Não tem um dia que alguém não me pergunte,

pelas redes sociais, ou em comentários nos videos do Youtube, sobre algum destes itens. “Marcello, me indica esse? E aquele, é bom? E esse aqui?…” Tudo bem, maior prazer poder ajudar os seguidores e alunos com essas dúvidas, eu mesmo tenho dúvidas às vezes e costumo pesquisar à exaustão antes de fazer uma compra, afinal de contas, equipamento de fotografia não é barato. Até os ruins são caros!

É POR ISSO QUE EU RESOLVI FAZER ESTE GUIA DE COMPRAS

De tudo que eu considero bom em termos de qualidade, para quem quer investir na fotografia de paisagem.

Neste post, vou focar nas lentes grande angular, essenciais na mochila de qualquer fotógrafo de paisagem. Coloquei links de preço para a Amazon Brasil, pois é um dos maiores e-commerces do país, entrega em tudo que é lugar, e geralmente os vendedores lá são confiáveis, em alguns casos é o próprio fabricante no Brasil vendendo. Prefiro assim pois preço no Brasil é uma coisa que muda muito perante a cotação do dólar, então se eu colocasse os preços aqui, teria que constantemente estar atualizando esse post com novos valores, para cima e para baixo.

A Lente Grande Angular

A lente grande angular (também conhecida como “G.A.”) tem grande responsabilidade na difusão da fotografia de paisagem nos últimos anos. Ela tem uma estética própria, imprime na captura da imagem uma cena vasta, cheia de espaços e elementos, permite inserir partes do céu e também do chão próximo ao fotógrafo.

Por conta disso, acaba sendo apontada (na minha opinião, erroneamente) como “A” lente do fotógrafo de paisagem. Sim, ela tem grande importância para este tipo de fotografia, mas quando usada de forma inteligente, privilegiando elementos no primeiro plano, para que o fotograma não fique esvaziado, já que esse tipo de lente também acaba “empurrando” para longe os elementos centrais do segundo plano.

Não é incomum vermos nas redes sociais fotos vazias, sem impacto, feitas com a grande angular. Uma bela paisagem nem sempre dá uma bela foto 😉

Nesta lista abaixo coloquei lentes grande-angular clássicas, de várias marcas. Repare que algumas delas servem apenas para as câmeras de sensor APS-C (cropados) da Canon, como as T (T3i, T5, T7, etc) além da SL3, 70D, 80D, 7D, etc. não podendo ser usadas nas câmeras full frame. Já o oposto funciona, ou  seja, as lentes EF (próprias para full frame) podem ser usadas nas câmeras cropadas.

Mais um lembrete: Se você tem uma câmera cropada, não importa qual lente vá usar, você SEMPRE tem que fazer a conta da correspondência para saber qual é a verdadeira distância focal que essa lente está operando na sua câmera.

Exemplo1: uma T7i com a lente EF-S 10-22mm => Essa lente vai funcionar como uma 16-35mm (multiplique os valores da lente por 1,6)
Exemplo2: uma 80D com a lente EF 17-40mm => Essa lente vai funcionar como uma 27-64mm.

Fatores de multiplicação:
Canon: 1,6
Nikon e Sony: 1,5

Estas são as lentes para mount Canon que eu indicaria hoje (2020/21) para compra e upgrade:

Para sensores APS-C

Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM
Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM
Sigma 10-20mm F/3.5 Ex Dc Hsm
Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X

Para sensores Full Frame (e APS-C)
Canon EF 16-35mm f/2.8 L III USM (e o modelo f/4)
Canon EF 17-40mm f/4 L USM

Boa leitura!

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM (apenas sensor APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançada: 2014 | Encaixe: Canon EF-S | Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Sim, 4-stop | Min. distância para foco: 20cm | Diâmetro para filtro: 67mm | Dimensões: 72 x 74 mm | Peso: 240g

PRÓS:
• Muito pequena e compacta
• Bom foco AF e estabilizador de imagem (IS)
CONTRAS:
• Acabamento de plástico
• Parasol vendido separadamente

A EF-s 10-18mm é uma das melhores lentes grande-angular para câmeras cropadas da Canon. Seu custo benefício é excelente com baixo valor mas muita, muita nitidez. Ela tem resultados de nitidez superiores a sua irmã mais velha nas lentes EF-S, a 10-22mm (que eu também gosto bastante!) Além disso ela vem com estabilizador de imagem, com ditos 4 pontos de luz de vantagem quando ligado ( o fabricante diz 4, eu diria 2 pontos honestos). Por ser toda de plástico, ela é muito leve em relação às concorrentes mas, para o fotógrafo de paisagem, é sempre interessante ter as lentes seladas, ou seja, protegidas contra poeira e respingos de água. Portanto atenção ao usá-la outdoor em condições adversas!

Para quem está começando e não quer gastar muito na sua primeira grande angular, essa lente é uma ótima opção.

Link: https://amzn.to/2ZnDGWE

Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM(apenas sensor APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2004 | Encaixe: Canon EF-S | Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Não | Minima distância para foco: 24cm | Diâmetro para filtro: 77mm | Dimensões: 89 x 83 mm | Peso: 385 g

PRÓS:
• Abertura de diafragma maior do que a 10-18mm
• Bom foco AF motorizado (Ultrasonic)
CONTRAS:
• Não tem IS (estabilizador de imagem)
• Parasol vendido separadamente

Com 13 elementos óticos distribuidos em 10 grupos, sendo 3 deles asphericals e 1 super UD, essa lente compartilha de construção semelhante às caríssimas lentes da Linha L da Canon (famosas pelo anel vermelho). É uma lente antiga sem atualização, lançada em 2004 para trazer para o universo das APS-C digitais a primeira grande angular da marca. Seu visual também impressiona, a um primeiro olhar parece mesmo se tratar de uma lente superior. Seria excelente se ela fosse selada para trabalhar no universo outdoor. Mesmo não sendo, você vai poder usar muito essa lente para fotografar paisagens, como eu usei, por bons 4 anos, até trocar a minha 7D pela 5D mark III. Vendi essa lente com a sensação de dever cumprido, foi ótimo explorar as paisagens com essa grande angular, certamente foi uma lente que me ensinou muito. Em testes comparativos de qualidade de imagem e nitidez a 10-18mm da Canon leva vantagem e é mais barata. Porém esta lente tem um range maior de zoom (vai até 22mm = 35mm) e ligeiramente mais clara, com abertura de f/3.5 em 10mm e f/4.5 em 22mm.  Outra vantagem, se você usa uma câmera cropada, mas tem lentes da linha L (como uma 24-105mm por exemplo), essa 10-22mm é 77mm de diâmetro frontal, que é a mesma medida da maioria das lentes L médias, assim você consegue compartilhar seus filtros polarizadores e ND. Por fim, como em qualquer grande angular, ela apresenta alguma distorção nas bordas (nada aterrorizante) e aberração cromática principalmente em fotos com muito contraste sombra/luz, mas nada que não possa ser corrigido via software posteriormente.

Link: https://amzn.to/3jWyJfc

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Sigma 10-20mm F/3.5 Ex Dc Hsm (apenas para sensor APS-C)

 Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2009 | Encaixe: Canon EF-S | Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Não | Minima distância para foco: 24cm | Diâmetro para filtro: 82mm | Dimensões: 88 x 87mm | Peso: 520g |

PRÓS:
• Abertura de diafragma fixa em f/3.5 por toda a extensão da lente
CONTRAS:
• Não tem IS (estabilizador de imagem)

A Sigma fez melhorias dramáticas nessa lente, re-lançada em 2009 com um ótimo desempenho em f/3.5 por todo o seu range. Não é qualquer lente para câmeras APS-C que mantem o diafragma aberto por toda a extensão da distância focal. Ela focou suas melhorias principalmente na qualidade de imagem para 10mm, onde a maioria dos usuários vai usar a lente com mais constancia. É uma lente extremamente nítida, com alguma aberração cromática aceitável (um pouco mais do que víamos na versão anterior), mas com a distorção melhor resolvida , assim como a vinheta nos cantos também foi mitigada.

Para fotógrafos afim de explorar imagens ultra-wide, (10mm =16mm nas cameras cropadas Canon) e com ótima abertura de diafragma (f/3.5) essa é uma lente que não vai desapontar.

Link:https://amzn.to/3kzEYG9

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X (apenas sensor APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2012 | Encaixe: Canon EF-S  / Nikon Dx| Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Não | Minima distância para foco: 30cm | Diâmetro para filtro: 77mm | Dimensões: 84 x 89mm | Peso: 548g

PRÓS
• f/2.8 em todo o range de zoom
• Zoom curto melhora a performance da lente
• Ótima qualidade ótica
CONTRAS
• Não tem estabilizador de imagem
• Ocasionalmente pode aprentar flares irritantes na imagem, provocados por reflexos internos (cuidado com a luz lateral!)

A primeira vez que eu tive contato com essa lente foi há 2 anos, dando uma aula prática de fotografia de paisagem aqui na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Um aluno, que veio de SP para ter aula comigo, tinha essa lente, montada em uma Nikon (ela tem versões para as 2 marcas) e me impressionou demais a qualidade ótica e o f/2.8 dela. DEsde então é uma lente que indico para quem me pergunta sobre grande-angulares para câmeras APS-C.

A Tokina é o que eu chamo de marca-satélite, pois fabrica lentes para câmeras de grandes marcas como Canon e Nikon. Porém, são fabricadas pela Kenko, utilizando vidros da Hoya (marca de filtros), enfim uma salada de marcas japonesas que no final dá certo, e geralmente com preços inferiores às grandes marcas. Esta lente tem a vantagem de ter o diafragma f/2.8 em todo o seu range de zoom, característica especialmente boa para quem curte uma astrofotografia. Seu range 11-16 é super curto, (funciona como uma 17-25mm nas Canon APS-C) ou seja, essa é uma grande-angular raiz. Não há, no lineup de lentes APS-C da Canon ou da Nikon uma lente com f/2.8 em todo o seu range. É uma lente pesada e robusta, passando a sensação de qualidade. A Tokina investiu em um sistema curioso de troca de foco manual para automático, chamado OneClutch, onde você “empurra e puxa” o anel de foco para frente e para trás para ativar/desativar o motor. Acho que prefiro o clássico botãozinho na lateral da lente, mas ok, funciona. Por ter um zoom super curto, ela entrega muita performance, com fotos extremamente nítidas e com pouca distorção nas laterais. Se você fotografa noturnas, com câmera APS-C, sinceramente, é uma lente a se considerar.

Link: https://amzn.to/33HFoU4

💡Ta curtindo a minha didática? Conheça meus cursos e ebooks de fotografia!

Canon EF 16-35mm f/2.8 L III USM (Sensor Full Frame e APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2014 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Não | Minima distância para foco: 28cm | Diâmetro para filtro: 82mm | Dimensões: 127 x 88mm | Peso: 790g

PRÓS
• A versão III é a 16-35 f/2.8 mais nítida já lançada pela Canon
• Abertura f/2.8 para todo o range
• Melhorias no corpo, ainda mais selado contra poeira e água

CONTRAS
• Não tem estabilizador de imagem (!!!)
• Diferença alta de valor em relação ao modelo f/4, mas com a mesma qualidade
• Piora na vinheta em relação ao modelo II

A queridinha grande angular da Canon chega a sua terceira versão mais sharp (nítida) do que nunca! Atingiu o melhor score de todas na duríssima avaliação do site DxO Mark, com 34 pontos. A Distorção geométrica e aberração cromática também foram melhoradas, pouco mas foram. O contra ficou por conta da vinheta nas laterais, que piorou em relação ao modelo anterior, principalmente nas distancias focais mais abertas. A partir de 24mm em f/5.6, o problema desaparece. Ms só o fato de ser da linha L (com aquela marca vermelha no corpo da lente) já coloca ela em outro patamar de qualidade em relação às demais.

Não vou mentir, essa é uma lente cara, caríssima, que poderia entregar mais, pelo preço que é. A Canon disponibiliza uma versão f/4 desta lente, eu nunca usei, mas segundo varios reviews que eu já li, a qualidade é quaaase tão boa quanto a f/2.8 III,  e o preço muito menor, e ainda tem IS. A diferença fica por conta do f/2.8, que importa mesmo para quem vai fotografar em baixa luz, ou noturnas, e astrofotografia. Nestas situações, o ganho extra de 1 ponto de luz em relação à f/4 vai impactar diretamente no ISO, que não vai precisar ser tão alto, diminuindo o ruído e aumentando a qualidade da foto. Ponto pra ela!

De qualquer forma, quem faz um upgrade da ótima Canon 17-40mm f/4 para esta lente, não vai se decepcionar, a qualidade é superior, de saltar os olhos. É o meu caso, depois de anos com a valente 17-40, chegou a hora de entregar mais qualidade nas fotos, principalmente na astrofotografia.

Link 16-35 f/2.8 III: https://amzn.to/2RFIItg

Link 16-35 f/4: https://bit.ly/3hVNrSx

Canon EF 17-40mm f/4 L USM (Sensor Full Frame e APS-C)

Preço: Ver na Amazon Brasil | Lançamento: 2003 | Encaixe: Canon EF | Autofoco: sim, motorizado | Estabilizador de imagem (IS): Não | Minima distância para foco: 28cm | Diâmetro para filtro: 82mm | Dimensões: 83 x 96mm | Peso: 475g

PRÓS
• Robusta e leve
• Abertura f/4 para todo o range
• Ótimo custo-benefíco

CONTRAS
• Não tem estabilizador de imagem

Foram 6 anos de uma parceria incrível com essa lente. Fiz fotos fantásticas, com excelente nitidez, alguma distorção nas bordas é verdade, mas nada que comprometa. Robusta, leve e confiável, a 17-40mm f/4 só me deixou na mão em situações de astrofotografia, onde fui obrigado a subir demais o ISO para compensar a falta de luz do f/4 e ainda assim ficar dentro da regra dos 500. MESMO ASSIM as fotos saíram, e saíram bem. Troquei ela finalmente em 2020 pela 16-35mm f/2.8 III (que é superior em termos de qualidade) apenas por causa do ponto a mais de luz no diafragma, mirando nas fotos noturnas. Mas, pelo custo benefício dessa lente, certamente foi uma das melhores que eu já tive na vida.

Lançada em 2003 para substituir a EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM (1993), este novo projeto conta com um zoom maior do que sua antecessora, fazendo dela uma ultra-grande angular mas com desempenho de distancia focal para muitos outros enquadramentos, indo até incríveis 40mm, praticamente uma “normal” 50mm.  Esta lente traz na sua construção um elemento Super UD para reduzir a aberração cromática e um melhor sistema de foco automático, (distância mínima de 28cm); Um estabilizador de imagem seria bem vindo, mas sinceramente pouco me fez falta, pois quase sempre estou usando ela no tripé, para fotos grande-angular bem planejadas.

Link: https://amzn.to/3mAhZfT

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!