Chegou ao Brasil o Kit de Filtros Magnéticos K&F Concept

E eu tive a honra de poder fazer os primeiros testes em solo brasileiro, e publicar o primeiro video no Youtube a respeito. Já tem quase 2 anos que a K&F Concept foi com a minha cara e resolveu começar a me enviar alguns produtos para teste e recomendação através de videos. Alguns eu gostei, outros não, sou bem honesto nestas avaliações, jamais indicaria algo que eu não compraria. Porém é visível o esforço da companhia chinesa em melhorar sempre, em ouvir os consumidores e também fotógrafos como eu que fazem uma análise mais crítica e detalhada dos produtos. O filtro ND quadrado de 10 stops por exemplo, foi melhorado em 500% desde a primeira versão que eu recebi. Eles tem usado vidros japoneses e alemães em seus produtos, e já entenderam que em termos de filtros para fotografia, ou o produto é muito bom, ou não vale nada, não tem meio termo.

Foi por causa dessa relação construída com o tempo que eles me ofereceram para testar em primeira mão este novo pack de filtros, o Kit de Filtros Magnéticos. A princípio eu nem sabia direito o que poderia ser isso, mas pesquisando um pouco no Google encontrei outras 2 empresas, pouco conhecidas no Brasil, que também já lançaram kits semelhantes, a Kase Filters e a Breaktrough Photography. Hoya? Tiffen? Lee? B+W Optics? Não, nenhum dos grandes players entrou nesse mercado (ainda!!).

Trata-se de um conceito simples mas muito eficiente: Você enrosca na lente um anel imantado, e depois prende os filtros que quiser (imantados também) neste anel, usando o imã entre eles, sem precisar enroscar e desenroscar cada filtro. Ah, e você consegue empilhar estes filtros, caso queira, pois todos são imantados entre si. É aquela famosa frase “como é que não pensaram nisso antes?”

Recebi o kit essa semana, confesso que um pouco cético em relação à usabilidade dos filtros, se o tal imã iria mesmo segurar a onda, mas logo saí para testar, em um fim de tarde na Lagoa Rodrigo de Freitas, aqui no Rio.

Qualidade e acabamento

Primeiro impacto foi em relação à qualidade e acabamento não só dos filtros, mas também da própria bolsinha / case que acompanha o kit, nível LowePro pra cima. Não é de se espantar, nestes 2 anos que venho acompanhando a evolução da K&F Concept, já deu pra perceber que eles investem pesado em embalagem e cases, tudo para dar um “look and feel” premium aos seus produtos. Ponto pra eles!

Os filtros são incrivelmente finos, e isso é meio óbvio, pois eles não tem a rosca para prender na câmera. O kit vem com 4 peças, além da case de transporte:

1 anel rosqueável, imantado
1 filtro ND 10 stops
1 filtro polarizador
1 filtro UV

Impressiona, mais uma vez, a qualidade, o acabamento e a leveza de tudo. A case é pequena, mas ainda assim se você quiser levar estes 3 filtros + o anel imantado dentro de uma caixinha que normalmente comporta apenas 1 filtro polarizador por exemplo, cabe tudo ali! O anel com os filtros todos juntos (e eles grudam deliciosamente graças ao imã) fica com exatos 1,4cm de espessura.

Uma vez com o anel de rosca preso à lente, o engate e desengate dos filtros por indução imantada é incrivelmente fácil, apesar de o imã ser bem forte, e segurar com firmeza o filtro no lugar.

Teste na vida real

Mas, voltando à minha saída fotográfica: Fui gravar o video para o canal, direto, sem nunca ter testado os filtros. Eu gosto assim porque aí as reações são verdadeiras e se o produto não for bom, já fica evidente na minha cara.

Chegando na Lagoa, final de tarde um pouco nublado com o Sol querendo rasgar as nuvens.

O Filtro UV

Comecei testando o filtro UV, que é um filtro que eu não costumo usar, pela simples razão de que ele não tem tanta eficácia hoje quanto antigamente, quando ele realmente protegia o filme da câmera dos raios UV, que poderiam queimar a película do negativo.

É muito comum os fotógrafos iniciantes comprarem um kit de câmera e lente na loja, e o vendedor tentar empurrar um filtro UV, a título de “proteção”da sua lente. Acaba que a pessoa acabou de gastar uma grana ali, e de repente vem esse upsell do filtro UV, e ela se deixa levar pelo vendedor mas pede um filtro “baratinho moço, porque eu já gastei muito aqui hoje”. No final, ela coloca um filtro de má qualidade na frente de uma ótima lente, e nunca entende porque suas fotos não saem tão nítidas quanto as dos outros.. culpa do filtro.

Mas, claro, eu estava testando um kit novo, precisava ver a qualidade deste UV de qualquer maneira. Pelo menos ele não deixou a desejar, me entregando uma foto absolutamente limpa, sem perda nenhuma de nitidez em relação à foto sem filtro algum.

O Filtro Polarizador

Depois do UV, troquei o filtro para o polarizador. Nesta minha primeira experiência de trocar um filtro pelo outro deu pra ver que esse pode ser um sistema sem volta no universo da fotografia. A troca é instantânea, ridícula até. Não que rosquear e desrosquear um filtro seja assim um trabalho da vida, mas as vezes ele fica preso – quem nunca! – e alguns filtros tem a rosca muito longa (o próprio ND2-ND32 da K&F Concept é assim) dando um trabalhinho pra tirar e colocar. Para quem fotografa muito por do Sol, cada segundo de luz conta.

Dos 3 filtros do kit magnético, o polarizador é o mais espesso, ainda assim tem metade da espessura de um polarizador normal, que é formado por 2 vidros internamente. Ele é espesso porque você precisa girar o polarizador com a mão, no próprio eixo, para encontrar a direção da luz ideal e eliminar reflexos, saturar cores, etc. É incrível girar ele na frente da lente, sem o vidro auxiliar, e mesmo assim ver a imagem mudando na tela. Jamais pensei que fossem fazer um filtro assim!

O resultado foi bem satisfatório também, eu acabei usando ele na posição não polarizado, para manter o reflexo da água que estava bem interessante. Certamente ainda vou fazer outros testes nesse filtro em especial, mas já deu pra ver que ele entrega bem. Ah, e tudo sem vinheta hein, que é um problema recorrente de filtros polarizadores!

Lembrando: todo polarizador come pelo menos 1 ponto de luz (ok, alguns comem apenas 1/2 ponto) da sua fotometria. Quando eu coloquei este polarizador na frente da lente, me chamou atenção a queda de luz na cena. Ele mordeu 1,5 pontos de luz – normal, já tive um pola da Vivitar que mordia escandalosos 2 pontos – e eu fiz a correção na velocidade, para apenas 1 ponto, que já me entregou a foto que eu queria. Depois, fazendo outro teste em direção a uma parte mais iluminada da minha cena (não está no video este teste) eu vi que ele mordeu apenas 1 ponto. Como o polarizador nem é um filtro indicado para o tipo de luz que eu estava testando naquele dia, (fim de tarde) e sim deve ser usado com a luz mais alta (entre 10h da manhã e 14h da tarde, idealmente) acredito que ele fique mesmo com 1 ponto de luz perdido, totalmente dentro do que se espera de um filtro desses.

O Filtro 10 Stops

Por fim, deixei o ND1000 (10 stops) pro final, pois poderia ser o filtro que me desse os piores resultados. Não que eu não confie na K&F, tenho inclusive o 10 stops quadrado deles que é muito superior ao 10 stops (conhecido como Big Stopper) da poderosa Lee Filters! Mas de qualquer forma é um filtro que pode dar problemas, pois as fotos são muito longas e este longo período de incidência de luz pode alterar as cores da sua foto.

O filtro ND 10 stops magnético é incrivelmente fino, quase uma lâmina. Repare na foto abaixo comparando ele com outro 10 stops que eu tenho aqui, da B+W Optics.

No teste da vida real, para a minha não-surpresa, o filtro performou muito bem e me entregou fotos nítidas e sem alteração cromática. Fiz um teste com 30″ de exposição e outro com 2 min. de exposição. Ambos ótimos. Fiz esse teste mais longo inclusive por achar que poderia passar luz por entre o filtro e o anel imantado, mas não tive qualquer problema nesse sentido.

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Empilhando: Filtro 10 Stops + Polarizador

Depois dos testes individuais ainda fiz mais um, empilhando filtros: o polarizador por cima do 10 stops. Pode parecer invencionisse mas não é.; é bem comum precisarmos polarizar a luz ao mesmo tempo que estamos fazendo uma longa exposição. Quando se usa essa combinação com luz dura e água cristalina, como um lago de águas limpas por exemplo, o resultado é assustadoramente lindo, com a superfície do lago desaparecendo por completo e deixando todo o fundo transparecer. “Lago limpo” não é exatamente o adjetivo para a nossa mal tratada Lagoa Rodrigo de Freitas, por isso nem cogitei essa possibilidade.

O resultado dessa combinação foi o “menos ótimo”de todos. Aqui, acredito que eu tenha dado uma vacilada no tempo de exposição, pois nesse momento a luz já era beem mais baixa do que quando comecei os testes, e a foto saiu um pouco escura. Fiz outra fotometria, compensando mais no diafragma, e melhorou um pouco. O empilhamento de 2 filtros + o anel imantado acabou causando uma leve vinheta nas bordas da foto (levíssima) totalmente recuperável no Lightroom.

Veredicto

Deixando os adjetivos hiperbólicos de lado – incrível, sensacional, etc – posso dizer que é um belíssimo kit para quem está começando na fotografia de paisagem, pois de cara você já tem os 2 filtros mais utilizados – o polarizador e o 10 stops. Na minha opinião o filtro UV vem de brinde, considere usá-lo em situações de vento, areia, dunas, praia com vento, deserto, etc. pois nesses casos, um grão de areia voando com um forte vento pode arranhar a sua lente, e aí sim o UV vai te ajudar protegendo o elemento frontal. MAs pelo menos, mesmo mantendo ele direto na lente, a qualidade é ótima.

Outra grande usabilidade deste kit é para quem viaja muito ou faz trilhas para fotografar e precisa economizar peso e espaço na mochila. Trata-se de um kit compacto, leve, de uso fácil e muito poderoso.

Prós: 
• Leveza do kit
• Praticidade/ velocidade de uso
• Qualidade
• Preço
• A case que acompanha, serve tanto para estes como outros filtros que você tenha.

Contras: 
• Não vejo uma correspondência de uso deste kit com um suporte de filtros ND graduados (quadrados), ou seja, se você quiser usar o suporte para colocar um dos filtros quadrados, vai ter que tirar o anel imantado da lente. Vou passar esse feedback pra K&F Concept, e, quem sabe eles não passam a fabricar os anéis do suporte dos ND graduados também imantados, criando um ecossistema perfeito para este kit dentro da linha de produtos da própria empresa.

Você pode comprar o Kit de Filtros Magnéticos K&F Concept direto do site deles (sujeito à taxa de importação) clicando aqui: https://bit.ly/3bhVaJa

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!