflix sobre criatividade. Cada episódio aborda um tema da indústria criativa: design gráfico, ilustração, moda, design de produtos, arquitetura, etc. A fotografia não podia ficar de fora, e é super bem representada no episódio de Platon, fotógrafo grego radicado na Inglaterra, um dos “reis”do retrato – sabe aquelas fotos impactantes da capa da revista Times, elegendo o “man of the year”? pois é, o cara por trás dessas fotos se chama Platon. É impressionante conhecer seu processo criativo e simplicidade na captura de fotos de personalidades assombrosas como Muammar Al Qaddafi, Donald Trump, Mark Zukerberg, Michael Douglas, Yoko Ono, Muhammad Ali, Bono Vox, Neil Young e tantas outros “intocáveis”. Grandes fotógrafos como Annie Lebowitz, Art Wolf e Eric Chang também confiaram a Platon seus retratos.
McCullin (Documentário)
Don McCullin é um renomado fotojornalista, vencedor de inúmeros prêmios incluindo o prestigiado World Press Photo, com período de atividade entre os anos 50 e 80. Por caminhos tortuosos do destino, foi levado a fotografar conflitos e guerras, e suas fotos ganharam o mundo através da revista inglesa Sunday Times Mag, uma das mais importantes da época, que trazia – sempre com um atraso, nada que se compare ao imediatismo de hoje – as novidades dos acontecimentos ao redor do mundo. Seu constante contato com territórios em conflito o deixou traumatizado e hoje ele vive isolado, fotografando apenas paisagens e pássaros. Um filme forte, mas importante para qualquer fotógrafo, pela relevância e o poder que as imagens tem.
Por fim, os TedTalks – a cereja do bolo.
o TED é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, desde 1984, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, “ideias que merecem ser disseminadas”. No site deles é possível navegar por milhares de palestras interessantíssimas – de física quântica a antropologia, passando por educação, cultura, business, etc. É claro que o tema fotografia não poderia ficar de fora dos TedTalks, portanto selecionei aqui alguns dos que eu mais gostei de assistir. O melhor do TED para mim é que é uma plataforma em constante atualização; todos os anos eles promovem dezenas de talks, portanto sempre tem algo novo para assistir. Ah, e detalhe: tudo GRÁTIS!
Stephen Wilkes explica sua ideia incrível de juntar várias fotos do mesmo dia em uma só, criando uma cena surreal da passagem do tempo.
o espetacular Frans Lanting e as suas fotos que dão voz ao reino animal
Erin Sullivan questiona: Fotografar a cena rouba o momento de ser vivido por você?
Derek e Beverly Joubert mostram seu incansável trabalho com os grandes felinos da África
Chris Buckhard fala sobre as motivações por trás das suas fotos de paisagem+esportes
Paul Nicklen e o seu assombroso trabalho fotografando espécies das regiões mais frias do planeta
Sebastião Salgado fala sobre as motivações por trás do projeto “Gênesis”
David Griffin, diretor da NatGeo, mostrando como a fotografia conecta o ser humano
Jimmy Nelson e o seu trabalho marcante de registro de tribos e culturas em extinção, para o livro “Before They Pass Away”.
Levon Bliss e o seu trabalho sobrenatural de macrofotografia de insetos
JR apresenta este popular projeto, que cola retratos gigantes pelas paredes do mundo
Camille Seaman e as incríveis fotografias de tempestades nos EUA
E aí? Assistiu algum? curtiu? Comenta comigo lá no meu Instagram!
Até o próximo #QuarenTalks!