Olá tudo bom!

Neste post vou colocar a minha opinião sobre o aprendizado no curso online e no curso presencial de fotografia.

Como sou professor de fotografia desde 2014, e já ministrei centenas de aulas presenciais além de ter hoje o maior curso online de fotografia de paisagem do Brasil, acho que tenho propriedade suficiente para opinar sobre as diferenças, vantagens e desvantagens de cada estilo de aula.

Durante anos dei aulas presenciais aqui no Rio de Janeiro, até que veio a pandemia e me obrigou a parar com as aulas, assim como todas as atividades presenciais. Foi aí que eu tirei da gaveta um projeto antigo, o curso online, e lancei no mercado alguns meses depois do primeiro lockdown, ainda em 2020. O curso foi um sucesso estrondoso e me mostrou que seria possível seguir dando aulas também neste formato.

Cursos presenciais de fotografia


Dar aulas presenciais de fotografia é o maior barato: você conhece muita gente legal, a interação em sala de aula é ótima, e é possível fazer aulas práticas, geralmente aos finais de semana. Por outro lado, é preciso se deslocar fisicamente até local das aulas, e muitas vezes eu sinto que, depois de terminado aquele curso ou workshop, acabo perdendo contato com os alunos. Poucos (ou praticamente nenhum) entra em contato posteriormente para me mostrar a sua evolução, tirar dúvidas, etc, e eu acho que isso é normal pois não é uma prática comum dos cursos presenciais. Você paga por aulas naquele período de tempo, e depois é meio que “cada um por si”. Desde que eu comecei a dar aulas presenciais de fotografia, eu criei um grupo de interação no Facebook, fechado só para os alunos que frequentavam as minhas aulas, mas sinceramente aquele grupo nunca decolou.

Outra coisa que me incomodava (e ainda incomoda) dando aulas presenciais é a questão de ser em um espaço físico local, no caso aqui no Rio. Você não tem ideia de quanta gente já me procurou pedindo para ir dar aulas presenciais na cidade X, Y, Z. Eu até já recebi alguns alunos para participar dos meus cursos presenciais no Rio mas é raro, pois o curso presencial geralmente demora pelo menos 1 semana, o que dificulta a pessoa estar aqui no Rio por todo esse tempo para assistir as aulas.

Abaixo: algumas fotos de 2014 a 2019, dos tempos que eu só dava aulas presenciais.

Cursos online de fotografia


A dinâmica das aulas online é totalmente invertida. O curso é gravado, e o aluno tem um período (no meu curso, 3 anos!) para assistir as aulas sempre que quiser, no seu ritmo. É muito diferente do presencial, quando as aulas duram 2, 3 semanas no máximo, e depois acaba. No online ele pode ver e rever as aulas, e dentro da plataforma é possível escrever as dúvidas, além de ler as dúvidas dos colegas , que também podem ser a sua dúvida.

Além disso, eu ampliei o grupo de Facebook também para estes alunos do curso online, e aí sim vi que a interação bombou! Quem faz curso online tem mais pré-disposição para acessar grupos online, grupos de Whatsapp, Telegram etc. Por falar em Whatsapp, os alunos do meu curso online tem acesso ao meu número para poder tirar dúvidas posteriormente comigo. Eu diria que respondo de 10 a 30 perguntas por dia, apenas pelo Whatsapp!

Outra diferença é o local de aula né, isso não precisa nem comparar, o online a pessoa faz onde quiser, acessando pelo computador, tablet, laptop ou celular, e o presencial é preciso estar lá no local mesmo. No meu curso online hoje tenho alunos em todos os estados do Brasil, e também em Portugal, Alemanha, Japão, EUA, Canadá, Inglaterra, Espanha, Australia, entre outros!

Tem também a questão do valor. Normalmente um curso online é mais barato do que um curso presencial, por toda a questão de custo que envolve um espaço físico. Como o online não precisa de um espaço físico para receber os alunos –  e acaba atingindo muito mais gente ao redor do mundo, pois não tem barreiras geográficas – ele costuma ser mais barato.

Por fim, eu tinha dúvidas se as pessoas iam mesmo aprender a fotografar com o curso online, mas a quantidade de feedback positivo que eu recebo dos alunos é gigantesca, por isso posso garantir que o aprendizado é real; não é preciso fazer um curso presencial para aprender a fotografar (se o curso online for bom né!)

Para mim, como professor, o que mais “pega” na questão das aulas online é a falta de interação ao vivo com alunos. Eu acabo interagindo muito por redes sociais e Whatsapp, mas pouco pessoalmente. Tenho alunos que converso há anos pelas redes e nunca vi ao vivo! Para suprimir um pouco isso, eu faço lives de vez em quando com eles, e também aulas práticas.

Abaixo: alguns prints das aulas do meu Curso Online Fotografia de Paisagem

E as aulas práticas do curso online? Como é que fica?


Bom, durante a pandemia não tive mesmo como propor isso, mas desde 2022 tenho efetuado diversas aulas práticas com os alunos, geralmente saindo aqui no Rio de Janeiro mesmo, para fotografar nascer do Sol, por do Sol, Lua cheia, dias especialmente ensolarados e outros mais fechados, sempre visando o aprendizado do aluno nas diversas situações que a paisagem nos apresenta, afinal de contas um bom fotógrafo de paisagem precisa aprender a extrair boas fotos em qualquer situação, seja Sol ou seja chuva!

Mesmo as aulas sendo apenas no Rio, como eu divulgo com alguma antecedência aos alunos, muitos de fora do RJ se programam para vir a estas aulas. O legal dessas aulas práticas é que eu sempre posso emprestar também alguns equipamentos que eventualmente os alunos ainda não tenham, como tripés de melhor qualidade, filtros ND, polarizadores e até algumas lentes para que eles experimentem na prática como fotografar com aqueles equipamentos.

Além das aulas práticas lancei os meus workshops fotográficos em viagem, que duram vários dias e tem feito bastante sucesso também! Só em 2022 foram 4: Bolívia (Salar de Uyuni e altiplano), Pantanal, Lençóis Maranhenses e Regua (Reserva Ecológica de Guapiaçú). Estes workshops são abertos a qualquer aluno, seja do online, do presencial e também para não-alunos que desejam aprender comigo, na prática, como fotografar paisgens!

Abaixo: Algumas fotos dos meus alunos em ação nas aulas práticas e nas expedições/workshops fotográficos!

Diferenças entre o Curso presencial de Fotografia e o Curso Online de fotografia


Então para mim, as diferenças entre o curso presencial de fotografia e o curso online de fotografia são as seguintes:

Curso presencial Curso online
Preço Mais caro Mais barato
Local Precisa se deslocar até o local Assiste onde quiser
Aulas práticas Durante o curso (quando há) Esporádicas
Acesso ao professor Geralmente, apenas durante o curso Via redes sociais e Whatsapp
Tempo para assistir O período de duração do curso Até 3 anos (o meu curso)
Nível de aprendizado 100% 100%

É isso! Como muita gente me procura perguntando se, além do curso online, eu também dou aulas presenciais (como se o online fosse uma opção ruim) resolvi escrever esse post para comparar as duas situações.

Atualmente, minhas aulas presenciais tem se dado em forma de workshops rápidos de 1 semana de duração, e eu vou divulgando pelo meu Instagram sempre que tem. Mas o Curso Online continua aberto e recebendo novos alunos (já passamos dos 800 matriculados!) por isso se você quiser conhecer um pouco mais sobre ele, clique nesse link aqui!

Abraços,

Marcello

SOBRE O AUTOR

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo outdoor com 20 anos de experiência. Youtuber com o canal Por Trás da Foto, professor de fotografia presencial e online, idealizador dos Cursos Online Fotografia de Paisagem., Filter Masters by K&F Concept, A Caixa Preta do Fineart, e vencedor de prêmios relevantes no cenário da fotografia de paisagem e natureza. Cadastre-se na minha newsletter para ficar sabendo dos novos lançamentos, promoções e dicas de fotografia!