Colômbia, ep2: explorando as ruas de Cartagena

Hola Cartagena de Índias!

Depois de alguns dias em Bogotá, onde inclusive gravei um video em um por do Sol incrível,  partimos para conhecer Cartagena de Índias, ou simplesmente Cartagena. Trata-se de uma cidade enorme, com mais de 1 milhão de habitantes, e fica na costa caribenha da Colômbia, ao norte do país. Esta cidade conseguiu preservar uma parte antiga, murada, construída pelos espanhóis para defender a costa. A preservação das casas, portas, muros e muralhas, canhões é impressionante, a cidade é realmente linda! Porém.. sempre tem um porém! E este atende pelo nome de superlotação de turistas! Cartagena já é, há muitos anos, um destino altamente turístico na Colômbia, e suas ruelas cheias de casario antigo, restaurantes e lojinhas simplesmente não comportam a massa de gente querendo circular por ali todos os dias. Chegamos a ir ver o por do Sol um dia em um bar bem conhecido lá, o Café del Mar, e tinha, fácil, umas 500 pessoas e amontando pelas muralhas e no bar.

Por onde você caminha na cidade, encontra típicas mulheres cartageneras, com vestidos coloridos – nas cores da bandeira do país – adereços nas cabeças, cestas de frutas, prontas para serem fotografadas. Mas , não se engane; este é o trabalho delas. Sim, elas estão ali circulando e posando para fotos, em troca de um (bom) dinheiro. Nada de moedinhas, trocados, não. Custa e custa caro. Nada contra, cada um deve ganhar seu dinheiro como bem achar que deve! Mas não é aquele clima rústico, local, que parece nas fotos.

Qual foi a minha solução para fotografas as ruas com tranquilidade, e sem aquele monte de gente na foto? Ir bem cedo na cidade murada para fazer meus cliques! Confira no video acima o tipo de equipamento que eu usei, e como eu consegui as minhas melhores fotos circulando por Cartagena!

No final do video, uma surpresa! Ao voltar à cidade murada à noite, para jantar, nos deparamos com uma linda apresentação de rua, dançarinos performáticos com músicas típicas cartageneras como a cumbia e o mapalé, por exemplo, e não perdi tempo em também registrar – a maioria em PB, pela pouca iluminação – este espetáculo local.

By |2019-10-08T20:28:28+00:00September 30th, 2019|Por Trás da Foto no Youtube, Viagens fotográficas|

Leave A Comment

error: ©Marcello Cavalcanti